Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pato, Claudia Márcia Lyra | pt_BR |
dc.contributor.author | Campos, Rebeca da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T15:10:52Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T15:10:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-24 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Rebeca da Silva. Percepção de Estresse, Percepção de estresse, satisfação com a vida, autocuidado e relação com o ambiente universitário na pós-graduação stricto sensu. 2024. 114 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51183 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estresse é uma resposta psicofisiológica a um estímulo que demanda recursos pessoais frente
a situações cotidianas. Em níveis elevados, pode levar ao esgotamento físico e mental, havendo
consequências como a diminuição na qualidade de vida dos indivíduos. A exigência por um
elevado nível de dedicação, juntamente como fatores socioeconômicos podem levar ao
surgimento de significativo estresse acadêmico, especificamente nos cursos de pós-graduação
stricto sensu. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar os níveis de estresse percebido pelos
estudantes de pós-graduação stricto sensu, bem como a maneira como essa percepção se
relaciona com os bem-estar subjetivo e o autocuidado. Como objetivos específicos buscamos
categorizar as principais variáveis que são percebidas como estressores no ambiente acadêmico,
identificar as estratégias de autocuidado, enfrentamento e manejo de estresse durante a
formação continuada e explorar possibilidades de intervenções promotoras de bem-estar
subjetivo capazes de contribuir para mitigar o estresse percebido por estes estudantes. Para
tanto, foi utilizado o método misto sequencial exploratório composto por um survey constituído
da Escala de Percepção de Estesse (BPSS-10), da Subescala 2 de Bem-Estar Subjetivo e da
Subescala de Autocuidado da Escala de Comportamento Sustentável e um roteiro de entrevista
semi-estruturada. Participaram do survey 190 estudantes de pós-graduação matriculados em
cursos de pós-graduação stricto sensu, nas cinco regiões do Brasil. Das entrevistas participaram
17 estudantes matriculados na Universidade de Brasília, todos professores do ensino básico em
formação continuada. A partir dos resultados foram realizadas análises estatísticas e análise de
conteúdo. Os principais resultados demonstraram que os participantes do estudo apresentam
níveis de moderado a alto para o fator de Satisfação com a Vida (M=3,11; DP=0,20), níveis de
alto a severo para Estresse Percebido (M=33,68) e nível moderado de Autocuidado (M=3,74;
DP=0,55). Os estudantes entrevistados percebem como fatores estressores na pós-graduação:
excesso de atividades de caráter obrigatório, dificuldades financeiras, conflitos entre demandas
pessoais e acadêmicas e relações interpessoais com os/as orientadores. A presente tese pretende
contribuir para uma reflexão sobre o papel da Educação na Promoção de Saúde, considerando
aspectos preventivos para manutenção da qualidade de vida desse grupo, que representa uma
importante força de produção intelectual para o desenvolvimento do país. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percepção de estresse, satisfação com a vida, autocuidado e relação com o ambiente universitário na pós-graduação stricto sensu | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estresse | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pós-graduação stricto sensu | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Stress is a psychophysiological response to a stimulus that requires personal resources in the
face of specific daily demands. At high levels, it can lead to physical and mental exhaustion,
with consequences such as reduced quality of life. The demand for a high level of dedication,
together with socio-economic factors, can lead to the emergence of significant academic stress,
specifically in stricto sensu postgraduate courses. The general aim of this research was to
identify the levels of stress perceived by stricto sensu postgraduate students, as well as how this
perception relates to subjective well-being and self-care. The specific objectives are to
categorize the main variables that are perceived as stressors in the academic environment, to
identify strategies for self-care, coping and stress management during continuing education and
to explore possibilities for interventions that promote subjective well-being and can help
mitigate the stress perceived by these students. To this end, the exploratory sequential mixed
method was used, comprising a survey made up of the Stress Perception Scale (BPSS-10), the
Subjective Well-Being Subscale 2 and the Self-Care Subscale of the Sustainable Behavior Scale
and a semi-structured interview script. The survey sample consisted of 190 postgraduate
students enrolled in stricto sensu postgraduate courses in the five regions of Brazil. The
interview sample consisted of 17 students enrolled at the University of Brasilia, all of whom
were elementary school teachers undergoing continuing education. Statistical analysis and
content analysis were carried out on the results. The main results show that the study
participants have moderate to high levels of Satisfaction with Life (M=3.11; SD=0.20), high to
severe levels of Perceived Stress (M=33.68) and moderate levels of Self-Care (M=3.74;
SD=0.55). The students interviewed perceive the following as stress factors in postgraduate
