Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, André Ribeiro da | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Silvana Ferreira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T16:03:55Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T16:03:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Silvana Ferreira da. Alterações no padrão de sono e desenvolvimento da Síndrome de Burnout em profissionais da área da saúde: impactos causados pela Pandemia do COVID-19. 2024. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51054 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema do autismo em adultos tem ganhado destaque e relevância nos últimos anos. Dentro
desse contexto, o conceito de Neurodiversidade tem se mostrado cada vez mais pertinente,
uma vez que a perspectiva sobre a condição pode influenciar diretamente a autopercepção. O
objetivo deste estudo foi investigar a eficácia da aplicação da LuDiCa (Leitura Dialogada
para Compreensão Profunda) na obra "A Diferença Invisível" e avaliar seu impacto em duas
áreas específicas: 1) a perspectiva sobre o autismo, desenvolvendo diálogos mais alinhados
com uma visão neuroafirmativa; e 2) a compaixão, mensurando a frequência das expressões
de compaixão em relação a si mesmo e aos outros. Utilizamos um delineamento de linha de
base múltipla por grupo, com três grupos compostos por cinco participantes
recém-diagnosticados autistas. A intervenção foi baseada no mapeamento de unidades
temáticas presentes na obra, utilizando o processo de scaffolding (modelagem) para uma
compreensão profunda das funções narrativas sob a perspectiva neuroafirmativa. Além disso,
aplicamos os instrumentos ATA-Q (Questionário de Atitudes Relacionadas ao Autismo) e
SCS (Escala de Autocompaixão) como pré e pós-testes. Os resultados indicam que a
intervenção teve um impacto positivo, promovendo diálogos mais alinhados com a
perspectiva neuroafirmativa e aumentando a frequência das expressões de autocompaixão e
compaixão em todos os grupos participantes. Os cálculos de tamanho de efeito confirmam
esses resultados. Este estudo destaca a importante relação entre o paradigma da
neurodiversidade e a autocompaixão, reforçando a relevância da adoção de práticas
neuroafirmativas tanto no atendimento quanto na pesquisa envolvendo pessoas
neurodivergentes.O estudo revela uma série de desafios enfrentados durante a pandemia de COVID-19. Além
das implicações diretas na saúde pública, a pandemia afetou significativamente o bem-estar
emocional e o padrão de sono dos profissionais de saúde, aumentando os riscos de
desenvolvimento da Síndrome de Burnout. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre
a alteração no padrão de sono e o desenvolvimento da Síndrome de Burnout em profissionais
de saúde da Secretária Estadual de Saúde do Distrito Federal, utilizando uma abordagem
descritiva, longitudinal e quanti-qualitativa (Rodrigues et al., 2021). O estudo envolveu uma
amostra de 276 profissionais de saúde da rede pública do Distrito Federal, que atuaram na linha
de frente no enfrentamento da COVID-19. A coleta de dados seguiu as diretrizes éticas e
utilizou um questionário online. Os participantes responderam a um questionário sobre seu
perfil sociodemográfico, desenvolvido pela própria pesquisadora, além dos questionários
validados Copenhagen Burnout Inventory (CBI) e Pittsburg Sleep Quality Index (PSQI) para
avaliar a Sindrome de Burnout e a qualidade de sono, respectivamente (Nascimento et al.,
2017). A analise estatistica explorou as relagdes entre o padrão de sono e o desenvolvimento
da Sindrome de Burnout por meio de testes não paramétricos, Qui-Quadrado, e correlagdes Tau
de Kendall. Os resultados da pesquisa demonstraram um predominio do sexo feminino —216
(78,3%) participantes, com faixa etiria majoritaria entre 40 e 49 anos — 112 (40,6%)
participantes. A maioria dos participantes eram enfermeiros 76 (27,5%). As correlagdes Tau de
Kendall mostraram correlagdes fracas entre as variaveis Burnout relacionado ao cliente (( =
0,177) e Burnout relacionado ao trabalho (( =0,282) e correlação moderada em Burnout pessoal
(t=0,429). Embora o sono de má qualidade contribua para o desenvolvimento do Burnout, ele
¢ apenas um dos fatores envolvidos. Outras varidveis como carga horária de trabalho, as
condigdes de trabalho, o nivel de suporte emocional e a natureza das tarefas desempenhadas também representam papéis significativos. Os testes Qui-Quadrado mostraram-se
significativos (p=0,000) ao avaliar o sono insatisfatório e elevado nível de Burnout 195 (86,3%)
para Burnout pessoal, 188 (83,2%) para Burnout relacionado ao trabalho (p =0,000) e 116
(51,3%) para Burnout relacionado aos clientes (p = 0,006). A pesquisa ofereceu uma visão
abrangente dos desafios enfrentados pelos profissionais de saúde durante a pandemia de
