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Título: Fatores que interferem na comunicação interna de um órgão público : um estudo de caso da Secretaria Nacional de Políticas Penais
Autor(es): Silva, Ane Cristine da
Orientador(es): Curvello, João José Azevedo
Assunto: Sistemas sociais
Comunicação interna
Comunicação organizacional
Sistema penitenciário
Segurança pública
Data de publicação: 17-Dez-2024
Referência: SILVA, Ane Cristine da. Fatores que interferem na comunicação interna de um órgão público: um estudo de caso da Secretaria Nacional de Políticas Penais. 2024. 175 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar como os agentes públicos da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), antigo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Executivo Federal, avaliam a Comunicação Interna ou Comunicação no trabalho do órgão. Neste trabalho, ambas as expressões são sinônimas. Para isso, foram analisadas a qualidade e a quantidade de informações divulgadas; os meios de comunicação utilizados; e as relações interpessoais, nos níveis Intrapessoal, Interpessoal, Organizacional e Tecnológico. Além disso, a pesquisa intenta identificar possíveis barreiras que interferem na Comunicação Interna da instituição. Para a dissertação, usamos como referencial teórico elementos e conceitos fundamentais acerca do pensamento analítico, pensamento sistêmico e dos sistemas sociais de Niklas Luhmann (2006; 2016), como fontes primárias da pesquisa nesse assunto. Ademais, também incluímos autores/comentadores que estudaram sobre a fonte primária, como Neves (2015); e Kasper (2020); usados aqui, neste contexto, como fontes secundárias. Sobre Comunicação Interna e Comunicação no trabalho, foram realizadas pesquisas conceituais gerais cuja autora principal é Margarida Kunsch (2003; 2010). Kunsch também embasou conceitos importantes para a pesquisa como os de “dimensão humana na comunicação organizacional”; de “barreiras na comunicação”; e dos tipos de comunicação e influências primárias na transmissão de informações. Também foram utilizados conceitos dos pesquisadores Follet (1997), Baldissera (2011); Curvello (2005); Figaro (2008); Oliveira e Paula (2010; 2011). A pesquisa foi realizada a partir de método quantitativo, construído por meio de um formulário, que contou com 54 questões. Os resultados foram obtidos a partir de respostas voluntárias e analisados em três etapas. A primeira etapa foi a avaliação descritiva dos dados obtidos, com base na Cartografia Psicométrica adaptada para esse estudo, em que os respondentes puderam avaliar o que foi questionado, de forma geral, de um contexto péssimo (nota 1) a um contexto ótimo (nota 10). Na segunda etapa da análise, reunimos os dados a partir dos níveis de Thayer (1967): Intrapessoal, Interpessoal, Organizacional e Tecnológico, como já mencionado. Na terceira, por sua vez, foram identificadas as barreiras de comunicação, segundo Kunsch (2003), dos índices que tiveram avaliação “insatisfatória” ou “com nota média com tendência negativa”. Por fim, vale mencionar que esta dissertação pode ser considerada um desdobramento de pesquisa realizada pela SENAPPEN (2023), com apoio do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (IP-UNB), e que constatou a comunicação entre funcionários como um fator que dificulta as relações socioprofissionais na referida Secretaria. Assim, este estudo pode colaborar com o órgão para a melhora da relação entre trabalhadores, entre a instituição e seu público interno; pode contribuir ainda com as relações interpessoais, nas questões organizacionais que impactam os agentes públicos, bem como no uso de ferramentas tecnológicas utilizadas para comunicar com esse público, além proporcionar uma melhora no ambiente organizacional, na produtividade, no comprometimento e na qualidade de vida no trabalho. Como resultado da pesquisa quantitativa realizada na Secretaria Nacional de Políticas Penais, os agentes públicos respondentes consideraram a comunicação interna do órgão, na maioria dos itens, com nota mediana – nem muito satisfatória, nem muito insatisfatória. No entanto, nos seguintes pontos específicos: como o trabalho das pessoas se comparam; como os problemas do trabalho estão sendo resolvidos; sobre benefícios e pagamentos; o quanto há reconhecimento dos esforços; informações sobre políticas e objetivos departamentais, ações do governo que afetam o setor, relações governamentais, orçamento e situação financeira; informações sobre realizações ou falhas da instituição; o grau de conhecimento sobre o que fazem os outros colegas; a habilidade das pessoas como comunicadores e à medida que os conflitos são tratados de forma adequada - foram pontuados com avaliação média negativa ou insatisfatória. Nesta pesquisa, concluímos também que a forma como o órgão foi constituído, os processos históricos vividos, o posicionamento e a visão social que se tem dele e a influência de outras instituições externas também são capazes de afetar os processos comunicativos internos. No âmbito das organizações públicas, até mesmo a forma de atuação da gestão de pessoas, também faz com que haja uma complexidade nas relações de trabalho que interferem diretamente com as demais relações desse trabalhador. E reforça-se essa complexidade entre empregado e empregador, que no caso do ingresso no serviço público, inicia-se no processo seletivo, uma relação do futuro servidor com todas as etapas do concurso e a instituição. Portanto, há complexidade nas relações de comunicação que acontecem dentro de um órgão que devem ser analisadas de forma ampla e em diferentes aspectos.
