Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria do Carmo Couto da | pt_BR |
dc.contributor.author | Souto, Luciana Nogueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T18:08:08Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T18:08:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-08 | - |
dc.identifier.citation | SOUTO, Luciana Nogueira. Um olhar além da tecelagem: tecendo memórias como forma de preservar a identidade e cultura de Paracatu . 2023. 172 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50823 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tecelagem vem de uma longa história em que desempenhou um papel importante
na evolução da sociedade, influenciando a cultura e a economia. No Brasil, começou
como uma atividade artesanal durante o período colonial, realizada principalmente por
mulheres que desempenharam um papel de destaque nessa área, equilibrando
responsabilidades domésticas e profissionais. Compreendemos que a tecelagem é
uma manifestação cultural que moldou e enriqueceu a identidade do Brasil como
nação, conectando passado, presente e futuro. As tecelãs são exemplos dessa
manifestação e perseverança na manutenção da tradição local. Mais que um ofício
ou uma arte, a tecelagem e seus modos tradicionais de fabricação reportam-se a
momentos ancestrais carregados de histórias potencialmente fortes que repercutem
no presente, ajudando a implementar a cidadania por meio das vivências e revivências
e identidades culturais. É parte importante do patrimônio cultural refletindo viveres
coletivos e individuais da população local, pois, inegavelmente a fiação tradicional
trata-se de um patrimônio cultural material e imaterial, digno ser preservado, difundido
e vivenciado. A tecelagem, se tornou uma fonte de empoderamento para as mulheres,
permitindo independência e preservação de tradições culturais. Neste contexto, essa
pesquisa tem como o objetivo precípuo de estimular os professores sobre o potencial
de influência que a cultura exerce na educação, sobre a importância da tecelagem,
na forma que é praticada. O estudo elaborado é uma iniciativa educacional que visa
por meio de uma proposta pedagógica levar a tecelagem para dentro das escolas de
educação básica, trabalhando aspectos que promovam a reflexão sobre o patrimônio
cultural e sua importância para formação identitária local. Assim promover a educação
patrimonial e a preservação das tradições culturais nas escolas é basilar. Ofertar a
prática da tecelagem manual pode ser auspicioso para estimular o estudante a
compreender os elementos culturais, pois o ajuda a expandir sua forma de viver, seus
relacionamentos com os demais, auxilia o desenvolvimento motor e habilidades
cognitivas e emocionais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um olhar além da tecelagem : tecendo memórias como forma de preservar a identidade e cultura de Paracatu | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecelagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Paracatu (MG) - cultura | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Weaving has a long history that has played an important role in the evolution of society,
influencing culture and the economy. In Brazil, it began as a craft activity during the
colonial period, mainly carried out by women. Women have played a crucial role in
weaving throughout history, balancing domestic and professional responsibilities.
Weaving has become a source of empowerment for women, allowing independence
and preservation of cultural traditions. In Paracatu-MG, women weavers are examples
of perseverance and strength in maintaining local tradition. Weaving is an important
part of the cultural heritage of Paracatu, reflecting the collective and individual identities
of the local population. However, the undervaluation of textile heritage, as throughout
Brazil, also occurs in Paracatu, highlighting the need to recognize it as an essential
part of culture. We understand that weaving is a cultural manifestation that shaped
Brazil's identity as a nation, enriching its cultural heritage and connecting the past to
the future. Promoting heritage education and the preservation of cultural traditions is
fundamental, while the practice of hand weaving offers benefits to students, including
motor development and cognitive and emotional skills. In this context, we propose that
this research had the main objective of encouraging teachers' knowledge about the
importance of weaving, in the way it is practiced in the municipality, through a
pedagogical proposal that takes weaving into basic education schools, working on
aspects involved heritage education that promotes reflection on cultural heritage and
its importance for local identity formation. The educational product created is one of a
pedagogical initiative that aims to promote cultural preservation, heritage education,
social inclusion and the development of skills recommended by the BNCC, both aimed
at comprehensive training and more specifically for teaching arts in the final years. of
elementary education. The Didactic Sequence proved to be valid for expanding the
understanding of weaving as a cultural heritage to be preserved, as well as for the
development of emotional and cognitive skills fundamental to the integral education of
students. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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