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Título: O perceptron : ensaios sobre midiatização, subjetividade neoliberal e sujeição algorítmica
Autor(es): Mello, Lúcio Pereira
Orientador(es): Fausto Neto, Tiago Quiroga
Assunto: Mídia - análise crítica
Neoliberalismo
Data de publicação: 17-Dez-2024
Referência: MELLO, Lúcio Pereira. O perceptron: ensaios sobre midiatização, subjetividade neoliberal e sujeição algorítmica. 2024. 361 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A midiatização é um conceito que emerge nos anos 1970 inicialmente associado aos campos da comunicação social e das ciências políticas interessadas na questão dos efeitos da mídia na sociedade. Porém, desde o final da década de 1990, pode ser encontrado em outros campos, com deslocamentos de sentidos e outras acepções. A partir dos anos 2000, pode-se identificar a emergência de uma concepção de midiatização em que a lógica da algoritmização e do aprendizado maquínico assumem centralidade sob o paradigma da plataforma (Van Dijck, 2018 e Snircek, 2016). Este trabalho busca compreender, tendo o ensaio como método de análise e metodologia, a conformação de uma midiatização algorítmica, capaz de articular as dimensões simbólicas, gerenciais e técnicas por meio de interfaces (Virilio), se constituindo desta forma como dispositivo central da governamentalidade neoliberal que permite identificar a emergência de novos dispositivos de poder. (Foucault). Para isso, numa primeira parte, buscamos compreender a subjetividade neoliberal (Dardot; Laval, 2016), em que a figura do empreendedor de si e o paradigma de self (Cesarino, 2022) se articulam com a materialização de uma ordem técnica baseada na cibernética, que, por sua vez, produz mecanismos de sujeições a partir do aparato técnico da informática e do digital. Na segunda parte, apresentamos uma breve genealogia da midiatização como processo e, tendo a dimensão territorial como perspectiva, procuramos entender a relação entre midiatização e territorialização a partir de contribuição de Milton Santos (2008a). O estudo sinaliza para a emergência e a consolidação de um dispositivo (Foucault, 2008b) motor de uma economia política das sensações (Agre, 1994), capaz de articular aspectos da subjetividade e da objetivação técnica pela lógica da midiatização algorítmica. Propomos que presenciamos a emergência de um novo dispositivo, o perceptron, que, a exemplo do panopticon foucaultiano, se instaura como constructo capaz de articular saberes-poderes, regimes de veridição e razões de governo. Concluímos sinalizando, ainda que de forma exploratória, desdobramentos na dissonância cognitiva e desafios para a prática cidadã.
Abstract: Mediatization is a concept that emerged in the 1970s, initially associated with Communications and Political Science interested in the effects of the media on everyday life. However, since the late 1990s, it can be found in other fields, with shifting meanings and other definitions. Since the 2000s, we can identify the emergence of a conception of mediatization in which the logic of algorithmization and machine learning assumes centrality under the platform paradigm (Van Dijck, 2018 and Snircek, 2016). This work seeks to understand, using the essay as a method of analysis, the formation of an algorithmic mediatization, capable of articulating symbolic, managerial and technical dimensions through interfaces (Virilio) constituting itself as a core device of neoliberal governmentality and the rising of a new apparatus (Foucault). To achieve this objective, in the first part, we seek to understand how neoliberal subjectivity (Dardot; Laval, 2016) articulates the figure of the self-entrepreneur and the paradigm of the self (Cesarino, 2022) with the materialization of a technical order based on cybernetics which, in turn, produces mechanisms of subjection based on the information and digital technical devices. In the second part, we present a brief genealogy of mediatization as process and, based on the territorial dimension, we try to understand the relationship between mediatization and territorialization (Santos, 2008a). The study points to the emergence and consolidation of a apparatus (Foucault, 2008b), as an engine of a political economy of sensations (Agre, 1994), capable of articulating subjectivity and technical objectification through algorithmic mediatization. We propose that we are witnessing the emergence of a new apparatus, the perceptron, that, as in the Foucauldian panopticon, establishes a device that articulates original forms of knowledge-powers, regimes of veridiction and reasons of government. We conclude by pointing out, albeit in an exploratory way, developments in cognitive dissonance and challenges for citizen practice.
Resumo em outro idioma: La mediatizzazione emerge inquanto un concetto negli anni '70, inizialmente associato alla comunicazione sociale e alle scienze politiche, impegnate nell'analisi degli effetti dei media sulla società. Tuttavia, a partire dal fine degli anni '90, si presenta in altri campi, con significati diversi e altre accezioni. Dal 2000 in poi, possiamo individuare l'emergere di una concezione di mediatizzazione nel quale la logica dell'algoritmizzazione e dell'apprendimento automatico assumono un ruolo centrale nell'ambito del paradigma piattaforma (Van Dijck, 2018 e Snircek, 2016). Questo lavoro cerca di comprendere, utilizzando il saggio come metodo di analise, la formazione di una mediatizzazione algoritmica, capace di articolare le dimensioni simboliche, gestionali e tecniche attraverso le interfacce (Virilio,2014), costituendosi così come un dispositivo centrale della governamentalità neoliberale (Foucault). Nella prima parte cerchiamo di comprendere la soggettività neoliberale (Dardot; Laval, 2016), in cui la figura dell'autoimprenditore e il paradigma di self (Cesarino, 2022) si articolano con la materializzazione di un ordine tecnico cibernetico, che a sua volta produce meccanismi di assoggettamento basati sull'apparato tecnico dell'informatica e del digitale. Nella seconda parte, presentiamo una genealogia della mediatizzazione come processo e, assumendo la dimensione territoriale come prospettiva, cerchiamo di comprendere la relazione tra questo concetto e la territorializzazione (Santos, 2008a). Lo studio evidenzia il consolidarsi di un dispositivo (Foucault, 2008b) che spinge un'economia politica delle sensazioni (Agre, 1994), capace di articolare aspetti della soggettività e dell'oggettivazione tecnica attraverso la logica della mediatizzazione algoritmica. Proponiamo che assistiamo all'emergere di un dispositivo, il perceptron, che, come il panopticon foucaultiano, si afferma come un costrutto capace di articolare nuovi saperi-poteri, regimi di veridizioni e ragioni di governo. Concludiamo segnalando, anche se in modo esplorativo, gli effetti nella dissonanza cognitiva e le sfide per la cittadinanza.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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