Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Maia, Hélio José Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Viana, Emely Crystina da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-07T17:26:55Z | - |
dc.date.available | 2025-01-07T17:26:55Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-24 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Emely Crystina da Silva. Alfabetização como direito: estratégias de intervenção e o ensino ajustado às necessidades de aprendizagem de estudantes do Bloco Inicial de Alfabetização. 2024. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51296 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo das representações sociais possibilita-nos entender como os sujeitos lidam com as
diferenças culturais e com as diversas relações interpessoais. Representa o ramo de pesquisa e
teorização adotado tanto pela psicologia social como pela sociologia, que também trabalha de
forma interdisciplinar. No campo da psicologia social, temos Moscovici, que cunhou o termo
teoria da representação social – TRS. Esta pesquisa tem o procurou identificar e analisar as
representações sociais dos educadores em relação ao adolescente estudante que se encontra em
contexto de medida socioeducativa, através de uma pesquisa qualitativa, além de comparar os
dados com outro estudo realizado em 2012 com o mesmo tema. A principal ferramenta de
compreensão será a análise do conteúdo e a análise prototípica. Participaram da pesquisa 71
educadores de escolas diversas do Distrito Federal. A modalidade de coleta de dados foi a
aplicação do TALP – Teste de Associação de Livre de Palavras, e um questionário aberto. O
resultado mostrou que o grupo de 2024 possui uma visão mais positiva do jovem em
cumprimento de medida socioeducativa, vendo a escola e a educação como ferramentas
poderosas para a reinserção social desses adolescentes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Alfabetização como direito : estratégias de intervenção e o ensino ajustado às necessidades de aprendizagem de estudantes do Bloco Inicial de Alfabetização | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intervenção | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study of social representations allows us to understand how individuals deal with cultural
differences and various interpersonal relationships. It represents the branch of research and
theorization adopted by both social psychology and sociology, which also works in an
interdisciplinary way. In the field of social psychology, we have Moscovici, who coined the
term social representation theory – TRS. This research aims to identify and analyze the social
representations of educators in relation to adolescent students who are in the context of socioeducational measures, through qualitative research, in addition to comparing the data with
another study carried out in 2012 with the same theme. The main understanding tool will be
content analysis and prototype analysis. 71 educators from different schools in the Federal
District participated in the research. The data collection modality will be the application of the
TALP – Free Word Association Test, and an open questionnaire. The result showed that the
2024 group has a more positive view of young people complying with socio-educational
measures, seeing school and education as powerful tools for the social reintegration of these
teenagers. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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