Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50613
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_BrunoLimaTeixeira_DISSERT.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Gênero e carreiras políticas na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)
Autor(es): Teixeira, Bruno Lima
Orientador(es): Marques, Danusa
Assunto: Mulheres - representações
Representação política
Divisão sexual do trabalho
Gênero
Câmaras legislativas - Distrito Federal
Data de publicação: 16-Out-2024
Referência: TEIXEIRA, Bruno Lima. Gênero e carreiras políticas na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). 2024. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar como a divisão sexual do trabalho político afeta a ocupação de cargos durante e após a passagem de deputados/as distritais pela Câmara Legislativa do Distrito Federal na primeira, quarta, sexta e oitava legislaturas (1991-1994; 2003-2006; 2011-2014; e 2019-2022). Para tanto, foi realizada a coleta biográfica de 103 parlamentares – titulares e suplentes que assumiram o cargo nestas legislaturas –, a fim de traçar um perfil comparativo entre homens e mulheres, quanto à ocupação em cargos de liderança (Mesa Diretora, lideranças partidárias e de blocos e presidência de comissões) e quanto às oportunidades políticas, eleitorais e não eleitorais, após sua passagem pela CLDF. Os resultados encontrados indicam distinções importantes, durante e/ou após o mandato na CLDF, entre as carreiras políticas dos deputados e deputadas distritais, como grau de escolaridade, áreas de formação, atuação profissional, ocupação prévia de algum cargo político não-eletivo ou de cargo político não estatal, atuação na Mesa Diretora, na presidência das comissões permanentes e na assunção de cargos políticos no Poder Executivo. A partir da identificação destas diferenças entre as carreiras políticas de homens e de mulheres, foi possível identificar como ser mulher na política impacta em acessos e em oportunidades que direcionam a construção de suas carreiras políticas profissionais.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciência Política (IPOL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.