http://repositorio.unb.br/handle/10482/50658
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_AndreaAparecidaRodrigues_DISSERT.pdf | 4,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Violência simbólica : uma barreira para os direitos humanos |
Autor(es): | Rodrigues, Andréa Aparecida |
Orientador(es): | Demo, Pedro |
Assunto: | Distrito Federal (DF) - escolas públicas Professores - atitudes Violência simbólica Direitos humanos |
Data de publicação: | 22-Out-2024 |
Data de defesa: | 29-Mai-2024 |
Referência: | RODRIGUES, Andréa Aparecida. Violência simbólica: uma barreira para os direitos humanos. 2024. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A pesquisa versa sobre a compreensão do conceito de violência simbólica - inaugurado pelo sociólogo Pierre Bourdieu - em contextos escolares. Em especial, a pesquisa está orientada à compreensão da conduta de professores do Distrito Federal em sala de aula no que se refere à aplicação ou não da abordagem dos direitos humanos em suas atuações. Nesse sentido, justifica-se a pesquisa conceituando o que se entende por violência simbólica e suas consequências para estudantes em contextos educacionais, principalmente em escolas públicas e quando se trata de estudantes atravessados por diferentes marcadores sociais da diferença que os tornam mais vulnerabilizados. Diante do exposto e do olhar para a hierarquia entre professores e alunos, a pesquisadora se baseia na metodologia qualitativa para entender um cenário específico de uma escola do Distrito Federal. |
Abstract: | The research focuses on understanding the concept of symbolic violence - inaugurated by sociologist Pierre Bordieu - in school contexts. In particular, the research is oriented towards understanding the conduct of teachers in the Federal District in the classroom with regard to whether or not they apply the human rights approach in their actions. In this sense, research is justified by conceptualizing what is meant by symbolic violence and its consequences for students in educational contexts, mainly in public schools and when it comes to students crossed by different social markers of difference that make them more vulnerable. Given the above and looking at the hierarchy between teachers and students, the researcher relies on qualitative methodology to understand a specific scenario of a school in the Federal District. |
Unidade Acadêmica: | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.