http://repositorio.unb.br/handle/10482/51293
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ClaudiaRobertaRosaDaSilva_DISSERT.pdf | 8,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O pedagogo-orientador educacional frente ao abuso sexual contra crianças e adolescentes : um estudo nas escolas do campo do Paranoá - DF (2022-2024) |
Autor(es): | Silva, Cláudia Roberta Rosa da |
Orientador(es): | Mariana, Fernando Bomfim |
Assunto: | Orientação educacional Abuso sexual infantil Escolas do campo Crianças e adolescentes |
Data de publicação: | 7-Jan-2025 |
Data de defesa: | 12-Jun-2024 |
Referência: | SILVA, Cláudia Roberta Rosa da. O pedagogo-orientador educacional frente ao abuso sexual contra crianças e adolescentes: um estudo nas escolas do campo do Paranoá - DF (2022-2024). 2024. 179 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como questão central deslindar como se constitui a atuação dos Pedagogos-Orientadores Educacionais que atuam nas escolas do campo da Coordenação Regional de Ensino do Paranoá no enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Estabelecemos como objetivo geral analisar o papel dos Pedagogos-Orientadores Educacionais que atuam nas escolas do campo da CRE Paranoá no enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Por se tratar de um trabalho voltado ao ambiente educacional, a abordagem deste foi de natureza qualitativa. Para a reconstituição histórica da orientação educacional no Brasil e no Distrito Federal – DF, foi realizada, além de pesquisa bibliográfica, a pesquisa do Estado do Conhecimento. Os principais autores utilizados foram Beck (1977), Gomes (2018), Grinspun (1992; 2018), Melo (1994) e Pimenta (2002). O Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF (2014), o Regimento Interno das escolas públicas do DF (2019), as Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo (2019) e a Orientação Pedagógica dos orientadores educacionais da SEEDF (2019) também foram objeto de estudos. Sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes, buscou-se compreender a origem do termo, os dados de notificação e as consequências dessa violação para as suas vítimas. Também foram analisados o Anuário de Segurança Pública (2021), o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (2023) e o relatório da Codeplan sobre o abuso sexual no DF. Os documentos que nortearam a análise do papel dos profissionais docentes em relação a esse agravo foram a Constituição Federal (1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (2013). Como percurso metodológico, optouse pelo Estudo de Caso único. Os instrumentos e procedimentos utilizados foram a aplicação de um questionário e a realização de um grupo focal com oito Pedagogos-Orientadores Educacionais (POEs) que estavam atuando nas escolas do campo da CRE Paranoá no ano de 2023, e o material produzido foi estudado por meio da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). Os documentos analisados foram os Planos de Ação Anual dos POEs e as Propostas Pedagógicas de suas referidas escolas. Os principais autores utilizados nessa seção foram André (2001; 2008), Bardin (2011) e Gatti (2012). Os achados da pesquisa indicam que as ações práticas de prevenção ao abuso sexual nas escolas estão a cargo dos Pedagogos-Orientadores Educacionais, que procuram realizá-las com a ajuda de parceiros internos (Equipe Gestora e Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem) e da rede externa. Entre os obstáculos percebidos na realização desse trabalho, destacou-se o sucateamento do fluxo de atendimento, a formação inicial e continuada incipiente, os costumes/prática cultural familiar, a carência de recursos didático-pedagógicos específicos e o sentimento de desproteção do POE ao fazer a denúncia; porém, mesmo com todas essas barreiras, seu trabalho ainda é realizado. Como papel do POE nesse quesito, foram destacados a escuta e o acolhimento, a denúncia aos órgãos competentes, a prevenção contra essa violação e a parceria com a rede de apoio. Como produto técnico, esta pesquisa apresenta uma cartilha de prevenção e enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, destinada aos orientadores educacionais e demais interessados nessa temática. |
Abstract: | The central question of this research is to find out how Educational Pedagogues-Orientators working in rural schools in the Paranoá Regional Education Coordination deal with sexual abuse against children and adolescents. We set ourselves the general objective of analyzing the role of Educational Pedagogues-Orientators who work in the rural schools of the Paranoá Regional Education Coordination in dealing with sexual abuse against children and adolescents. As this is a study focused on the educational environment, the approach was qualitative. In order to reconstruct the history of educational guidance in Brazil and in the Federal District - DF, bibliographical research was carried out, as well as a State of Knowledge study. The main authors used were Beck (1977), Gomes (2018), Grinspun (1992; 2018), Melo (1994) and Pimenta (2002). The Curriculum on the Move of the Federal District's State Department of Education - SEEDF (2014), the Internal Regulations of the Federal District's public schools (2019), the Pedagogical Guidelines for Basic Education in the Countryside (2019) and the Pedagogical Guidance for SEEDF educational advisors (2019) were also studied. Regarding sexual abuse against children and adolescents, we sought to understand the origin of the term, the reporting data and the consequences of this violation for its victims. The Public Security Yearbook (2021), the Ministry of Health's Epidemiological