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Título: A importância da literatura para o processo de construção do leitor surdo : uma análise do ensino de literatura aos estudantes surdos no Distrito Federal
Outros títulos: The importance of literature for the process of construction of the deaf reader: an analysis of literature teaching to deaf students in the Federal District
Autor(es): Silva, José Vicente Rodrigues da
Orientador(es): Cantarela, Roberta
Assunto: Literatura surda
Letramento literário
Língua brasileira de sinais
Pessoas com deficiência auditiva - educação
Leitor - formação
Data de publicação: 14-Out-2024
Referência: SILVA, José Vicente Rodrigues da. A importância da literatura para o processo de construção do leitor surdo : uma análise do ensino de literatura aos estudantes surdos no Distrito Federal. 2024. 190 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, é um marco positivo na luta pelos direitos de cidadania dos surdos brasileiros. Nessa perspectiva, o Brasil possui um espaço favorável para o ensino e a aprendizagem da Língua de Sinais Brasileira Libras (Libras), como primeira Língua, e da Língua Portuguesa Escrita, como Segunda Língua, especialmente em contextos escolares e do desenvolvimento da Literatura Surda. Entre os preceitos apresentados, a referida Lei reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão, com todas as recursividades linguísticas que as Línguas proporcionam. Isto posto, o objetivo do presente estudo é verificar como a Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga (EBT), localizada no Distrito Federal, aborda os conteúdos de Literatura Surda, a literatura oralizada e outras artes, com a finalidade de demonstrar a relevância desse componente literário para o aprendizado dos estudantes Surdos e ouvintes. Como objetivos específicos, buscamos: i) analisar e registrar como os Surdos e ouvintes percebem a importância da literatura e outras artes, no ambiente escolar e fora dele; ii) verificar como os professores trabalham os textos literários no ensino de Língua Portuguesa e Libras aos estudantes Surdos e ouvintes; e iii) investigar os documentos oficiais do governo federal e local que tratam do ensino de literatura para estudantes surdos. A fim de desenvolver os objetivos apresentados, foram mapeados e analisados normativos e documentos educacionais, como o Projeto Político-Pedagógico, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), o Currículo em Movimento do Distrito Federal, dentre outros. A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, e a observação participante. Para a obtenção das informações, utilizaram-se investigações em campo; num primeiro momento, conversas com a diretora e a vice-diretora, com as coordenadoras pedagógicas, além de entrevistas informais com pais de estudantes, corpo discente e docente, durante as apresentações de atividades culturais e pedagógicas da escola. Os resultados encontrados impõem uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações de esclarecimento prático acerca da literatura e das outras artes, bem como do que se compreende por Literatura Surda. Tal conclusão é, também, reforçada pelo depoimento informal de alguns pais e professores, ao apontarem que não há ensino de literatura nos componentes curriculares dessa escola. Assim sendo, presume-se que consideram como literatura apenas a “literatura canônica”, sem compreenderem que o que estão fazendo é literatura e, igualmente, Literatura Surda, por meio de uma arte que revela o cotidiano da Comunidade Surda, seja em ambiente escolar, ou em outros contextos. O conjunto dessas falas aponta para a existência de uma relação que precisa ser melhor desenvolvida entre o que se considera literatura e como ela reflete no desempenho escolar dos estudantes surdos, bem como na construção da sua efetiva cidadania.
Abstract: Law No. 10,436, of April 24, 2002, is a positive milestone in the fight for the citizenship rights of Brazilian deaf PEOPLE. From this perspective, Brazil has a favorable space for teaching and learning Brazilian Sign Language (Libras) as a First Language, and Written Portuguese as a Second Language, especially in school contexts and in the development of Deaf Literature. Among the precepts presented, the aforementioned Law recognizes Libras as a legal means of communication and expression, with all the linguistic resources that Languages provide. That said, the objective of the present study is to verify how the Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga (EBT), located in the Federal District, approaches the contents of Deaf Literature, oral literature and other arts, with the purpose of demonstrating the relevance OF this literary component for the learning of Deaf and hearing students. As specific objectives, we seek to: i) analyze and record how Deaf and Non-Deaf people perceive the importance of literature and other arts, in the school environment and out of it; ii) verify how teachers work with literary texts when teaching Portuguese and Libras to Deaf and hearing students; and iii) investigate official federal and local government documents dealing with teaching literature to deaf students. In order to develop the objectives presented, regulations and educational documents were mapped and analyzed, such as the Political- Pedagogical Project, the Law of Guidelines and Bases (LDB), the Currículo em Movimento do Distrito Federal, among others. The methodology favored a qualitative approach, through case studies, and participant observation. To obtain the information, field investigations were used, initially as conversations with the principal and vice-principal, with the pedagogical coordinators, as well as informal interviews with parents, students and teacher board, during presentations of cultural and pedagogical activities of the school. The results found require a reflection on the importance of developing practical clarification actions regarding literature and other arts, as well as what is understood as Deaf Literature. This conclusion is also reinforced by the informal testimony of some parents and teachers, who point out that there is no teaching of literature in the curricular components of this school. Therefore, it is assumed that they consider only “canonical literature” as literature, without understanding that what they are doing is literature and, equally, Deaf Literature, through a formo f art that reveals the daily life of the Deaf Community, whether in a school environment, or in other contexts. The set of these statements points to the existence of a relationship that needs to be better developed between what is considered literature and how it reflects on the academic performance of deaf students and the construction of their effective citizenship.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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