Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Martins, Maristela Rossato | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Telma Silva Santana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T20:52:51Z | - |
dc.date.available | 2024-11-08T20:52:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-28 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Telma Silva Santana. Mudanças nas produções da subjetividade social da escola em inter-relação com as ações e relações pedagógicas em tempos de pandemia. 2024. 270 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50810 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo central desta tese de doutorado foi compreender as mudanças nas produções
subjetivas da subjetividade social da escola em inter-relação com as ações e relações
pedagógicas. A pesquisa aconteceu em uma Escola Classe da rede pública de ensino do
Distrito Federal, com a participação de professores, direção, equipes, pedagógica e de apoio, e
demais funcionários da instituição. Foi orientada pelos pressupostos da Teoria da
Subjetividade em uma perspectiva cultural-histórica e pela Epistemologia Qualitativa (EQ) e
seus desdobramentos na Metodologia Construtivo-interpretativa, desenvolvidas por Fernando
González Rey. Os instrumentos consistiram em recursos para produção das informações como
forma de expressão livre dos participantes da pesquisa por meio de dinâmicas
conversacionais, observação participante, análise de documentos e gravações, registros
fotográficos, diário reflexivo, entrevistas, redação, questionários abertos, roda de conversa e
diálogos que foram realizados em momentos informais, presenciais e virtuais. A construção
interpretativa desta pesquisa foi estruturada em três eixos principais: (I) O Eixo 1 centrou-se
nas diretrizes oficiais estabelecidas para implementação do ensino remoto presencial (ERE)
durante a pandemia; o (II) O Eixo 2 seguiu apresentando as ações e relações pedagógicas em
inter-relação a subjetividade social da escola no contexto do ERE e da pandemia e o (III) O
Eixo 3 deu enfoque às ações e relações pedagógicas em inter-relação com a subjetividade
social da escola em um cenário de ensino híbrido/presencial. Na construção interpretativa,
identificamos que a subjetividade social da escola passou por diversas flutuações desde a
retomada das atividades escolares no ensino remoto e se manifestaram nas relações entre os
professores regentes e atuantes em outras funções na escola e foram tensionadas pelo
protagonismo de alguns professores e grupos, o que permitiu a fundamentação da tese de que
as mudanças nas produções da subjetividade social da escola, inter-relacionadas às ações e
relações pedagógicas no contexto pesquisado, ocorreram por meio do empenho, reflexividade e protagonismo dos professores regentes e em outras funções, na condição de agentes e
sujeitos. Na dinamicidade das ações e relações pedagógicas desenvolvidas, mudanças
importantes relativas a novas concepções, autopercepção e convivência social foram
suscitadas a partir das tensões geradas pelo ERE/ pandemia. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mudanças nas produções da subjetividade social da escola em inter-relação com as ações e relações pedagógicas em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The central objective of this doctoral thesis was to understand the changes in the subjective
productions of the school's social subjectivity in interrelationship with pedagogical actions
and relationships. The research took place in a Class School of the public education network
in the Federal District, with the participation of teachers, management, pedagogical and
support teams, and other employees of the institution.It was guided by the assumptions of the
Theory of Subjectivity in a cultural-historical perspective and by Qualitative Epistemology
and its developments in the Constructive-interpretative Methodology, developed by Fernando
González Rey. The instruments consisted of resources for producing information through the
free expression of research participants through conversational dynamics, participant
observation, analysis of documents and recordings, photographic records, reflective diary,
interviews, writing, open questionnaires, conversation circles and dialogues that were carried
out in informal, in-person and virtual moments. The interpretative construction of this
research was structured into three main axes: (I) Axis 1 focused on the official guidelines
established for the implementation of face-to-face remote teaching (ERE) during the
pandemic; o (II) Axis 2 continued presenting the pedagogical actions and relationships in
interrelationship with the social subjectivity of the school in the context of ERE and the
pandemic and o (III) Axis 3 focused on pedagogical actions and relationships in
interrelationship with the social subjectivity of the school in a hybrid/face-to-face teaching
scenario. In the interpretative construction, we identified that the social subjectivity of the
school has undergone several fluctuations since the resumption of school activities in remote
education and were manifested in the relationships between the teaching teachers and in other
functions at the school and tensioned by the protagonism of some teachers and groups, the
which allowed the foundation of the thesis that the changes in the productions of the school's
social subjectivity, interrelated to the pedagogical actions and relationships in the researched context, occurred through the commitment, reflexivity and protagonism of the leading
teachers and in other functions, in the condition of agents and subjects. In the dynamic nature
of the actions and pedagogical relationships developed, important changes relating to new
conceptions, self-perception and social coexistence were brought about by the tensions
generated by the ERE/pandemic. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El objetivo central de esta tesis doctoral fue comprender los cambios en las producciones
subjetivas de la subjetividad social escolar en interrelación con acciones y relaciones
pedagógicas. La investigación se desarrolló en una Escuela Primaria de la red de educación
pública del Distrito Federal, con la participación de docentes, equipos directivos, pedagógicos
y de apoyo, y demás empleados de la institución. Se guió por los supuestos de la Teoría de la
Subjetividad en una perspectiva histórico-cultural y por la Epistemología Cualitativa y sus
desarrollos en la Metodología Constructivo-interpretativa, desarrollada por Fernando
González Rey. Los instrumentos consistieron en recursos para la producción de información a
través de la libre expresión de los participantes de la investigación a través de dinámicas
conversacionales, observación participante, análisis de documentos y grabaciones, registros
fotográficos, diario reflexivo, entrevistas, escritura, cuestionarios abiertos, círculos de
conversación y diálogos que se llevaron a cabo en Momentos informales, presenciales y
virtuales. La construcción interpretativa de esta investigación se estructuró en tres ejes
principales: (I) El eje 1 se centró en los lineamientos oficiales establecidos para la
implementación de la docencia presencial a distancia (ERE) durante la pandemia. ; o (II) El
Eje 2 continuó presentando las acciones y relaciones pedagógicas en interrelación con la
subjetividad social de la escuela en el contexto de los ERE y la pandemia y o (III) El Eje 3 se
centró en las acciones y relaciones pedagógicas en interrelación con la subjetividad social de
la escuela. la escuela en un escenario de enseñanza híbrido/presencial. En la construcción
interpretativa, identificamos que la subjetividad social de la escuela ha sufrido varias
fluctuaciones desde la reanudación de las actividades escolares en la educación remota y se
manifestaron en las relaciones entre los profesores docentes y en otras funciones en la escuela
y tensadas por el protagonismo de algunos docentes y grupos, lo que permitió fundamentar la
tesis de que los cambios en las producciones de la subjetividad social escolar, interrelacionadas con las acciones y relaciones pedagógicas en el contexto investigado,
ocurrieron a través del compromiso, reflexividad y protagonismo de los docentes
protagonistas y en otras funciones, en la condición de agentes y sujetos. En el dinamismo de
las acciones y relaciones pedagógicas desarrolladas, las tensiones generadas por los
ERE/pandemia provocaron cambios importantes en relación con las nuevas concepciones, la
autopercepción y la convivencia social. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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