Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | pt_BR |
dc.contributor.author | Cruz, Giovanna Roberta da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T15:10:47Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T15:10:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-23 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Giovanna Roberta da Silva. Memória educativa: subjetividade e implicação na prática docente e repercussões pedagógicas da pandemia de Covid-19. 2024. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51177 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação baseia-se no campo da subjetividade, a partir de uma leitura psicanalítica
sobre a constituição da dimensão subjetiva, além do campo da memória, haja vista que essa é
constituída no decorrer da vida e impacta na trajetória do sujeito. Com um recorte
educacional, este trabalho analisa a marca de memória inscrita nos professores do ensino
fundamental, mais precisamente, do sexto e sétimo ano, e concomitante na análise de como
essas memórias educativas implicam no estilo da docência. Para mais, refletindo, também, a
influência e as possíveis repercussões da pandemia de Covid-19 na educação, tais como: a
dificuldade de acesso ao ensino remoto e a evasão escolar. Nessa perspectiva, esta pesquisa,
de cunho qualitativo, utilizou o aporte teórico da psicanálise para compreensão da
subjetividade, sobretudo, nos conceitos freudianos, além da análise da memória a partir da
concepção de aparelho psíquico. Com isso, a estratégia de investigação utilizada foi o
dispositivo da memória educativa, sendo realizada através de escrita das memórias, e a
entrevista semiestruturada, para aprofundamento do material escrito. Para a realização deste
trabalho, os sujeitos de pesquisa foram professores da Secretaria de Estado de Educação do
Distrito Federal, com formação em português e matemática e atuantes nos sextos e sétimos
anos. A escolha de docentes de português e matemática foi motivada pelo maior número de
aulas dessas disciplinas e a escolha dos anos justifica-se por um período de transição e
significativas mudanças para os professores e alunos, devido às possíveis marcas impressas.
Para análise dos dados, foram utilizados quatro eixos temáticos, os quais emergiram a partir
do problema de pesquisa e após a realização da análise dos dados. Com isso, foi perceptível
que as escritas/falas dos professores participantes demostraram consciência da influência dos
professores do período escolar/acadêmico e também do contexto familiar na implicação
pedagógica. Além da percepção sobre mudanças ocasionadas na educação devido ao período
pandêmico, como a inserção da tecnologia e a necessidade de aulas mais lúdicas e interativas.
Logo, é fundamental a reflexão do professor sobre as implicações pessoais e pedagógicas de
sua atuação para que possa refletir enquanto sujeito que afeta e também é afetado. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Memória educativa : subjetividade e implicação na prática docente e repercussões pedagógicas da pandemia de Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicanálise e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória educativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 - educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation is based on the field of subjectivity, based on a psychoanalytic reading on
the constitution of the subjective dimension, in addition to the field of memory, given that this
is constituted throughout life and impacts the subject's trajectory. With an educational focus,
this work analyzes the memory mark inscribed in elementary school teachers, more precisely,
in the sixth and seventh years, and concomitantly analyzes how these educational memories
imply the style of teaching. Furthermore, also reflecting the influence and possible
repercussions of the Covid-19 pandemic on education, such as: difficulty in accessing remote
education and school dropout rates. From this perspective, this research, of a qualitative
nature, used the theoretical contribution of psychoanalysis to understand subjectivity,
especially in Freudian concepts, in addition to the analysis of memory based on the
conception of the psychic apparatus. Therefore, the research strategy used was the educational
memory device, carried out through writing memories, and semi-structured interviews, to
deepen the written material. To carry out this work, the research subjects were teachers from
the State Department of Education of the Federal District, with training in Portuguese and
mathematics and working in the sixth and seventh years. The choice of Portuguese and
mathematics teachers was motivated by the greater number of classes in these subjects and the
choice of years is justified by a period of transition and significant changes for teachers and
students, due to possible printed marks. For data analysis, four thematic axes were used,
which emerged from the research problem and after carrying out data analysis. With this, it
was noticeable that the writings/speech of the participating teachers demonstrated awareness
of the influence of teachers from the school/academic period and also the family context in
the pedagogical implication. In addition to the perception of changes caused in education due
to the pandemic period, such as the insertion of technology and the need for more playful and
interactive classes. Therefore, it is essential for teachers to reflect on the personal and
pedagogical implications of their actions so that they can reflect as a subject who affects and
is also affected. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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