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DanielleBatistaDeMoraes_TESE.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHungaro, Edson Marcelopt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Danielle Batista dept_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T20:52:30Z-
dc.date.available2024-11-19T20:52:30Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.date.submitted2024-03-28-
dc.identifier.citationMORAES, Danielle Batista de. György Lukács e a Educação Física Brasileira: mediações a partir da estética. 2024. 164 f. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50982-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta tese foi compreender como os estudos estéticos de György Lukács contribuem com o debate que a Educação Física vem realizando sobre a estética. Nesta direção, sistematizamos as categorias centrais dos estudos estéticos de Lukács – particularidade, mimese, catarse, vida cotidiana, reflexo estético - para compreender o caráter educativo das objetivações artísticas em evocar sentimentos humanos genuínos e proporcionar conhecimento sobre a vida. Em seguida, analisamos a produção do conhecimento que a Educação Física desenvolve sobre a estética. Além disso, construímos mediações da discussão dos estudos estéticos de Lukács com a Educação Física brasileira. Este foi um trabalho teórico que utilizou da técnica de pesquisa bibliográfica. Como resultado de primeiras aproximações apontamos que os estudos estéticos de Lukács apresentam contribuições críticas para o debate de estética na Educação Física, as quais área devem preocupar-se com: a) o desenvolvimento da autoconsciência do gênero humano; b) a elevação da subjetividade desenvolvida no cotidiano; c) a formação omnilateral; d) a educação dos sentidos humanos pela via corpórea e construção de espaços para apreciação e fruição; e) o método lógico-histórico do conhecimento com ênfase à particularidade; f) as construções de espaços para afirmação da capacidade criadora do ser humano; O método ontológico-genético pode ser uma ferramenta ao estudo da gênese e da estrutura de cada elemento da cultura corporal, no sentido de permitir uma aproximação com as suas particularidades e o conhecimento acumulado pela humanidade. Além de possibilitar aprofundamentos nos objetos de estudos da Educação Física no sentido de serem problematizados a partir do ciclo problemático do agradável, aproximando a cultura corporal do debate de objetos estéticos e pseudoestéticos discutidos por Lukács, no intuito de contribuir com a luta contra a alienação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGyörgy Lukács e a Educação Física brasileira : mediações a partir da estéticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.subject.keywordEstética marxistapt_BR
dc.subject.keywordSensibilidadept_BR
dc.subject.keywordCorporeidadept_BR
dc.subject.keywordOmnilateralidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this thesis was to understand how György Lukács’ aesthetic studies contribute to the debate that Physical Education has been carrying out on aesthetics. In this direction, we systematize the central categories of Lukács’ aesthetic studies – particularity, mimesis, catharsis, everyday life, aesthetic reflection – to understand the educational character of artistic objectifications in evoking genuine human feelings and providing knowledge about life. Next, we analyze the production of knowledge that Physical Education develops about aesthetics. Furthermore, we built mediations of the discussion of Lukács’ aesthetics studies with Brazilian Physical Education. This theoretical work used the bibliographic research technique. The result of first approximations, we point out that Lukács’ aesthetic studies present critical contributions to the debate on aesthetics in Physical Education, which areas should be concerned with: a) the development of self-awareness of the human race; b) the elevation of subjectivity developed in everyday life; c) omnilateral training; d) the education of the human senses through the body and the construction of spaces for appreciation and enjoyment; e) the logical-historical method of knowledge with an emphasis on particularity; f) the construction of spaces to affirm the creative capacity of human beings. The ontologicalgenetic method can be a tool for studying the genesis and structure of each element of body culture, in order to allow an approach to this particularitires and the knowledge accumulated by humanity. In addition to enabling deeper insights into the objects of Physical Eduction studies in order to be problematized based on the problematic cycle of the pleasant, bringing body culture closer to the debate on aesthetic and pseudo-aesthetic objects discussed by Lukács, with the aim of contributing to the fight against alienation.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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