Abstract: This dissertation aims to analyze how public agents from the National Secretariat for Penal Policies (SENAPPEN), formerly the National Penitentiary Department (Depen), an agency of the Federal Executive, evaluate the agency's internal communication. To this end, the quality and quantity of information disclosed were analyzed; the means of communication used; and interpersonal relationships, at the Intrapersonal, Interpersonal, Organizational and Technological levels. Furthermore, the research aims to identify possible barriers that interfere with the institution's Internal Communication. For the dissertation, we used fundamental elements and concepts about analytical thinking, systemic thinking and social systems by Niklas Luhmann (2006; 2016) as a theoretical framework as primary sources of research on this subject. Furthermore, we also included authors/commentators who studied the primary source, such as Neves (2015); and Kasper (2020); used here, in this context, as secondary sources. Regarding internal communication and communication at work, terms that we will use as synonyms, general conceptual research was carried out whose main author is Margarida Kunsch (2003; 2010). Kunsch also supported important concepts for research such as the “human dimension in organizational communication”, “communication barriers” and the types of communication and primary influences on the transmission of information. Concepts from researchers Follet (1997), Baldissera (2011) were also used; Curvello (2005); Figaro (2008); Oliveira and Paula (2010; 2011). The quantitative method was also used, constructed using a research form, which had 54 questions. The results were obtained from voluntary responses and analyzed in 3 stages. The first stage was the descriptive evaluation of the data obtained from Psychometric Cartography adapted for this study, in which the respondents were able to evaluate what was questioned from a terrible context (grade 1) to an excellent context (grade 10). In the second stage of the analysis, we gathered data based on Thayer's (1967) levels: Intrapersonal, Interpersonal, Organizational and Technological. In the third, communication barriers were identified, according to Kunsch (2003), the indexes had an “unsatisfactory” evaluation or an average score with a negative trend. This dissertation can be considered a development of the research carried out by SENAPPEN and with the support of the Department of Social and Work Psychology of the Institute of Psychology of the University of Brasília (IP-UNB), in 2022, and found that communication between employees is a factor which hinders socio-professional relations in the aforementioned Secretariat. Thus, this study can collaborate with the agency to improve the relationship between workers and between the institution and its internal public, such as interpersonal relationships, organizational issues that impact public agents, as well as the use of technological tools used to communicate with this public. public, in addition to providing an improvement in the organizational environment, productivity, commitment and quality of life at work. As a result of the quantitative research carried out at the National Secretariat of Penal Policies, the public agents interviewed considered the body's internal communication, in most items, with an average rating – neither very satisfactory nor very unsatisfactory. However, on the following specific points: how people's work compares; how work problems are being resolved; about benefits and payments; the extent to which efforts are recognized; information about departmental policies and objectives, government actions affecting the industry, government relations, budget and financial status; information about the institution's operations or failures; the degree of knowledge about what other colleagues do; people's ability as communicators and the extent to which conflicts are handled appropriately - were assessed with a negative or unsatisfactory average rating.In this research, we also concluded that the way in which the body was constituted, the vivid historical processes, the positioning and social vision we have of it and the influence of other external institutions are also capable of affecting internal communicative processes. In the context of public organizations, even the way people management operates also causes complexity in work relationships that directly interfere with the worker's other relationships. And this complexity between employee and employer is reinforced, which in the case of entry into public service, begins with the selection process, a relationship between the future employee and all stages of the competition and the institution. Therefore, there is complexity in the communication relationships that occur within an entity that must be demonstrated broadly and at different points.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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