Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50662
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_SimoneGomesDeOliveira_DISSERT.pdf15,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Vanessa Carvalho de-
dc.contributor.authorOliveira, Simone Gomes de-
dc.date.accessioned2024-10-22T16:46:11Z-
dc.date.available2024-10-22T16:46:11Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.date.submitted2024-04-22-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Simone Gomes de. Grandezas e unidades de medida: proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médio. 2024. 264 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50662-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa foi o resultado de todo o processo de estudo, pesquisa, elaboração, aplicação e análise de resultados referente ao produto educacional intitulado Trabalhando a importância das Grandezas e Unidades de Medida. De caráter qualitativo e quantitativo, a empreitada se deu em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Deputado Eduardo Lucas, localizada no município de Cabeceira Grande, Minas Gerais. Contemplou uma caracterização dos estilos de aprendizagem, segundo David Kolb, dos alunos envolvidos e uma avaliação diagnóstica, que serviram de parâmetros para a proposta apresentada. De característica interdisciplinar, lúdica e investigativa, com norte na Base Nacional Comum Curricular e nas ideias de Anna Maria Pessoa de Carvalho, a parte textual foi composta por levantamento bibliográfico dos trabalhos publicados sobre o tema escolhido, além de estudo histórico sobre as Teorias da Aprendizagem, fundamentação teórica baseada na Aprendizagem Significativa, narrativa sobre as metodologias que podem facilitar a aprendizagem, apresentação do produto educacional e resultados decorrentes da sua aplicação, suscitando a intencionalidade e a motivação dos discentes em aprender e compreender o quão importante é a temática “Grandezas e Unidades de Medida” no cotidiano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGrandezas e unidades de medida : proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordUnidades de medidapt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio-
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research was the result of the entire process of study, research, elaboration, application and analysis of results regarding the educational product entitled Working on the Importance of Quantities and Units of Measurement. Qualitative and quantitative in nature, the undertaking took place in two classes of the 1st year of high school at the Deputado Eduardo Lucas State School, located in the municipality of Cabeceira Grande, Minas Gerais. It included a characterization of the learning styles, according to David Kolb, of the students involved and a diagnostic assessment, which served as intervals for the proposal presented. With an interdisciplinary, playful and investigative characteristic, guided by the National Common Curricular Base and the ideas of Anna Maria Pessoa de Carvalho, the textual part was composed of a bibliographical survey of works published on the chosen topic, in addition to a historical study on Learning Theories, theoretical foundation based on Meaningful Learning, narrative about the methodologies that can facilitate learning, presentation of the educational product and results resulting from its application, raising the intentionality and motivation of students to learn and understand how important the theme “Greatness and Units of Measurement” in everyday life.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.