studies: too many compulsory activities, financial difficulties, conflicts between personal and
academic demands and interpersonal relationships with supervisors. This thesis expect to
contribute to a reflection on the role of Education in Health Promotion, considering preventive
aspects to maintain the quality of life of this group which represents an important force of
intellectual production for the development of the country. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Stress is a psychophysiological response to a stimulus that requires personal resources in the
face of specific daily demands. At high levels, it can lead to physical and mental exhaustion,
with consequences such as reduced quality of life. The demand for a high level of dedication,
together with socio-economic factors, can lead to the emergence of significant academic stress,
specifically in stricto sensu postgraduate courses. The general aim of this research was to
identify the levels of stress perceived by stricto sensu postgraduate students, as well as how this
perception relates to subjective well-being and self-care. The specific objectives are to
categorize the main variables that are perceived as stressors in the academic environment, to
identify strategies for self-care, coping and stress management during continuing education and
to explore possibilities for interventions that promote subjective well-being and can help
mitigate the stress perceived by these students. To this end, the exploratory sequential mixed
method was used, comprising a survey made up of the Stress Perception Scale (BPSS-10), the
Subjective Well-Being Subscale 2 and the Self-Care Subscale of the Sustainable Behavior Scale
and a semi-structured interview script. The survey sample consisted of 190 postgraduate
students enrolled in stricto sensu postgraduate courses in the five regions of Brazil. The
interview sample consisted of 17 students enrolled at the University of Brasilia, all of whom
were elementary school teachers undergoing continuing education. Statistical analysis and
content analysis were carried out on the results. The main results show that the study
participants have moderate to high levels of Satisfaction with Life (M=3.11; SD=0.20), high to
severe levels of Perceived Stress (M=33.68) and moderate levels of Self-Care (M=3.74;
SD=0.55). The students interviewed perceive the following as stress factors in postgraduate
studies: too many compulsory activities, financial difficulties, conflicts between personal and
academic demands and interpersonal relationships with supervisors. This thesis expect to
contribute to a reflection on the role of Education in Health Promotion, considering preventive
aspects to maintain the quality of life of this group which represents an important force of
intellectual production for the development of the country.El estrés es una respuesta psicofisiológica a un estímulo que exige recursos personales ante
determinadas demandas cotidianas. En niveles elevados, puede conducir al agotamiento físico
y mental, con consecuencias como la reducción de la calidad de vida. La exigencia de un alto
nivel de dedicación, unida a factores socioeconómicos, puede dar lugar a la aparición de un
importante estrés académico, concretamente en los cursos de postgrado stricto sensu. El
objetivo general de esta investigación fue identificar los niveles de estrés percibidos por los
estudiantes de postgrado, así como la relación de esta percepción con el bienestar subjetivo y
el autocuidado. Los objetivos específicos fueron categorizar las principales variables que son
percibidas como estresoras en el ámbito académico, identificar posibles estrategias de
autocuidado, afrontamiento y manejo del estrés durante la formación continua y explorar
posibilidades de intervenciones que promuevan el bienestar subjetivo y puedan ayudar a mitigar
el estrés percibido por estos estudiantes. La tesis utilizó como método de investigación el
método mixto secuencial exploratorio, compuesto por una encuesta compuesta por la Escala de
Percepción del Estrés (BPSS-10), la Subescala de Bienestar Subjetivo 2 y la Subescala de
Autocuidado de la Escala de Comportamientos Sostenibles y un guión de entrevista
semiestructurada. La muestra de la encuesta estuvo formada por 190 estudiantes de posgrado
matriculados en cursos de posgrado stricto sensu en las cinco regiones de Brasil. La muestra de
entrevistas estuvo formada por 17 estudiantes matriculados en la Universidad de Brasilia, todos
ellos profesores de enseñanza primaria en formación continua. Se realizaron análisis estatísticos
y análisis de contenido de los resultados. Los principales resultados muestran que los
participantes en el estudio presentan niveles moderados a altos de Satisfacción con la Vida
(M=3,11; DE=0,20), niveles altos a severos de Estrés Percibido (M=33,68) y niveles moderados
de Autocuidado (M=3,74; DE=0,55). Los estudiantes entrevistados perciben como factores de
estrés en los estudios de postgrado: el exceso de actividades obligatorias, las dificultades
económicas, los conflictos entre las exigencias personales y académicas y las relaciones
interpersonales con los supervisores. Esta tesis espera haber contribuido para una reflexión
sobre el papel de la Educación en la Promoción de la Salud, considerando aspectos preventivos
para mantener la calidad de vida de este grupo que representa una importante fuerza de
producción intelectual para el desarrollo del país. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|