Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Antonio Carlos Andrade de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T16:37:37Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10T16:37:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-26 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Antonio Carlos Andrade de. Gênese do sindicalismo da educação básica de Brasília e atuação político-pedagógica na origem do Sistema de Ensino da Capital Federal. 2024. 237 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51142 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese busca resgatar a história e a memória da organização dos professores em associação
profissional e a sua relação com as questões político-pedagógicas na história da educação do
Distrito Federal (DF), em seus primórdios, no período entre 1960 e 1964. Realizamos uma
pesquisa documental junto aos arquivos do Museu da Educação do DF, do Arquivo Público do
DF, do CEDOC do Sinpro-DF, na Biblioteca da Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais
da Educação do DF, da Hemeroteca digital do Arquivo Público da Câmara Federal, conjugados
com elementos da história oral. Realizamos um processo de entrevistas com os professores
pioneiros da educação de Brasília e com a associação de docentes, percorrendo as suas
memórias e histórias de vida. O trabalho se constitui em cinco partes, que podem ser lidas em
seu conjunto ou de forma individualizada, e apresenta um encadeamento que refletiu sobre o
tempo histórico e a estrutura da sociedade que tornaram possíveis estas determinadas
condições, na história do Brasil e de Brasília, dentro do DF. Das partes em que se divide o
texto, contamos um rápido processo histórico para chegar até o tema do trabalho, passando
pela exposição de alguns fundamentos que sustentam a leitura da sociedade e da educação.
Depois, iniciar a descrição do início do sistema de ensino do DF, em meio à construção e a
forma da constituição de Brasília. O aspecto central da pesquisa é a atuação dos professores
organizados, ou não, em associação e as ações nas dimensões político-pedagógicas nos
primórdios da história da educação do Distrito Federal, mediatizados pelo contexto anterior ao
golpe militar de 1964, das disputas políticas num contexto ideológico do anticomunismo.
Defendemos que a APPESPB realizou uma atuação política pedagógica que contribuiu com a
história da educação em pautas que defenderam a educação, a escola pública, as reivindicações
sindicais e os valores sociais em consonância com o desenvolvimento nacional da época.
Apresentamos o depoimento de um dos dirigentes da associação de professores, juntamente
com outros relatos por meio da história oral que complementam a história da educação e do
associativismo dos professores no DF, entre 1960 e 1964. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Gênese do sindicalismo da educação básica de Brasília e atuação político-pedagógica na origem do Sistema de Ensino da Capital Federal | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Associações setoriais - professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sindicalismo - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - Distrito Federal (Brasil) - história | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis seeks to recover the history and memory of the organization of teachers in
professional associations and their relationships regarding the political-pedagogical issues in
the history of education of the Federal District of Brazil (DF), in its early days, from 1960 to
1964. We conducted documentary research in the archives of the Education Museum of the
Federal District, the Public Archive of the Federal District, the CEDOC of Sinpro-DF, also in
the Library of the School for the Improvement of Professionals in Education of the DF, and the
digital newspaper library of the Public Archive of the Federal Chamber, combined with
elements of oral history. We conducted a process of interviews with pioneering teachers in
education in Brasília, and with the teachers’ association and their memories and life stories. The
work is divided into five parts, which can be read as a whole or individually, and presents a
sequence that reflects on the historical time and structure of society that made these specific
conditions possible in the history of Brazil and Brasília, within the Federal District. From the
parts into which the text is divided, we tell a brief historical process to reach the theme of the
work, going through the exposition of some foundations that support the reading of society and
education. Then, we begin the description of the beginning of the education system of the
Federal District, amid the construction and form of the constitution of Brasília. The central
aspect of this research is the teachers’ performance who are organized, or not, in associations
and the actions in the political-pedagogical dimensions in the early history of education in the
Federal District, mediated by the context prior to the military coup of 1964, of political disputes
in an ideological context of anti-communism. We argue that the APPESPB carried out a
political-pedagogical role that contributed to the history of education through agendas that
defended education, public schools, union demands and social values in line with the national
development of the time. We present a statement from one of the directors of the teachers’
association along with other narratives through the oral history that complemented the history
of education and the teachers’ associations in the Federal District, between 1960 and 1964. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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