Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Holanda, Marianna Assunção Figueiredo | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Mariana Siqueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T16:42:53Z | - |
dc.date.available | 2024-10-14T16:42:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mariana Siqueira. Construção do Projeto Pedagógico Gira Mundo: correndo escolas e entendendo os mundos. Reflexões críticas entre Bioética e Educação Pública. 2024. 181 f., il. Dissertação (Mestrado em Bioética) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50577 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho versa sobre a construção do “Projeto Pedagógico Gira Mundo: correndo
escolas e entendendo os mundos” através de reflexões bioéticas críticas sobre as
lacunas de acesso de estudantes de escolas públicas às instituições de ensino
superior públicas no Brasil. O objetivo principal desse trabalho foi trazer reflexões
críticas sobre educação pública e a bioética. Foram utilizadas metodologias de revisão
bibliográfica, pesquisa-ação e autoetnografia com a realização de dois grupos focais:
um com estudantes do ensino médio e outro com professores do ensino fundamental,
como instrumento de coleta de dados. Esta dissertação está dividida em três partes,
a primeira é composta pela revisão bibliográfica e outros dados secundários:
sobretudo estatísticas e publicações governamentais. O segundo momento trata das
“Memórias de equívocos pedagógicos” que são relatos e experiências do cotidiano da
vida da pesquisadora, também professora de escola pública, e é dividido em três
textos: i) Olhando nos olhos da Ceilândia; ii) O Gira Mundo, as pombas giras e o
Programa Mulheres Inspiradoras; iii) O Gira Mundo, o giro contracolonial e o Fórum
Saúde e Sociedade. Por fim, a terceira parte é a “Boca que tudo fala” na qual constam
os dados da pesquisa empírica realizada pelos grupos focais contendo as falas e as
imagens produzidas por estudantes e professoras/es e está composta por quatro
textos: i) Pode um estudante falar? ii) A revolta das bananadas; iii) Azkaban e os
dementadores da educação: diálogos entre bioética narrativa e a saga de Harry Potter;
iv) Necroeducação, sofrimento e políticas de morte. Como resultado temos “O corpo
do Gira Mundo” que é a proposta de projeto pedagógico para ser apresentada e
implementada em escolas públicas do Distrito Federal e entorno. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Construção do Projeto Pedagógico Gira Mundo : correndo escolas e entendendo os mundos : reflexões críticas entre Bioética e Educação Pública | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interseccionalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior - acesso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Questões de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Questões raciais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work addresses the development of the "Gira Mundo Pedagogical Project: running
throughout schools and understanding worlds" through critical bioethical reflections on
the gaps in the access of public school students to public higher education institutions
in Brazil. Methodologies used include literature review, action research and
autoethnography with the implementation of two focus groups: one with high school
students and another with elementary school teachers, as data collection instruments.
This dissertation is divided into three parts. The first consists of the literature review
and other secondary data, especially statistics and government publications. The
second part deals with the "Memories of pedagogical mistakes," which are accounts
and experiences from the researcher's daily life, also a public school teacher, and is
divided into three texts: i) Looking into Ceilândia’s eyes; ii) Gira Mundo, the pombas
giras and the Inspiring Women Program; iii) Gira Mundo, the counter-colonial turn and
the Health and Society Forum. Finally, the third part is the "Mouth that speaks
everything," which contains data from the empirical research conducted by the focus
groups, including all speeches and images produced by students and teachers, and
consists of four texts: i) Can a student speak up?; ii) The revolt of the banana trees; iii)
Azkaban and the dementors of education: dialogues between narrative bioethics and
the Harry Potter saga; iv) Necroeducation, suffering and death policies." As an
outcome, we have "The body of Gira Mundo," which is the proposal for a pedagogical
project to be presented and implemented in public schools in the Federal District and
surrounding areas. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Bioética | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|