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Título: Histórias e vivências em uma escola voltada à educação de surdos : a arte como meio de promover o protagonismo do sujeito surdo
Autor(es): Fernandes, Rosa Pires
Orientador(es): Ribeiro, José Mauro Barbosa
Assunto: Pessoas com deficiência auditiva
Pessoas com deficiência auditiva - cultura
Educação inclusiva
Arte e educação
Data de publicação: 11-Nov-2024
Referência: FERNANDES, Rosa Pires. Histórias e vivências em uma escola voltada à educação de surdos: a arte como meio de promover o protagonismo do sujeito surdo. 2023. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender a importância da Arte na educação inclusiva de pessoas surdas e o estímulo do protagonismo do indivíduo surdo, bem como contribuir para a construção da sua identidade e cultura. A escolha do tema ocorreu após uma imersão na cultura surda enquanto professora de Artes numa escola da rede pública da SEEDF voltada à educação de surdos, a Escola Bilíngue Libras Português Escrito de Taguatinga. Esse contato e vivência pedagógica ocorreram entre 2017 a 2023, momentos que aguçaram minha vontade de melhor conhecer o povo surdo e, então, contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, no contexto de uma educação inclusiva, na qual a ferramenta mediadora é a Arte. Nessa sistematização dessas vivências, pesquisa e estudo, apresento importantes discussões referentes ao povo surdo e à sua cultura, bem como observações em consonância com um olhar enquanto professora de Artes Cênicas e Visuais. No que se refere aos instrumentos metodológicos, além da revisão bibliográfica em observância às dissertações de Araújo, Fernandes e Rodrigues, outros autores trazem sustentação teórica à pesquisa, como os apontamentos de Gesser e Strobel sobre a cultura surda. No que se refere ao ensino das Artes, as referências foram Ostrower, Spolin e Stanislavski, também úteis na dinâmica das oficinas teatrais e na construção da personagem performática da Vovó Rosalinda. Quanto à sustentação ao pilar educativo e a seus princípios, busquei, nas pesquisas de Alves e Freire, o referencial mais clássico em educação que dá ao aluno seu devido protagonismo. A pesquisa de campo se consolida na imersão cultural junto aos surdos na escola mencionada e culmina na performance construída como produto artístico, resultante das interações entre sujeito surdo e ouvinte, professor e aluno, além da evolução da prática teatral para a performance sustentada nos conceitos de Cunha. Essa performance será apresentada nos meios midiáticos no ciberespaço. Em diálogo com os estudos de Tardif, a metodologia de referência busca, na prática pedagógica, o saber que provém da atuação do educador e de suas vivências nesse ambiente. A coleta de dados desta pesquisa contou com entrevistas, questionários online, análises qualitativas e produção de vídeos sobre eventos culturais e artísticos. O uso da língua de sinais foi um diferencial para entrar no universo e na cultura do indivíduo surdo, foi um facilitador para a sistematização e a consolidação da pesquisa, devido à fluidez na comunicação, na vivência e na interação entre os participantes que ela permite.
Abstract: This research aims to understand the importance of Art in the inclusive education of deaf learners and stimulate the protagonism of the deaf individual, as well as to contribute to the construction of their identity and culture. The theme was chosen after my immersion in the culture of the hearing impaired as an art teacher in a public school focused on the education of the deaf, the Bilingual School of Sign Language and Written Portuguese in Taguatinga. This contact and pedagogical experience took place between 2017 and 2023, moments that have increased my desire to better understand the deaf people and thus contribute to the teaching-learning process through an inclusive education in which the mediating tool is Art. As part of the systematization of my experiences, research, and study, I present important discussions regarding the deaf people and their culture, as well as observations related to my view as a teacher of Theater and Visual Arts. In terms of methodological tools, in addition to the literature review in compliance with the thesis by Araújo, Fernandes and Rodrigues, other authors bring theoretical support to the research, such as the notes by Gesser and Strobel on deaf culture. In terms of teaching the arts, the references were Ostrower, Spolin and Stanislavski, also useful in the dynamics of the drama workshops and construction of the performing character of Grandma Rosalinda. As for the support to the educational principles, I sought in Alves and Freire the most classical references in education that, in my perception, grants the students their due protagonism. The field research is consolidated in the cultural immersion with the hearing impaired in that school and culminates with the performance developed as an artistic product resulting from the interactions between hearing and deaf subjects, teacher, and student, in addition to the evolution of the theatrical practice for the performance supported by the concepts of Cunha, to be shown through mediatic means in the cyberspace universe. In line with Tardif, the methodology of reference seeks, in pedagogical practice, the knowledge that comes from the educator's place of action and his or her experiences in this environment. Form for data collection in this research also relied on interviews, online questionnaires, qualitative analyses, and the creation of videos about cultural and artistic events. The use of sign language was a differential to enter the universe and culture of the deaf individual, it was a facilitator to systematize and consolidate the research given the fluid communication, experience, and interaction it allows among participants.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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