Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Catalão, Vera Margarida Lessa | pt_BR |
dc.contributor.author | Mejia, Lídia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T15:10:50Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T15:10:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-30 | - |
dc.identifier.citation | MEJIA, Lídia. Educação ambiental e saberes tradicionais das mulheres raizeiras e mulheres benzedeiras do Cerrado. 2024. 219 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51181 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi investigar e compreender o papel das mulheres raizeiras
e mulheres benzedeiras do Cerrado na preservação ambiental e no compartilhamento
de saberes culturais e ambientais junto às suas comunidades. Buscou-se analisar as
possíveis convergências entre as perspectivas teóricas fundamentadas na
etnociência, educação, meio ambiente, ecologia dos saberes e as práticas presentes
nas narrativas dessas mulheres, como forma de verificar se os saberes tradicionais e
coletivos das mulheres raizeiras e benzedeiras podem contribuir para a formulação de
práticas ecopedagógicas no campo da educação ambiental. Também procuramos
compreender a importância da ancestralidade e da topofilia nas práticas de
benzimento e na partilha de saberes tradicionais sobre plantas medicinais. Para tanto,
realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de revisão bibliográfica, observação
participante e entrevista semiestruturada com sete mulheres, sendo duas mestras
raizeiras do Cerrado e cinco benzedeiras da Escola de Almas Benzedeiras de Brasília
(DF). Evidenciou-se que as mulheres raizeiras e benzedeiras do Cerrado reúnem uma
diversidade de saberes cujos processos de aprendizagem acontecem por meio da
transmissão oral dos conhecimentos no cotidiano das suas comunidades. Para essas
mulheres e para as pessoas que as procuram, a cura ocorre por meio das palavras,
das plantas, dos elementos da natureza e dos ritos sagrados, ações que se
manifestam no ato de benzer e de manipular as plantas medicinais do Cerrado. Apesar
de serem práticas provenientes do meio rural, encontram adesão nos centros urbanos,
graças aos seus praticantes e aos que recebem as bênçãos e atestam o poder desses
ofícios. O conhecimento e os laços afetivos das raizeiras e benzedeiras com seus
territórios contribuem para manter vivos os saberes originários, bem como para a
preservação do Cerrado. Foi possível identificar afinidades e conexões entre os
saberes e fazeres dessas mulheres e as práticas ecopedagógicas de Educação
Ambiental. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental e saberes tradicionais das mulheres raizeiras e mulheres benzedeiras do Cerrado | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Benzedor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Raizeiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saberes tradicionais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this paper was to investigate and understand the role of female raizeiras
(traditional healers) and benzedeiras (blessers) of Cerrado in environmental
preservation and sharing of cultural and environmental knowledge within their
communities. The study sought to analyze the possible convergences between
theoretical perspectives grounded in ethnoscience, education, environment, ecology
of knowledge and practices present in the narratives of these women. This was done
to determine whether the traditional and collective knowledge of raizeiras and
benzedeiras may contribute to the formulation of ecopedagogical practices in
environmental education. We also aimed to understand the importance of ancestry and
topophilia in the practices of blessing and sharing of traditional knowledge about
medicinal plants. To do so, a qualitative research was carried out through literature
review, participant observation, and semi-structured interviews with seven women,
including two master raizeiras from Cerrado and five benzedeiras from Escola de
Almas Benzedeiras de Brasília (DF, Brazil). It was shown that raizeiras and
benzedeiras of Cerrado gather a diversity of knowledge, with learning processes
occurring through the oral transmission of knowledge in the daily lives of their
communities. For these women and those who seek them out, healing occurs through
words, plants, nature elements, and sacred rites – actions manifested in the act of
blessing and manipulating Cerrado medicinal plants. Despite being practices
originating from rural areas, they find adherence in urban centers due to their
practitioners and those who receive blessings and attest to the power of these crafts.
The knowledge and emotional bonds of raizeiras and benzedeiras with their territories
contribute to keeping ancestral knowledge alive and preserving the Cerrado. It was
possible to identify affinities and connections between the knowledge and practices of
these women and the ecopedagogical practices of Environmental Education. We found
that the daily practices experienced by the communities of raizeiras and benzedeiras,
through their traditional knowledge and practices, bring significant contribution to
establishing a relationship with other human beings and the environment based on
empathy, affection, sharing, and sustainable use of Cerrado and its waters. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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