Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cotrim, Ana Aguiar | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Beatriz Meneses do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T19:26:36Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T19:26:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Beatriz Meneses do. A greve no teatro e os dilemas da forma estética: uma análise do processo de formalização do coletivo de trabalhadores em os tecelões e eles não usam black tie. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51202 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo por fundamento a crítica dialética, a presente pesquisa investiga de
que maneira a obra de arte literária incorpora, em formas burguesas de
representação individual, o coletivo materializado na luta histórica dos trabalhadores,
esquivando-se da comparação direta das obras com a sociedade e entre elas
mesmas, mas concentrando-se na tensão dialética existente entre forma e conteúdo,
sob o suporte teórico da crítica marxista. Desta forma, o foco principal do encargo
crítico está na explicação do texto literário, assim, a compreensão da forma estética
é o que explicitará as relações entre literatura e sociedade e de que modo a empiria
se converte, por intermédio do trabalho artístico, em forma literária, ou seja, de que
modo o elemento em princípio externo é internalizado e passa a compor a estrutura
da obra de maneira orgânica. Considerando a figuração do coletivo e o foco temático
de greve, as obras investigadas a fim de cumprir tal propósito são: Os tecelões,
Gerhart Hauptmann, e Eles não usam black tie, Gianfrancesco Guarnieri. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A greve no teatro e os dilemas da forma estética : uma análise do processo de formalização do coletivo de trabalhadores em os tecelões e eles não usam black tie | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crítica dialética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro (Literatura) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Greves | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dramaturgia brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estética literária | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Based on dialectical criticism, this research investigates how the literary work
of art incorporates, in bourgeois forms of individual representation, the collective
materialized in the historical struggle of workers, avoiding the direct comparison of
works with society and among themselves, but focusing on the existing dialectical
tension between form and content, under the theoretical support of Marxist criticism.
In this way, the main focus of the critical task is on the explanation of the literary text,
thus, the understanding of the aesthetic form is what explains the relations between
literature and society and how the empiricism is converted, through the artistic work,
into a form literary, that is, in what way the element which is in principle external is
internalized to compose the structure of the work in an organic way. Considering the
figuration of the collective and the strike as thematic focus, the works investigated in
order to fulfill this purpose are: The weavers, by Gerhart Hauptmann, and They don't
wear black tie, by Gianfrancesco Guarnieri. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | A partir de la crítica dialéctica, esta investigación examina cómo la obra de
arte literaria incorpora, en formas burguesas de representación individual, lo
colectivo materializado en la lucha histórica de los trabajadores, evitando la
comparación directa de las obras con la sociedad y entre ellas mismas, pero
centrándose en la tensión dialéctica existente entre forma y contenido, bajo el apoyo
teórico de la crítica marxista. De esta manera, el foco principal del quehacer crítico
está en la explicación del texto literario, así, la comprensión de la forma estética es
la que explicará las relaciones entre literatura y sociedad y cómo el empirismo se
convierte, a través de la obra artística, en forma literaria, es decir, cómo el elemento,
que en principio es externo, se interioriza y va componiendo de forma orgánica la
estructura de la obra. Considerando la figuración del colectivo y el eje temático de la
huelga, las obras investigadas para cumplir este propósito son: Los tejedores, de
Gerhart Hauptmann, y Ellos no usan black tie, de Gianfrancesco Guarnieri. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|