Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de | pt_BR |
dc.contributor.author | Muniz, Alexsandro Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T20:52:29Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T20:52:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-27 | - |
dc.identifier.citation | MUNIZ, Alexsandro Silva.Psicomotricidade dos contrastes no processo de alfabetização: percepções nas aulas de Educação Física na Educação Infantil. 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50981 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa pedagógica analisa a contribuição da Psicomotricidade dos Contrastes,
nas aulas de Educação Física, para a aquisição de noções fundamentais à
alfabetização em crianças de 4 e 5 anos de idade. A intervenção, realizada em um
Centro de Educação Infantil da rede pública do Distrito Federal, envolveu 356 crianças
e 16 professoras de Atividades. As atividades psicomotoras, com foco nos contrastes
de intensidade, grandeza, velocidade e direção, foram realizadas semanalmente no
pátio da escola, utilizando cordas e bambolês. Após as vivências corporais, as
crianças, em sala de aula, representaram graficamente suas experiências, criando,
com o auxílio do professor de Educação Física, uma "nova língua" composta por
signos que representavam os movimentos realizados. A Técnica de Incidentes
Críticos (TIC) foi aplicada às professoras de Atividades para identificar os pontos
positivos e negativos da intervenção. Os dados foram analisados qualitativamente a
partir do Diário de Classe do professor de Educação Física. Os resultados sugerem
que a Psicomotricidade dos Contrastes, ao articular movimento, afetividade e
cognição, contribui para o desenvolvimento integral da criança, criando experiências
de aprendizagem significativas que preparam para a alfabetização. A pesquisa
destaca a importância da interdisciplinaridade entre a Educação Física e a Pedagogia
na Educação Infantil, demonstrando o potencial do Programa Educação com
Movimento (PECM) na rede pública de ensino do DF. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Psicomotricidade dos contrastes no processo de alfabetização: percepções nas aulas de Educação Física na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicomotricidade dos contrastes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This pedagogical research analyzes the contribution of Contrast Psychomotricity in
Physical Education classes for the acquisition of fundamental literacy concepts in
children aged 4 and 5. The intervention, carried out at a public kindergarten in the
Federal District, involved 356 children and 16 Activity teachers. Psychomotor activities,
focusing on contrasts of intensity, size, speed, and direction, were performed weekly
in the schoolyard, using ropes and hoops. After the bodily experiences, the children,
in the classroom, graphically represented their experiences, creating, with the help of
the Physical Education teacher, a "new language" composed of signs that represented
the movements performed. The Critical Incident Technique (TIC) was applied to the
Activity teachers to identify the positive and negative points of the intervention. The
data were analyzed qualitatively from the Physical Education teacher's Class Diary.
The results suggest that Contrast Psychomotricity, by articulating movement,
affectivity, and cognition, contributes to the child's integral development, creating
significant learning experiences that prepare for literacy. The research highlights the
importance of interdisciplinarity between Physical Education and Pedagogy in Early
Childhood Education, demonstrating the potential of the Education with Movement
Program (PECM) in the public school system of the DF. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cette recherche pédagogique analyse la contribution de la psychomotricité des
contrastes, dans les cours d'éducation physique, à l'acquisition de notions
fondamentales à l'alphabétisation chez les enfants de 4 et 5 ans. L'intervention,
réalisée dans un centre d'éducation infantile du réseau public du District fédéral, a
impliqué 356 enfants et 16 enseignants d'activités. Les activités psychomotrices,
axées sur les contrastes d'intensité, de grandeur, de vitesse et de direction, ont été
réalisées chaque semaine dans la cour de l'école, en utilisant des cordes et des
cerceaux. Après les expériences corporelles, les enfants, en classe, ont représenté
graphiquement leurs expériences, créant, avec l'aide de l'enseignant d'éducation
physique, une « nouvelle langue » composée de signes représentant les mouvements
effectués. La technique des incidents critiques (TIC) a été appliquée aux enseignants
d'activités pour identifier les points positifs et négatifs de l'intervention. Les données
ont été analysées qualitativement à partir du journal de classe de l'enseignant
d'éducation physique. Les résultats suggèrent que la psychomotricité des contrastes,
en articulant le mouvement, l'affectivité et la cognition, contribue au développement
intégral de l'enfant, créant des expériences d'apprentissage significatives qui
préparent à l'alphabétisation. La recherche souligne l'importance de l'interdisciplinarité
entre l'éducation physique et la pédagogie dans l'éducation de la petite enfance,
démontrant le potentiel du programme Éducation par le mouvement (PECM) dans le
réseau d'enseignement public du DF. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|