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2023_WesleyMarquesDaSilva_TESE.pdf6,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLazzarotti Filho, Ari-
dc.contributor.authorSilva, Wesley Marques da-
dc.date.accessioned2024-12-17T17:37:53Z-
dc.date.available2024-12-17T17:37:53Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.date.submitted2023-02-17-
dc.identifier.citationSILVA, Wesley Marques da. Memes futebolísticos: interações sociais em um grupo de WhatsApp denominado Ilusolândia Filinhos. 2023. 144 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51198-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAs interações futebolísticas ganharam notoriedade no espaço virtual em tempos pandêmicos, em razão do distanciamento social, que constituiu em uma medida necessária na tentativa de conter a propagação do vírus SARS-CoV-2. Neste contexto, objetivou-se com esta pesquisa compreender os processos e as dinâmicas de interações sociais na rede social WhatsApp, considerando as representações culturais de memes futebolísticos veiculados em um grupo denominado Ilusolândia Filinhos. Para tal, buscou-se identificar os perfis sociodemográficos dos membros do grupo, analisar os sentidos das produções, da veiculação e da recepção desses memes futebolísticos, além de compreender os tipos, as características, as classificações e as motivações das escolhas dos memes nos processos e nas dinâmicas das interações. O problema dessa pesquisa se limitou a esclarecer o seguinte: Como se constituem os processos e as dinâmicas de interações sociais intermediadas na rede social WhatsApp, ante as representações culturais emanadas de memes futebolísticos em um grupo denominado Ilusolândia Filinhos? Trata-se de uma pesquisa de campo no espaço virtual, na linha qualitativa Minayo (1994) de abordagem sociocultural com base netnográfica preconizada por Kozinets (2014). A coleta de dados ocorreu entre os meses de abril a julho de 2021, no mencionado grupo. Constituiu como técnica de coleta a observação participante, e entrevista semiestruturada, nos termos propostos por Kozinets (2014), realizada on-line de maneira sincrônica, utilizando como ponto de corte a saturação de dados segundo Duarte (2002) e Minayo (1994). Empregou-se o diário de bordo para registrar os dados. Os dados coletados foram analisados pelas técnicas de codificação analítica, interpretação hermenêutica e gramática do design visual. Na sequência, em atendimento ao nível descritivo da pesquisa, 694 memes foram analisados, resultando em sete categorias, a saber: Futebol e clubes, Futebol e política, Futebol e Covid-19, Futebol e reality show, Futebol e morte, Futebol e violência, e Futebol e homossexualidade. As conclusões indicam que, além de se constituírem em nova forma comunicativa, os memes pavimentam a instauração de novos significados a propósito do futebol, no espaço virtual, os quais decorrem, por sua vez, das experiências linguísticas manifestas nas muitas instâncias de enunciação (algumas ilustrativas de atos e visões em uma certa magnitude reprováveis, outros não) sobrevindas da interação entre os participantes do grupo Ilusolândia Filinhos. No grupo pesquisado, estiveram presentes os laços fortes e proximais, e os membros se caracterizaram como confidentes, por possuírem identificação com a principal atividade de consumo, o futebol. A construção e a percepção do fenômeno futebol esteve ligado ao capital social de cada membro mediado pelo agendamento midiático. A produção, a veiculação e a recepção de memes futebolísticos no grupo acabaram por enfatizar, para além do aspecto humorístico que ensejam, os padrões de “homossociabilidade masculina”, de “jocosidade de gênero”, de “sátira política” e de “violência no futebol”. Dada a representatividade, ainda que parcial, de uma cultura nacional, o futebol dialoga por meio de memes futebolísticos, representando para a Educação Física, uma forma de propor sentidos, por meio da mídia educação, corroborando o entendimento de Fantin (2006), sobre os elementos importantes que compõem a estrutura social e cultural, na formação de sujeitos críticos que desvigorizem o machismo, a homofobia, a misoginia, o preconceito e a violência neste esporte, sejam nas redes ou em espaços presenciais de interação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMemes futebolísticos : interações sociais em um grupo de WhatsApp denominado Ilusolândia Filinhospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordInteratividade (Internet)pt_BR
dc.subject.keywordMeme (Internet)pt_BR
dc.subject.keywordFutebolpt_BR
dc.subject.keywordWhatsApp (Rede social on-line)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Football interactions became strongly meaningful largely due the pandemic times within virtual environment, issued from measures taken to minimize the contact in public as way of containing the spread of SARS-CoV-2 virus. In this context, this current research aims at clarifying social interactions-dynamics processing conveyed through the WhatsApp device, keeping in view cultural representations emerged from football memes appeared within ‘Ilusolândia Filinhos’ group. To achieve this points, members sociodemographic characteristics were properly arranged to work over football memes with respect meanings production, distribution and reception, apart from elucidating their types, characteristics, classifications and motivations for choosing them. As such, it is questionable for us how are the social interactions-dynamics processing with such device in view of the cultural representations came forth from football memes in the mentioned group? This is field-based research, supplied in qualitative terms in the manner of Minayo (1994) along with netnography branch purported by Kozinets (2014), which evaluates the behaviour of individuals on the internet. Data collection occurred between April and July 2021. Participating observer and semi-structured interviews, as proposed by Kozinets (2014), were synchronously performed, by taking data saturation as cutoff point, according to Duarte (2002) and Minayo (1994). The logbook was used to record data, which were examined by means of analytical coding, hermeneutic interpretation, and visual design grammar procedures. Then, in compliance with the research descriptive level, 694 memes were evaluated, further resulting in seven categories, namely: Football- clubs, Football-politics, Football-Covid-19, Football-reality show, Football-death, Football-violence, Footballhomosexuality. Results show that besides being a new-fashioned and expansive form of communicating, memes are rich in multiply action-meanings referred to football within virtual environment, which are issued from linguistic livings attached to several statements instances (some illustrate acts and views in a loosely sense confusing, others not) conveyed by participants interactions belonged to Ilusolândia Filinhos. In the researched group, strong and proximal ties appeared, and members happened to be confidants, given their main consumption activity, football. The construction and perception attached to football phenomenon was closely linked to a sort of social investment from each member mediated it by agenda setting. The production-dissemination and reception of football memes in the group ended up emphasizing, in addition to the humorous aspect they give rise to, patterns related to “homosociality”, “gender playfulness”, “political satire” and “violence in the field”. Given the representativeness, albeit partial, towards a national culture, football dialogues through football memes, and the resulting representation is for Physical Education a way of providing a set of meanings, through media education, corroborating Fantin´s (2006) view as for elements that make up the social-cultural structure, which contribute to build critical subjects that minimize sexism, homophobia, misogyny, prejudice and violence in this sport, whether on networks or in face-to-face interaction environments.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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