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DeboraLorenaFreireBatistaDeAlmeida_DISSERT.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLage, Fernanda de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Débora Lorena Freire Batista dept_BR
dc.date.accessioned2025-01-14T20:16:24Z-
dc.date.available2025-01-14T20:16:24Z-
dc.date.issued2025-01-14-
dc.date.submitted2024-08-28-
dc.identifier.citationALMEIDA, Debora Lorena Freire Batista de. A educação jurídica sob a perspectiva da mediação: uma dimensão de acesso à justiça substancial. 2024. 140f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51345-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral desta dissertação é demonstrar em que medida a educação jurídica pode representar uma dimensão de acesso à justiça substancial, sob a perspectiva da mediação emancipadora e responsável. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, com o uso de técnica de documentação indireta, sendo eleitos para a pesquisa os cinco melhores cursos de Direito, com uma representação de cada região brasileira, conforme o Ranking Universitário Folha 2023. Com isso, foram escolhidas as seguintes universidades: USP, UFGRS, UnB, UFPE e UFPA. As fontes de pesquisa envolveram livros, periódicos e trabalhos acadêmicos, bem como documentos das universidades como projeto pedagógico, currículo e ementas de disciplinas relacionadas ao tema da pesquisa. Foi fundamental considerar a abordagem desses documentos, visto que indicam os objetivos do curso, as estratégias metodológicas e os conteúdos abordados. Os resultados mostraram que a educação jurídica é um potente meio de acesso à justiça. Especialmente, quando orientada pela gestão adequada de conflitos e na perspectiva da mediação emancipadora e responsável, pois se tem a ampliação do entendimento de acesso à justiça em uma dimensão substancial quando contempla participação ativa das pessoas, segurança jurídica, tomada de decisão consciente, construção conjunta de soluções que atendam às necessidades de todos, exercício de alteridade, apropriação da capacidade de gestão da própria vida e das repercussões de suas atitudes nas relações impessoais e sociais. Contudo, a formação dos profissionais do Direito no Brasil ainda não apresenta uma ênfase no desenvolvimento de habilidades em mediação e gestão adequada de conflitos, os documentos institucionais das universidades apresentam uma sutil ocorrência desses temas, o que reflete um desenvolvimento ainda parco. Dessa maneira, é a partir do alicerce numa educação jurídica emancipadora e responsável que é possível a construção de uma cultura da mediação e da satisfação. Com isso, o gradativo envolvimento nessa prática, a partir da gestão adequada de conflitos, é gerador do sentido tangível de acesso à justiça que é coconstruído. Isso quer dizer que o vínculo entre educação jurídica e mediação perpassa pela compreensão das interrelações sociais, tendo como principal resultado o acesso à justiça substancial.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA educação jurídica sob a perspectiva da mediação : uma dimensão de acesso à justiça substancialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação Jurídicapt_BR
dc.subject.keywordGestão adequada de conflitospt_BR
dc.subject.keywordMediação emancipadora e responsávelpt_BR
dc.subject.keywordAcesso à justiça substancialpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The general objective of this dissertation is to demonstrate to what extent legal education can represent a dimension of access to substantial justice, from the perspective of emancipatory and responsible mediation. To achieve this, bibliographic and documentary research was conducted, using indirect documentation techniques, and the five best law schools were selected for the research, with one representative from each Brazilian region, according to the 2023 Folha University Ranking. The following universities were chosen: USP, UFGRS, UnB, UFPE, and UFPA. The research sources included books, journals, academic papers, as well as university documents such as pedagogical projects, curricula, and syllabi of courses related to the research topic. It was essential to consider the approach of these documents, as they indicate the course objectives, methodological strategies, and the content covered. The results showed that legal education is a powerful means of access to justice, especially when guided by the proper management of conflicts and the perspective of emancipatory and responsible mediation, as it broadens the understanding of access to justice in a substantial dimension by considering active participation of individuals, legal certainty, conscious decision-making, joint construction of solutions that meet the needs of all, exercise of alterity, appropriation of the ability to manage one's own life and the consequences of their actions in impersonal and social relationships. However, the training of legal professionals in Brazil still does not place emphasis on developing skills in mediation and proper conflict management. The institutional documents of the universities show a subtle occurrence of these topics, reflecting still limited development. Therefore, it is from the foundation of emancipatory and responsible legal education that it is possible to build a culture of mediation and satisfaction. Gradual involvement in this practice, through proper conflict management, generates the tangible sense of access to justice that is co-constructed. This means that the connection between legal education and mediation involves understanding social interrelations, with the main outcome being access to substantial justice.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Direito (FD)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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