Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Vanessa Carvalho de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Simone Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-22T16:46:11Z | - |
dc.date.available | 2024-10-22T16:46:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-22 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Simone Gomes de. Grandezas e unidades de medida: proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médio. 2024. 264 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50662 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa foi o resultado de todo o processo de estudo, pesquisa, elaboração, aplicação
e análise de resultados referente ao produto educacional intitulado Trabalhando a importância
das Grandezas e Unidades de Medida. De caráter qualitativo e quantitativo, a empreitada se
deu em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Deputado Eduardo Lucas,
localizada no município de Cabeceira Grande, Minas Gerais. Contemplou uma caracterização dos
estilos de aprendizagem, segundo David Kolb, dos alunos envolvidos e uma avaliação
diagnóstica, que serviram de parâmetros para a proposta apresentada. De característica
interdisciplinar, lúdica e investigativa, com norte na Base Nacional Comum Curricular e nas
ideias de Anna Maria Pessoa de Carvalho, a parte textual foi composta por levantamento
bibliográfico dos trabalhos publicados sobre o tema escolhido, além de estudo histórico sobre as
Teorias da Aprendizagem, fundamentação teórica baseada na Aprendizagem Significativa,
narrativa sobre as metodologias que podem facilitar a aprendizagem, apresentação do produto
educacional e resultados decorrentes da sua aplicação, suscitando a intencionalidade e a motivação
dos discentes em aprender e compreender o quão importante é a temática “Grandezas e
Unidades de Medida” no cotidiano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Grandezas e unidades de medida : proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidades de medida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | - |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research was the result of the entire process of study, research, elaboration, application
and analysis of results regarding the educational product entitled Working on the Importance of
Quantities and Units of Measurement. Qualitative and quantitative in nature, the undertaking
took place in two classes of the 1st year of high school at the Deputado Eduardo Lucas State
School, located in the municipality of Cabeceira Grande, Minas Gerais. It included a
characterization of the learning styles, according to David Kolb, of the students involved and a
diagnostic assessment, which served as intervals for the proposal presented. With an
interdisciplinary, playful and investigative characteristic, guided by the National Common
Curricular Base and the ideas of Anna Maria Pessoa de Carvalho, the textual part was composed
of a bibliographical survey of works published on the chosen topic, in addition to a historical
study on Learning Theories, theoretical foundation based on Meaningful Learning, narrative
about the methodologies that can facilitate learning, presentation of the educational product and
results resulting from its application, raising the intentionality and motivation of students to
learn and understand how important the theme “Greatness and Units of Measurement” in
everyday life. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|