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PaulinoPinheiroGaia_TESE.pdf6,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Dulce Maria Filgueira dept_BR
dc.contributor.authorGaia, Paulino Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2024-11-21T16:39:43Z-
dc.date.available2024-11-21T16:39:43Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.date.submitted2024-06-28-
dc.identifier.citationGAIA, Paulino Pinheiro. Práticas corporais no Quilombo Sítio Veiga: a dança de São Gonçalo como fator identitário. 2024. 168 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50995-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2024.pt_BR
dc.description.abstractAs práticas corporais constituem-se objeto de estudo de vários campos disciplinares. Entre essas práticas tem-se a dança, que é o objeto de estudo desta tese. A Dança de São Gonçalo é a maior manifestação cultural e religiosa do quilombo Sítio Veiga, sendo uma prática corporal centenária, trazida pelo casal fundador Chiquinho Ribeiro e Maria Fernandes da cidade de Paus dos Ferros – RN em 1906 e repassada de geração em geração. Esta tese teve por objetivo compreender as corporeidades e as construções identitárias dos/as participantes da Dança de São Gonçalo no Quilombo Sítio Veiga, localizado no sertão central cearense, no município de Quixadá, Ceará, Brasil, considerando-a como um processo ritual, conformado por distintos ritos e percepções sensoriais. Atualmente a dança acontece na Festa da Dança de São Gonçalo, realizada no quilombo todos os meses de novembro. O estudo se pautou na pesquisa de campo, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando-se como técnicas: a observação, a entrevista e o questionário. Os atores sociais da pesquisa foram os participantes da dança, o Mestre da Cultura, o tocador e as 12 (doze) dançadeiras. A dança está dividida em três etapas, que se conformam em ritos a saber: a Procissão; as Jornadas; a Despedida. A Dança de São Gonçalo, em particular, se expressa na interculturalidade, valorizando a riqueza do grupo e culturas, contribuindo para o fortalecimento e a reafirmação dos aspectos identitários da comunidade. Na jornada acadêmica foram construídos 2 (dois) documentários sobre a Dança de São Gonçalo no Quilombo Sítio Veiga, o primeiro apresenta a música com a letra completa da dança cantada na voz do mestre Joaquim Roseno, e o segundo aborda todo o processo do ritual da dança da pesquisa em tela.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePráticas corporais no Quilombo Sítio Veiga: a dança de São Gonçalo como fator identitáriopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPráticas corporaispt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordDançapt_BR
dc.subject.keywordQuilombos - identidade socialpt_BR
dc.subject.keywordQuilombos - culturapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Among these practices, dance is the focus of this thesis. The Dance of São Gonçalo is the most significant cultural and religious manifestation of the Sítio Veiga quilombo, being a centenary body practice brought by the founding couple Chiquinho Ribeiro and Maria Fernandes from the city of Paus dos Ferros – RN in 1906 and passed down through generations. This thesis aimed to understand the corporeal expressions and identity constructions of the participants in the Dance of São Gonçalo in the Sítio Veiga Quilombo, located in the central hinterland of Ceará, in the municipality of Quixadá, Ceará, Brazil, considering it as a ritual process shaped by distinct rites and sensory perceptions. Currently, the dance takes place during the Dance of São Gonçalo Festival, held in the quilombo every November. The study was based on field research, qualitative in nature, exploratory and descriptive, employing techniques such as observation, interviews, and questionnaires. The social actors of the research were the dance participants, the Culture Master, the musician, and the 12 (twelve) female dancers. The dance is divided into three stages, which are structured as rites: the Procession, the Journeys, and the Farewell. The Dance of São Gonçalo, in particular, is expressed through interculturality, valuing the richness of the group and cultures, contributing to the strengthening and reaffirmation of the community's identity aspects. During the academic journey, two documentaries were produced about the Dance of São Gonçalo in the Sítio Veiga Quilombo. The first presents the music with the complete lyrics of the dance sung by Master Joaquim Roseno, and the second addresses the entire ritual process of the dance discussed in this research.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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