Bulletin (2023) and Codeplan's report on sexual abuse in the Federal District were also analyzed. The documents that guided the analysis of the role of teaching professionals in relation to this problem were the Federal Constitution (1988), the Statute of the Child and Adolescent (1990) and the National Plan to Combat Sexual Violence against Children and Adolescents (2013). A single case study was chosen as the methodological approach. The instruments and procedures used were the application of a questionnaire and a focus group with eight Educational PedagoguesOrientators (POEs) who were working in the rural schools of CRE Paranoá in 2023, and the material produced was studied using the content analysis proposed by Bardin (2011). The documents analyzed were the POEs' Annual Action Plans and the Pedagogical Proposals of their schools. The main authors used in this section were André (2001; 2008), Bardin (2011) and Gatti (2012). The research findings indicate that practical actions to prevent sexual abuse in schools are the responsibility of the Educational Pedagogues-Orientators, who try to carry them out with the help of internal partners (Management Team and Specialized Learning Support Team) and the external network. Among the obstacles perceived in carrying out this work were the scrapping of the service flow, incipient initial and continuing training, family cultural customs/practices, the lack of specific didactic-pedagogical resources and the POE's feeling of being unprotected when making the complaint; however, despite all these barriers, their work is still carried out. The POE's role in this regard included listening and welcoming, reporting the incident to the relevant authorities, preventing violations and working in partnership with the support network. As a technical product, this research presents a booklet on preventing and dealing with sexual abuse against children and adolescents, aimed at guidance counselors and others interested in this issue. |
Resumen: | La cuestión central de esta investigación es cómo los Pedagogos-Orientadores Educativos que trabajan en escuelas rurales de la Coordinación Regional de Educación de Paranoá enfrentan el abuso sexual contra niños y adolescentes. Nos propusimos como objetivo general analizar el papel de los Pedagogos-Orientadores Educativos de las escuelas rurales de la Coordinación Regional de Educación de Paranoá en el enfrentamiento del abuso sexual contra niños y adolescentes. Por tratarse de un estudio educativo, el abordaje fue cualitativo. Para reconstruir la historia de la orientación educacional en Brasil y en el Distrito Federal - DF, se realizó una investigación bibliográfica, así como un estudio del Estado del Conocimiento. Los principales autores utilizados fueron Beck (1977), Gomes (2018), Grinspun (1992; 2018), Melo (1994) y Pimenta (2002). También se estudiaron el Currículo en Marcha de la Secretaría de Educación del Estado del Distrito Federal - SEEDF (2014), el Reglamento Interno de las escuelas públicas del Distrito Federal (2019), las Orientaciones Pedagógicas para la Educación Básica en el Campo (2019) y las Orientaciones Pedagógicas para los asesores educativos de la SEEDF (2019). En cuanto al abuso sexual contra niñas, niños y adolescentes, se buscó conocer el origen del término, los datos de denuncia y las consecuencias de esta violación para sus víctimas. También se analizaron el Anuario de Seguridad Pública (2021), el Boletín Epidemiológico de la Secretaría de Salud (2023) y el informe de Codeplan sobre abuso sexual en el Distrito Federal. Los documentos que orientaron el análisis del papel de los profesionales de la enseñanza en relación con este problema fueron la Constitución Federal (1988), el Estatuto del Niño y del Adolescente (1990) y el Plan Nacional de Combate a la Violencia Sexual contra Niños y Adolescentes (2013). Como abordaje metodológico se eligió un estudio de caso único. Los instrumentos y procedimientos utilizados fueron la aplicación de un cuestionario y un grupo focal con ocho Pedagogos-Orientadores Educativos (POE) que trabajaban en las escuelas rurales de la CRE Paranoá en 2023, y el material producido se estudió utilizando el análisis de contenido propuesto por Bardin (2011). Los documentos analizados fueron los Planes Anuales de Acción de los POEs y las Propuestas Pedagógicas de sus escuelas. Los principales autores utilizados en esta sección fueron André (2001; 2008), Bardin (2011) y Gatti (2012). Los resultados de la investigación indican que las acciones prácticas para prevenir el abuso sexual en las escuelas son responsabilidad de los Pedagogos-Orientadores, que intentan llevarlas a cabo con la ayuda de socios internos (Equipo Directivo y Equipo Especializado de Apoyo al Aprendizaje) y de la red externa. Entre los obstáculos percibidos para llevar a cabo esta labor se encuentran el desguace del flujo de servicios, la incipiente formación inicial y continua, las costumbres/prácticas culturales familiares, la falta de recursos didáctico-pedagógicos específicos y la sensación de desprotección del POE a la hora de realizar la denuncia; sin embargo, a pesar de todas estas barreras, su labor se sigue llevando a cabo. El papel del POE en este sentido incluye la escucha y la acogida, la denuncia a los órganos competentes, la prevención de estas violaciones y el trabajo en colaboración con la red de apoyo. Como producto técnico, esta investigación presenta un folleto sobre prevención y tratamiento del abuso sexual contra niños y adolescentes, destinado a orientadores educacionales y otras personas interesadas en el tema. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.