Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Flores, Eileen Pfeiffer | pt_BR |
dc.contributor.author | Navarro, Paolo Rietveld | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T16:03:53Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T16:03:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-10 | - |
dc.identifier.citation | NAVARRO, Paolo Rietveld. Da adaptação individual para a compreensão contextual: impacto da metodologia LuDiCa na consciência da neurodiversidade e na autocompaixão em adultos autistas recém-diagnosticados. 2024. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51052 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema do autismo em adultos tem ganhado destaque e relevância nos últimos anos. Dentro
desse contexto, o conceito de Neurodiversidade tem se mostrado cada vez mais pertinente,
uma vez que a perspectiva sobre a condição pode influenciar diretamente a autopercepção. O
objetivo deste estudo foi investigar a eficácia da aplicação da LuDiCa (Leitura Dialogada
para Compreensão Profunda) na obra "A Diferença Invisível" e avaliar seu impacto em duas
áreas específicas: 1) a perspectiva sobre o autismo, desenvolvendo diálogos mais alinhados
com uma visão neuroafirmativa; e 2) a compaixão, mensurando a frequência das expressões
de compaixão em relação a si mesmo e aos outros. Utilizamos um delineamento de linha de
base múltipla por grupo, com três grupos compostos por cinco participantes
recém-diagnosticados autistas. A intervenção foi baseada no mapeamento de unidades
temáticas presentes na obra, utilizando o processo de scaffolding (modelagem) para uma
compreensão profunda das funções narrativas sob a perspectiva neuroafirmativa. Além disso,
aplicamos os instrumentos ATA-Q (Questionário de Atitudes Relacionadas ao Autismo) e
SCS (Escala de Autocompaixão) como pré e pós-testes. Os resultados indicam que a
intervenção teve um impacto positivo, promovendo diálogos mais alinhados com a
perspectiva neuroafirmativa e aumentando a frequência das expressões de autocompaixão e
compaixão em todos os grupos participantes. Os cálculos de tamanho de efeito confirmam
esses resultados. Este estudo destaca a importante relação entre o paradigma da
neurodiversidade e a autocompaixão, reforçando a relevância da adoção de práticas
neuroafirmativas tanto no atendimento quanto na pesquisa envolvendo pessoas
neurodivergentes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Da adaptação individual para a compreensão contextual : impacto da metodologia LuDiCa na consciência da neurodiversidade e na autocompaixão em adultos autistas recém-diagnosticados | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neurodiversidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoconhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura dialógica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The topic of autism in adults has gained visibility and importance in recent years. Within this
context, the concept of Neurodiversity has become increasingly relevant, as perspectives on
the condition can directly influence self-perception. The aim of this study was to investigate
the effectiveness of applying LuDiCa (Dialogic Reading for Deep Comprehension) to the
book "Invisible Differences'' and assess its impact in two specific areas: 1) perspective on
autism, fostering dialogues more aligned with a neuroaffirmative view; and 2) compassion,
measuring the frequency of compassion expressions towards oneself and others. We
employed a multiple baseline design per group, with three groups composed of five newly
diagnosed autistic participants. The intervention was based on mapping thematic units present
in the book, using the scaffolding (shaping) process for a deep comprehension of narrative
functions from a neuroaffirmative perspective. Additionally, we administered the ATA-Q
(Attitude Towards Autism Questionnaire) and SCS (Self-Compassion Scale) as pre and
post-tests. The results indicate that the intervention had a positive impact, promoting
dialogues more aligned with the neuroaffirmative perspective and increasing the frequency of
self-compassion and compassion expressions in all participant groups. Effect size
calculations confirm these findings. This study highlights the significant relationship between
the neurodiversity paradigm and self-compassion, reinforcing the importance of adopting
neuroaffirmative practices in both care and research involving neurodivergent individuals. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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