Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Joaze Bernardino | pt_BR |
dc.contributor.author | Brito, Yuri Santos de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-27T15:44:40Z | - |
dc.date.available | 2024-12-27T15:44:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-01 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Yuri Santos de. A armadilha da alma branca: prática docente em Faculdades de Direito da UnB, UFBA e USP diante das políticas de ação afirmativas. 2024. 250 f. Tese (Doutorado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51270 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A implementação de ações afirmativas no Brasil em geral, e nas universidades públicas em especial,
se caracterizou por um debate acirrado sobre sua pertinência e seus possíveis resultados positivos e
negativos, num contexto nacional de marcadas desigualdades raciais e sociais. Esta tese busca, entre a
comunidade docente de prestigiadas Faculdades de Direito, captar e analisar as percepções sobre
beneficiários de ações afirmativas, posições sobre as políticas de cotas e comportamentos diante das
transformações engendradas por elas, discutindo de que maneira esse conjunto de elementos modulam
a efetiva aplicação das políticas afirmatias. Foram analisados os casos das Faculdades de Direito da
Universidade Federal da Bahia, da Universidade de Brasília e da Universidade de São Paulo a partir
do uso de metodologia qualitativa, tendo como eixo principal 29 entrevistas semiestruturadas e análise
de conteúdo, apoiadas por observação direta, interlocução com informantes, análise documental e
revisão bibliográfica. As instituições e os sujeitos foram selecionados por amostragem intencional
teórica, visando produzir resultados analiticamente generalizáveis. A partir disso, refletiu-se acerca
dos processos de inclusão e ascensão social, no caso, via educação superior, com vistas a qualificar a
discussão sobre os resultados dessas políticas e o debate sobre inclusão social e seus possíveis
impactos nos padrões de relações raciais no Brasil, observando a categoria docente como uma
burocracia de rua interagindo com uma política pública que tensiona o padrão racial vigente no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A armadilha da alma branca : prática docente em Faculdades de Direito da UnB, UFBA e USP diante das políticas de ação afirmativas. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cotas raciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Questões raciais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The implementation of affirmative action policies in Brazil, particularly in public universities, has
been marked by intense debate regarding their relevance and potential positive and negative outcomes
within a national context of pronounced racial and social inequalities. This thesis aims to capture and
analyze, among faculty members at prestigious law schools, perceptions regarding affirmative action
beneficiaries, attitudes toward quota policies, and behaviors in response to the changes brought about
by these policies, discussing how these factors shape the effective application of affirmative action
measures. The research examines the cases of the Law Schools at the Federal University of Bahia, the
University of Brasília, and the University of São Paulo, employing a qualitative methodology centered
on 29 semi-structured interviews and content analysis, supported by direct observation, consultation
with informants, document analysis, and a literature review. Institutions and participants were selected
through intentional theoretical sampling to yield analytically generalizable results. Based on this
approach, the thesis reflects on the processes of inclusion and social mobility via higher education,
aiming to enrich the discussion on the outcomes of these policies and the broader debate on social
inclusion and its potential impact on racial relations in Brazil, viewing faculty members as a
“street-level bureaucracy” interacting with a public policy that challenges the prevailing racial norms
in the country. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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