http://repositorio.unb.br/handle/10482/51215
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KarolineNascimentoNeves_DISSERT.pdf | 3,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Construção da performance musical de crianças ao piano : um estudo à luz da aprendizagem autorregulada |
Autor(es): | Neves, Karoline Nascimento |
Orientador(es): | Freire, Ricardo José Dourado |
Assunto: | Aprendizagem autorregulada Performance musical Piano Educação musical Crianças |
Data de publicação: | 17-Dez-2024 |
Data de defesa: | 15-Jul-2024 |
Referência: | NEVES, Karoline Nascimento. Construção da performance musical de crianças ao piano: um estudo à luz da aprendizagem autorregulada. 2024. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A presente pesquisa busca compreender as formas de manifestação da aprendizagem autorregulada em cinco crianças estudantes de piano, em uma escola particular, com idades entre sete e dez anos. A proposta parte de questões sobre a estimulação da aprendizagem autorregulada na construção de performances musicais em crianças, a partir da reflexão sobre quais aspectos estão envolvidos na autorregulação manifestados pelas crianças em contextos de sala de aula e nas sessões de práticas de estudos em casa. Para o referencial teórico, os autores escolhidos foram Barry Zimmerman (1989, 2009), por sua abordagem multidimensional e sociocognitiva da autorregulação e Garry McPherson (2001, 2013), por conversar com essa teoria trazendo para a perspectiva da aprendizagem musical importantes discussões sobre os elementos que influenciam e estão envolvidos neste processo. A pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório e parte das observações dos relatos e reflexões dos alunos em sala de aula relacionadas à prática instrumental e de entrevistas realizadas no término do semestre com os alunos e pais responsáveis. A metodologia utilizada foi o estudo casos múltiplos e, para a construção dos dados empíricos, foram utilizadas as técnicas de observação participante, vídeogravação, documentos e entrevistas semiestruturadas. O estudo traz importantes reflexões para a prática docente no intuito de incentivar alunos a serem atores de seu próprio processo de aprendizagem e mais conscientes sobre a sua performance musical. |
Abstract: | This research aims to understand the manifestations of self-regulated learning in five piano students aged seven to ten at a private school. The proposal starts from questions about the stimulation of self-regulated learning in the construction of musical performances in children, based on reflection on which aspects are involved in selfregulation expressed by children in classroom contexts and in study practice sessions at home. For the theoretical framework, the authors chosen were Barry Zimmerman (1989, 2009), for his multidimensional and socio-cognitive approach to self-regulation, Garry McPherson (2001, 2013) for talking to this theory, bringing to the perspective of musical learning important discussions about the elements who influence and are involved in this process. The research is qualitative and exploratory, based on observations of students' reports and reflections in the classroom related to instrumental practice, and interviews conducted at the end of the semester with students and their parents. The methodology used was multiple case studies and, to construct the empirical data, the techniques of participant observation, vídeo recording, documents and semi-structured interviews were used. The study provides important reflections for teaching practice, aiming to encourage students to be active participants in their own learning process and more aware of their musical performance. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Música |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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