Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Hungaro, Edson Marcelo | pt_BR |
dc.contributor.author | Moraes, Danielle Batista de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T20:52:30Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T20:52:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-28 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Danielle Batista de. György Lukács e a Educação Física Brasileira: mediações a partir da estética. 2024. 164 f. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50982 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta tese foi compreender como os estudos estéticos de György Lukács
contribuem com o debate que a Educação Física vem realizando sobre a estética. Nesta
direção, sistematizamos as categorias centrais dos estudos estéticos de Lukács –
particularidade, mimese, catarse, vida cotidiana, reflexo estético - para compreender o
caráter educativo das objetivações artísticas em evocar sentimentos humanos genuínos e
proporcionar conhecimento sobre a vida. Em seguida, analisamos a produção do
conhecimento que a Educação Física desenvolve sobre a estética. Além disso,
construímos mediações da discussão dos estudos estéticos de Lukács com a Educação
Física brasileira. Este foi um trabalho teórico que utilizou da técnica de pesquisa
bibliográfica. Como resultado de primeiras aproximações apontamos que os estudos
estéticos de Lukács apresentam contribuições críticas para o debate de estética na
Educação Física, as quais área devem preocupar-se com: a) o desenvolvimento da
autoconsciência do gênero humano; b) a elevação da subjetividade desenvolvida no
cotidiano; c) a formação omnilateral; d) a educação dos sentidos humanos pela via
corpórea e construção de espaços para apreciação e fruição; e) o método lógico-histórico
do conhecimento com ênfase à particularidade; f) as construções de espaços para
afirmação da capacidade criadora do ser humano; O método ontológico-genético pode
ser uma ferramenta ao estudo da gênese e da estrutura de cada elemento da cultura
corporal, no sentido de permitir uma aproximação com as suas particularidades e o
conhecimento acumulado pela humanidade. Além de possibilitar aprofundamentos nos
objetos de estudos da Educação Física no sentido de serem problematizados a partir do
ciclo problemático do agradável, aproximando a cultura corporal do debate de objetos
estéticos e pseudoestéticos discutidos por Lukács, no intuito de contribuir com a luta
contra a alienação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | György Lukács e a Educação Física brasileira : mediações a partir da estética | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estética marxista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sensibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corporeidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Omnilateralidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this thesis was to understand how György Lukács’ aesthetic studies
contribute to the debate that Physical Education has been carrying out on aesthetics. In
this direction, we systematize the central categories of Lukács’ aesthetic studies –
particularity, mimesis, catharsis, everyday life, aesthetic reflection – to understand the
educational character of artistic objectifications in evoking genuine human feelings and
providing knowledge about life. Next, we analyze the production of knowledge that
Physical Education develops about aesthetics. Furthermore, we built mediations of the
discussion of Lukács’ aesthetics studies with Brazilian Physical Education. This
theoretical work used the bibliographic research technique. The result of first
approximations, we point out that Lukács’ aesthetic studies present critical contributions
to the debate on aesthetics in Physical Education, which areas should be concerned with:
a) the development of self-awareness of the human race; b) the elevation of subjectivity
developed in everyday life; c) omnilateral training; d) the education of the human senses
through the body and the construction of spaces for appreciation and enjoyment; e) the
logical-historical method of knowledge with an emphasis on particularity; f) the
construction of spaces to affirm the creative capacity of human beings. The ontologicalgenetic method can be a tool for studying the genesis and structure of each element of
body culture, in order to allow an approach to this particularitires and the knowledge
accumulated by humanity. In addition to enabling deeper insights into the objects of
Physical Eduction studies in order to be problematized based on the problematic cycle of
the pleasant, bringing body culture closer to the debate on aesthetic and pseudo-aesthetic
objects discussed by Lukács, with the aim of contributing to the fight against alienation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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