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GiovannaRobertaDaSilvaCruz_DISSERT.pdf3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires dept_BR
dc.contributor.authorCruz, Giovanna Roberta da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T15:10:47Z-
dc.date.available2024-12-17T15:10:47Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.date.submitted2024-09-23-
dc.identifier.citationCRUZ, Giovanna Roberta da Silva. Memória educativa: subjetividade e implicação na prática docente e repercussões pedagógicas da pandemia de Covid-19. 2024. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51177-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação baseia-se no campo da subjetividade, a partir de uma leitura psicanalítica sobre a constituição da dimensão subjetiva, além do campo da memória, haja vista que essa é constituída no decorrer da vida e impacta na trajetória do sujeito. Com um recorte educacional, este trabalho analisa a marca de memória inscrita nos professores do ensino fundamental, mais precisamente, do sexto e sétimo ano, e concomitante na análise de como essas memórias educativas implicam no estilo da docência. Para mais, refletindo, também, a influência e as possíveis repercussões da pandemia de Covid-19 na educação, tais como: a dificuldade de acesso ao ensino remoto e a evasão escolar. Nessa perspectiva, esta pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou o aporte teórico da psicanálise para compreensão da subjetividade, sobretudo, nos conceitos freudianos, além da análise da memória a partir da concepção de aparelho psíquico. Com isso, a estratégia de investigação utilizada foi o dispositivo da memória educativa, sendo realizada através de escrita das memórias, e a entrevista semiestruturada, para aprofundamento do material escrito. Para a realização deste trabalho, os sujeitos de pesquisa foram professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, com formação em português e matemática e atuantes nos sextos e sétimos anos. A escolha de docentes de português e matemática foi motivada pelo maior número de aulas dessas disciplinas e a escolha dos anos justifica-se por um período de transição e significativas mudanças para os professores e alunos, devido às possíveis marcas impressas. Para análise dos dados, foram utilizados quatro eixos temáticos, os quais emergiram a partir do problema de pesquisa e após a realização da análise dos dados. Com isso, foi perceptível que as escritas/falas dos professores participantes demostraram consciência da influência dos professores do período escolar/acadêmico e também do contexto familiar na implicação pedagógica. Além da percepção sobre mudanças ocasionadas na educação devido ao período pandêmico, como a inserção da tecnologia e a necessidade de aulas mais lúdicas e interativas. Logo, é fundamental a reflexão do professor sobre as implicações pessoais e pedagógicas de sua atuação para que possa refletir enquanto sujeito que afeta e também é afetado.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMemória educativa : subjetividade e implicação na prática docente e repercussões pedagógicas da pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPsicanálisept_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática de ensinopt_BR
dc.subject.keywordMemória educativapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19 - educaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation is based on the field of subjectivity, based on a psychoanalytic reading on the constitution of the subjective dimension, in addition to the field of memory, given that this is constituted throughout life and impacts the subject's trajectory. With an educational focus, this work analyzes the memory mark inscribed in elementary school teachers, more precisely, in the sixth and seventh years, and concomitantly analyzes how these educational memories imply the style of teaching. Furthermore, also reflecting the influence and possible repercussions of the Covid-19 pandemic on education, such as: difficulty in accessing remote education and school dropout rates. From this perspective, this research, of a qualitative nature, used the theoretical contribution of psychoanalysis to understand subjectivity, especially in Freudian concepts, in addition to the analysis of memory based on the conception of the psychic apparatus. Therefore, the research strategy used was the educational memory device, carried out through writing memories, and semi-structured interviews, to deepen the written material. To carry out this work, the research subjects were teachers from the State Department of Education of the Federal District, with training in Portuguese and mathematics and working in the sixth and seventh years. The choice of Portuguese and mathematics teachers was motivated by the greater number of classes in these subjects and the choice of years is justified by a period of transition and significant changes for teachers and students, due to possible printed marks. For data analysis, four thematic axes were used, which emerged from the research problem and after carrying out data analysis. With this, it was noticeable that the writings/speech of the participating teachers demonstrated awareness of the influence of teachers from the school/academic period and also the family context in the pedagogical implication. In addition to the perception of changes caused in education due to the pandemic period, such as the insertion of technology and the need for more playful and interactive classes. Therefore, it is essential for teachers to reflect on the personal and pedagogical implications of their actions so that they can reflect as a subject who affects and is also affected.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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