COVID -19, como a sobrecarga de trabalho e o medo do desconhecido, destacando a
importância crítica da saúde mental e do bem-estar emocional desses profissionais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Alterações no padrão de sono e desenvolvimento da síndrome de burnout em profissionais da área da saúde : impactos causados pela pandemia do COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Profissionais da saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Burnout (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The topic of autism in adults has gained visibility and importance in recent years. Within this
context, the concept of Neurodiversity has become increasingly relevant, as perspectives on
the condition can directly influence self-perception. The aim of this study was to investigate
the effectiveness of applying LuDiCa (Dialogic Reading for Deep Comprehension) to the
book "Invisible Differences'' and assess its impact in two specific areas: 1) perspective on
autism, fostering dialogues more aligned with a neuroaffirmative view; and 2) compassion,
measuring the frequency of compassion expressions towards oneself and others. We
employed a multiple baseline design per group, with three groups composed of five newly
diagnosed autistic participants. The intervention was based on mapping thematic units present
in the book, using the scaffolding (shaping) process for a deep comprehension of narrative
functions from a neuroaffirmative perspective. Additionally, we administered the ATA-Q
(Attitude Towards Autism Questionnaire) and SCS (Self-Compassion Scale) as pre and
post-tests. The results indicate that the intervention had a positive impact, promoting
dialogues more aligned with the neuroaffirmative perspective and increasing the frequency of
self-compassion and compassion expressions in all participant groups. Effect size
calculations confirm these findings. This study highlights the significant relationship between
the neurodiversity paradigm and self-compassion, reinforcing the importance of adopting
neuroaffirmative practices in both care and research involving neurodivergent individuals.The study reveals a series of challenges faced during the COVID-19 pandemic. In addition to
the direct implications for public health, the pandemic significantly affected the emotional
well-being and sleeping patterns of healthcare professionals, increasing the risk of developing
Burnout Syndrome. The objective of the research was to investigate the relationship between
changes in sleep patterns and the development of Burnout Syndrome in health professionals
from the State Department of Health of the Federal District, using a descriptive, longitudinal
and quantitative-qualitative approach (Rodrigues et al., 2021). The study involved a sample of
276 health professionals from the public network in the Federal District, who worked on the
front line in the fight against COVID-19. Data collection followed ethical guidelines and used
an online questionnaire. Participants responded to a questionnaire about their
sociodemographic profile, developed by the researcher herself, in addition to the validated
Copenhagen Burnout Inventory (CBI) and Pittsburg Sleep Quality Index (PSQI) questionnaires
to assess Burnout Syndrome and sleep quality, respectively (Nascimento et al., 2017).
Statistical analysis explored the relationships between sleep patterns and the development of
Burnout Syndrome using non-parametric tests, Chi-Square, and Kendall's Tau correlations. The research results demonstrated a predominance of females — 216 (78.3%) participants, with the
majority age group being between 40 and 49 years old — 112 (40.6%) participants. The majority
of participants were nurses 76 (27.5%). Kendall's Tau correlations showed weak correlations
between the variables Customer-related Burnout (( = 0.177) and Work-related Burnout (( =
0.282) and a moderate correlation in personal Burnout (( = 0.429). Although poor quality sleep
contributes to the development of Burnout, it is just one of the factors involved. Other variables
such as working hours, working conditions, level of emotional support and the nature of the
tasks performed also play significant roles. The Chi-Square tests were significant (p=0.000)
when evaluating unsatisfactory sleep and high levels of Burnout 195 (86.3%) for personal
Burnout, 188 (83.2%) for work-related Burnout (p = 0.000) and 116 (51.3%) for Burnout
related to customers (p =0.006). The survey provided a comprehensive view of the challenges
faced by healthcare professionals during the COVID-19 pandemic, such as work overload and
fear of the unknown, highlighting the critical importance of these professionals’ mental health
and emotional well-being. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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