http://repositorio.unb.br/handle/10482/51218
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WalterDeSousaSilva_DISSERT.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Os modos pedagógicos e a aprendizagem musical humanizadora de sete jovens na Unidade de Internação do Recanto das Emas - Distrito Federal |
Autor(es): | Silva, Walter de Sousa |
Orientador(es): | Marins, Paulo Roberto Affonso |
Assunto: | Socioeducação Educação libertadora Práticas pedagógicas Educação musical Unidades de internação Humanização |
Data de publicação: | 17-Dez-2024 |
Data de defesa: | 7-Nov-2024 |
Referência: | SILVA, Walter de Sousa. Os modos pedagógicos e a aprendizagem musical humanizadora de sete jovens na Unidade de Internação do Recanto das Emas - Distrito Federal . 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objeto de estudo as práticas pedagógico-musicais do Núcleo de Música da Unidade de Internação do Recanto das Emas (UNIRE) e sua análise a partir do modelo dialógico de Narita (2014), dos princípios da abordagem musical informal de Lucy Green (2008) e da educação humanizadora e libertadora de Paulo Freire. O objetivo dessa pesquisa foi utilizar o modelo dialógico de Narita (2014) para analisar as ações docentes em práticas musicais criativas baseadas na abordagem musical informal de Green (2008). Realizou-se uma pesquisa-ação em que houve preenchimento de questionários diagnósticos, intervenções pedagógico-musicais, observações dessas práticas musicais, rodas de autoavaliação verbais e escritas, análise de produtos musicais e entrevistas com jovens em cumprimento de medida de internação na UNIRE. Revelaram-se nas interações musicais valores sociais, lúdicos, terapêuticos, dialógicos e humanizadores. A análise dos modos pedagógicos de Narita (2014) revelou mudança gradual de uma dinâmica centrada no professor para uma abordagem mais colaborativa e centrada nos estudantes. Um dos princípios da proposta informal mais significativos para este trabalho foi o da liberdade. Para educadores musicais, este trabalho aponta para a importância de criação de ambientes de aprendizagem que favoreçam a interação e colaboração entre os estudantes; de reconhecimento e valorização dos conhecimentos prévios e das contribuições de aprendizes, de previsão no planejamento da acomodação de interesses e necessidades emergentes de estudantes; da atuação como facilitador e de promoção de oportunidades para que estudantes assumam papéis mais conscientes, e do fomento a reflexões críticas sobre os processos de aprendizagem. |
Abstract: | The object of this research are the musical-pedagogical practices from the Núcleo de Música da Unidade de Internação do Recanto das Emas (UNIRE). Those practices were analysed according to Narita’s (2014) dialogic model, Lucy Green’s (2008) principles of informal music learning and Paulo Freire’s humanizing and liberating education. This research aimed at analysing creative musical practices, based on Green’s (2008) informal approach following Naritas’s (2014) dialogic model. This is an action research carried out through filling in diagnosis forms, pedagogical interventions and observation of those musical practices, circles of oral and written self-assessment, musical products and UNIRE’s youth in internship interviews analyses. Social, playful, therapeutic, dialogic and humanizing values were revealed. The pedagogic modes revealed gradual changing from a teacher centered dynamic to a more collaborative and student centered one. The freedom was one of the most meaningful principles of the informal learning in this work. Narita's (2014) analysis of pedagogic modes revealed a gradual shift from a teacher-centered dynamic to a more collaborative, student-centered approach. One of the most significant principles of the music informal learning to this work was the principle of freedom. For music teachers, this work highlights the importance of creating learning environments that encourage interaction and collaboration among students; recognizing and valuing students' prior knowledge and contributions; planning to accommodate students' emerging interests and needs; acting as a facilitator and promoting opportunities for students to take on more conscious roles; and fostering critical reflection on learning processes. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Música |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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