Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50632
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_DanielSigelmann_TESE.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Dinâmica institucional conjunta : o caso das regras fiscais e da gestão estratégica
Autor(es): Sigelmann, Daniel
Orientador(es): Calmon, Paulo Carlos Du Pin
Assunto: Gestão estratégica
Regras fiscais
Governança
Data de publicação: 21-Out-2024
Referência: SIGELMANN, Daniel. Dinâmica institucional conjunta: o caso das regras fiscais e da gestão estratégica. 2024. 413 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Regras fiscais e gestão estratégica, instituições que estimulam tentativas de reformas do orçamento em diferentes países desde a década de 1980, são usualmente abordadas na literatura e no debate público de forma independente. A tese investiga a conexão entre estas instituições, que pode assumir dinâmica conjunta que replica movimento de coevolução. A experiência enfocada nessa pesquisa – o subsistema do orçamento federal do Brasil entre 1996 e 2018 – indica não somente a presença de coevolução, como sua natureza competitiva e pendular, em que regras fiscais e gestão estratégica não conseguem alcançar efetividade institucional de forma simultânea. Utiliza-se o Advocacy Coalition Framework (ACF) como base do modelo analítico, enfatizando o papel causal do embate entre coalizões de defesa com crenças opostas. A análise longitudinal evidencia o papel da conjuntura econômica e política, do aprendizado e da utilização de recursos (em especial a “marca de governo”) como iniciadores das mudanças institucionais no orçamento, bem como permite dar destaque a interação entre as duas instituições, confirmando a coevolução competitiva e pendular, pois, a emergência ou o fortalecimento de uma das instituições, geram perda de efetividade da outra instituição, independente de alterações nas regras formais. Cinco proposições são testadas para explicar essa coevolução e explicação sistêmica é aventada, evidenciando o papel: i) da disputa política marcada pela ausência de consensos; ii) da fraqueza das instituições políticas, em oposição à situação de força, assumida pela literatura como atributo básico de uma instituição. O design de pesquisa desse estudo de caso longitudinal inovou ao fazer uso de dados coletados junto às Mensagens Presidenciais enviadas anualmente ao Congresso Nacional. Também inova ao aplicar o ACF ao subsistema do orçamento, compatibilizando duas literaturas relevantes da Ciência Política. A pesquisa conectou a coevolução no orçamento com a fraqueza institucional, atributo de instituições políticas latino-americanas, contribuindo para três campos distintos: i) para a literatura neo-institucionalista, ao evidenciar fenômenos pouco explorados: a) a caracterização institucional apoiada no conceito de efetividade; b) a coevolução entre duas instituições de um mesmo subsistema; c) a mudança institucional em contextos marcados pela fraqueza; ii) para os estudos sobre orçamento, aproximando, em seu modelo analítico, três vertentes distintas: a) as teorias desenvolvidas por Wildavsky e colaboradores; b) os estudos do ACF para mudanças institucionais em subsistemas; c) o impacto da fraqueza institucional de sistemas políticos de países não desenvolvidos; iii) para a aplicação do ACF: a) ao colocar em evidência a diferença entre instituições fortes e fracas para mudanças institucionais em um subsistema; b) ao enfatizar o caráter multinível desse quadro de referência, explorando o feedback do subsistema do orçamento no sistema político; c) ao sugerir novas hipóteses e variável. Por fim, o caso permite abordar aspectos e problemas do desenvolvimento político, econômico e social do Brasil observados nas últimas quatro décadas.
Abstract: Since the 1980s, countries pushed budget reforms by building new institutions: fiscal rules and strategic management. Literature and public debate present them independently; however, this dissertation investigated the connection between the institutions, in search of a joint dynamic framed as coevolution. This case study of the Brazilian federal budget between 1996 and 2018 showed not only traces of coevolution but a competitive and cyclical one. Neither fiscal rules nor strategic management have been effective simultaneously. The analytical model applied was the Advocacy Coalition Framework (ACF) which allowed stressing the causal mechanism of coalition disputes, with opposing beliefs. The longitudinal analysis shed light on the role of economic and political junctures, policy learning, and resources (government political landmarks) as starters of budget institutional changes. This highlights institutional interactions and confirms the presence of a cyclical and competitive coevolution process as the emergence of one of those institutions is directly linked to the lack of effectiveness of the other, despite any necessary change on the formal rules. Five propositions to understand this peculiar institutional coevolution pattern were explored. A systemic explanation was also advanced combining: i) the deep political conflict, displaying lack of consensus; ii) the weakness of political institutions, opposing the standard literature assumption of strength as a basic attribute of those institutions. The research design was innovated by applying data from Mensagens Presidenciais sent every year to Congress. It also used the ACF in the budget subsystem, bridging relevant political science literature for the first time. The research connected budget coevolution with weak political institutions, widespread in Latin American polity. It made contributions to three academic fields: i) highlighting less visible phenomena for the neoinstitutionalism: a) effectiveness as an institutional core dimension; b) institutional coevolution in the same subsystem; c) institutional change in the context of weakness; ii) for the budget, connecting three kinds of literature: a) Wildavsky and co-authors; b) ACF studies of institutional changes in policy subsystems; c) poor countries political institutional weakness; iii) for ACF: a) stressing the role of institutional strength to institutional changes in a policy subsystem; b) highlighting the multilevel aspect of the framework, as pointed out by the feedback effect connecting the budget policy subsystem with the political system; c) suggesting new hypotheses and a new variable. The federal government budget case study also allowed discussion of Brazil’s political, economic, and social development shortcomings during the last four decades.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciência Política (IPOL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.