http://repositorio.unb.br/handle/10482/51346
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EdilaneNeves_DISSERT.pdf | 3,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Movimentos sociais negros como "modus de esperar" o direito à educação |
Autor(es): | Neves, Edilane |
Orientador(es): | Filho, Antonio Sergio Escrivao |
Assunto: | Movimentos sociais Movimentos negro Movimento Negro Unificado Lei de cotas raciais O Direito Achado na Rua |
Data de publicação: | 14-Jan-2025 |
Data de defesa: | 2-Set-2024 |
Referência: | NEVES, Edilane. Movimentos sociais negros como "modus de esperar" o direito à educação. 2024. 160f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa parte da hipótese que a ação dos movimentos sociais negros como práxis educativa é capaz de formar novos sujeitos de direito. Neste cenário, os movimentos negros atuam como atores de luta para conquistas à população negra. Este trabalho concentra em demostrar a contribuição dos movimentos negros para garantir o direito de o acesso à educação superior as pessoas negras, para tanto, preliminarmente em seu capítulo primeiro buscou compreender conceitos atribuídos ao movimentos sociais, em seguida foram apresentadas as principais correntes teóricas sobre os movimentos sociais a partir da década de 70, ainda no capítulo inicial é apresentada uma reflexão sobre a relação entre os movimentos sociais e o direito na perspectiva da teoria de O Direito Achado na Rua. O segundo capítulo traz as especificidades do movimento negro, o percurso histórico e as fases do movimento negro brasileiro. O Movimento Negro Unificado (MNU) foi eleito para demonstrar de que forma os movimentos sociais negros atuam como “modus” de esperançar o direito de acesso à educação superior para os negros, concretizado nas leis: 12. 711/12 e 14.723/23, conhecidas como Leis de cotas raciais. Para tanto, no terceiro capítulo são feitas análises das estratégias de ação empregadas na agenda e no repertório deste emblemático ator social. O último capítulo, por meio da observação das trajetórias de militância e análise de discursos proferidos, traz uma demonstração da maneira que as “vozes” do MNU se manifestam no Parlamento Brasileiro. |
Abstract: | This research is based on the hypothesis that the action of the black social movements as an educational praxis is capable of forming new subjects of law. In this scenario, black movements act as actors in the struggle to win over the black population. This work focuses on demonstrating the contribution of black movements to guaranteeing the right of black people to access higher education. To this end, the first chapter seeks to understand the concepts attributed to social movements, followed by a presentation of the main theoretical currents on social movements from the 1970s onwards. The first chapter also presents a reflection on the relationship between social movements and the law from the perspective of the theory of The Law Found on the Street. The second chapter deals with the specificities of the black movement, the history and the phases of the Brazilian black movement. The Unified Black Movement (MNU) was chosen to demonstrate how black social movements act as “modus” to hope for the right of access to higher education for black people, materialized in the laws: 12. 711/12 and 14.723/23, known as racial quota laws. To this end, the third chapter analyzes the action strategies employed in the agenda and repertoire of this emblematic social actor. The last chapter, by observing the trajectories of militancy and analyzing the speeches made, demonstrates the way in which the “voices” of the MNU are manifested in their work. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Direito (FD) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Direito |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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