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PaulaEliasDeSa_DISSERT.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Andre Vitor Fernandes dospt_BR
dc.contributor.authorElias, Paulapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T21:06:38Z-
dc.date.available2024-12-05T21:06:38Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.date.submitted2024-09-20-
dc.identifier.citationELIAS, Paula. Contextos históricos e discursivos da emergência das Licenciaturas em Ciências Naturais: apontamentos de pesquisa. 2024. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51102-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investiga as condições que permitiram a emergência das Licenciaturas em Ciências Naturais (LCNs) no Brasil, considerando os fatores históricos e educacionais que impulsionaram esse processo, especialmente após os anos 2000. A pesquisa parte do problema da escassez de professores qualificados para o ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental e da necessidade de uma formação docente que integre conhecimentos de diferentes disciplinas científicas. O objetivo é analisar como as políticas educacionais e as disputas curriculares influenciaram a criação e a consolidação das LCNs como uma resposta às demandas do cenário educacional brasileiro. Com base nas teorias de Michel Foucault sobre discurso e poder, a pesquisa utiliza uma abordagem discursiva para entender como os discursos educacionais e as políticas curriculares moldaram a formação de professores e o ensino de Ciências no Brasil. A investigação abrange o período de 1930 a 2000, destacando marcos históricos, como a introdução da disciplina escolar Ciências no currículo nos anos 1930 e o surgimento das primeiras LCNs nos anos 2000. Durante esse período, a disciplina escolar Ciências foi ministrada por professores de formações acadêmicas diversas, o que gerou desafios para alinhar o ensino às necessidades curriculares, devido ao seu caráter integrador e interdisciplinar. A pesquisa revela que diversas políticas curriculares foram implementadas para adequar diferentes cursos à disciplina de Ciências, em resposta à carência de professores. Contudo, o caráter integrador da disciplina tornou esse processo desafiador, pois os cursos existentes não atendiam plenamente às suas exigências específicas. Os resultados mostram que a criação e consolidação das LCNs estão diretamente relacionadas às mudanças nas políticas educacionais e às novas demandas educacionais. A revisão bibliográfica evidencia que o desenvolvimento dessas licenciaturas foi impulsionado por políticas que buscavam suprir a escassez de professores e promover um ensino integrador, ganhando espaço na comunidade acadêmica. A análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) das primeiras LCNs indica que esses cursos surgiram para atender à necessidade urgente de professores qualificados e foram influenciados tanto por diretrizes legais e curriculares quanto por necessidades locais específicas, resultando em um hibridismo de discursos e práticas educacionais. A pesquisa conclui que a principal condição que possibilitou a emergência das LCNs foi a constante escassez de professores de Ciências, somada à demanda por uma formação docente capaz de atender ao caráter integrador da disciplina escolar Ciências.pt_BR
dc.language.isoPortugûespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContextos históricos e discursivos da emergência das Licenciaturas em Ciências Naturais : apontamentos de pesquisapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordProfessores de Ciênciaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation investigates the conditions that allowed for the emergence of Natural Sciences Teacher Education Programs (LCNs) in Brazil, considering the historical and educational factors that have driven this process, especially after the 2000s. The research addresses the problem of the shortage of qualified teachers for teaching Science in the final years of elementary education and the need for teacher education programs that integrate knowledge from different scientific disciplines. The objective is to analyze how educational policies and curriculum disputes influenced the creation and consolidation of LCNs as a response to the demands of the Brazilian educational scenario. Based on Michel Foucault's theories on discourse and power, the research employs a discursive approach to understand how educational discourses and policies have shaped teacher education and Science teaching in Brazil. The investigation covers the period from 1930 to 2000, highlighting historical milestones such as the introduction of the Science discipline into the curriculum in the 1930s and the emergence of the first LCNs in the 2000s. During this period, the Science discipline was taught by teachers with diverse academic backgrounds, creating challenges in aligning the teaching with curricular needs due to its integrative and interdisciplinary nature. The research reveals that various curriculum policies were implemented to adapt different programs to the Science discipline in response to the lack of qualified teachers. However, the integrative nature of the discipline made this process challenging, as existing programs did not fully meet its specific demands. The results indicate that the creation and consolidation of LCNs are directly related to changes in educational policies and new educational demands. The literature review shows that the development of these programs was driven by policies aimed at addressing the shortage of teachers and promoting integrative teaching, gaining visibility in the academic community. The analysis of the Pedagogical Course Projects (PPCs) of the first LCNs shows that these programs emerged to meet the urgent need for qualified Science teachers and were influenced by both legal and curricular guidelines and specific local needs, reflecting a hybridization of educational discourses and practices. The research concludes that the primary condition that enabled the emergence of LCNs was the constant shortage of Science teachers, combined with the demand for a teacher education program capable of addressing the integrative nature of the Science discipline.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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