Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Cláudia da | - |
dc.contributor.author | Barros, Hugo de Mello Mattos | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-14T15:23:19Z | - |
dc.date.available | 2024-11-14T15:23:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-30 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Hugo de Mello Mattos. O livro ilustrado e a materialidade na narrativa. 2023. 254 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50930 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é um mergulho no universo dos livros ilustrados, suas partes e suas
particularidades. Livros que, à princípio são classificados como aqueles com
presença de texto e imagens, que, juntos, formam uma mensagem única. Porém,
existem outros elementos que compõem esses livros e que, muitas vezes, são
pouco valorizados e até esquecidos quando leitores e estudiosos da literatura vão
fruir ou analisar essas obras. Será que a capa não faz parte da narrativa? Será que
a plataforma onde a obra está impressa (ou publicada) não ajuda a contar aquela
história? Título, dedicatória, tipo de papel (no caso de obras impressas em papel),
sumário e todos os outros elementos que formam os livros não são importantes na
construção das suas narrativas? Outro ponto importante é a complexidade desses
livros que produzem uma mensagem a partir da combinação de um amplo conjunto
de paratextos. Por que um objeto tão cheio de possibilidades é constantemente
relacionado à simplicidade e a um único público, o infantil? Será que esse formato
de livro se adequa apenas a determinados assuntos e pessoas? Para reforçar (ou
rechaçar) a importância dos elementos que formam o livro ilustrado (os paratextos),
bem como suas diversas (ou infinitas) possibilidades, analisamos exemplos de
utilização intencional desses paratextos nas narrativas de diversas obras. O que
nos levou a mais uma indagação: o livro ilustrado é apenas literatura? Ou, quem
sabe, uma linguagem autônoma e híbrida, que mistura literatura e outras
linguagens artísticas, como as visuais, por exemplo? | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O livro ilustrado e a materialidade na narrativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ilustração de livros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Materialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|