http://repositorio.unb.br/handle/10482/51390
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LiublianaSilvaMoreiraSiqueira_TESE.pdf | 9,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Ninho de suceiras : diálogos etnocenológicos a partir das espetacularidades do corpo feminino negro na Suça de Natividade-TO |
Autor(es): | Siqueira, Liubliana Silva Moreira |
Orientador(es): | Veloso, Jorge das Graças |
Assunto: | Suça de natividade Corpo feminino Corpo negro Etnoceologia |
Data de publicação: | 16-Jan-2025 |
Data de defesa: | 30-Ago-2024 |
Referência: | SIQUEIRA, Liubliana Silva Moreira. Ninho de suceiras : diálogos etnocenológicos a partir das espetacularidades do corpofeminino negro na Suça de Natividade-TO. 2024. 204 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo o diálogo a partir das espetacularidades do corpo feminino negro na suça de Natividade-TO. A suça é uma manifestação cultural de origem africana e, assim como outras expressões artísticas presentes no Brasil, passa a ser inserida nos ritos sagracionais portugueses gerando uma cultura de heranças estéticas brasileiras. Uma manifestação forjada por processos de transculturação, dinamicamente instaurados na região como forma de resistência dos símbolos e significações do povo negro no Tocantins. O referencial teórico aborda contribuições da Etnografia Decolonial tendo a Prática como Pesquisa e a Etnocenologia como procedimentos de análise e descrição. Trata-se de uma reflexão que tem como base os estudos de Armindo Bião e Leda Maria Martins, interconectados as questões de raça e gênero presentes nas pesquisas de Lélia Gonzalez, Djamila Ribeiro e Grada Kilomba. Tal proposta de interlocução mostra como a ausência de pesquisas que trazem a voz feminina tem inviabilizado o reconhecimento do lugar e o papel das mulheres na suça, ocultando assim o caminho de sua referência nessa história. Na tradição nagô, a ancestralidade feminina é representada por pássaros, logo, nessa pesquisa o corpo feminino negro suceiro é entendido enquanto arquivo vivo, mulheres-pássaros que agem na produção do seu ninho de tradições. Desta forma, potencializar as vozes femininas nas manifestações culturais, pode contribuir para ampliar o debate no que tange as questões interseccionais, e a crítica aos discursos conservadores, preconceituosos e dominadores nesse locus social, resultando em novas formas de (re)conhecimento do lugar da mulher no universo da cultura brasileira. |
Abstract: | This present work aims to dialogue about the spectacularities of the black female body in “suça” from Natividade-TO. “Suça” is the name of a cultural manifestation with African roots, as in other artistic expressions in Brazil, become introduced to Portuguese rites generating a culture of Brazilian aesthetic heritages. A manifestation forged by processes of transculturation, dynamically established in this region as a form of resistance to the symbols and meanings of the black people in Tocantins. The literature reference concerns the contribution of decolonial ethnography having the practice as the research and ethnoscenology as procedures analysis and description. It is about the reflection based on the studies performed by Armindo Bião and Leda Maria Martins, interconnected with race and gender issues presented in studies of Lélia Gonzalez, Djamila Ribeiro, and Grada Kilomba. This proposal of interlocution shows how the absence of female voices in the research´s context makes impossible the recognition of woman´s role in the cultural manifestation “suça”. In the Nagô tradition, female ancestry is represented by birds, thus, the black female body in the “suça” is understood as a living archive, bird-woman that acts in the production of their nest of traditions. Thus, enhancing women´s voices in cultural manifestation can broaden the debate regarding intersectional issues and the criticism of conservative, prejudiced, and dominating speeches in this social locus, resulting in novel ways of women´s place recognition in the Brazilian cultural universe. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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