Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fausto Neto, Tiago Quiroga | pt_BR |
dc.contributor.author | Argüelles, Yanet Castellanos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-08T21:10:05Z | - |
dc.date.available | 2024-10-08T21:10:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-28 | - |
dc.identifier.citation | ARGÜELLES, Yanet Castellanos. El paquete semanal y los géneros ficcionales como dispositivos de poder : un estudio sobre la serie surcoreana El juego del calamar en la ciudad de Santa Clara, Cuba. 2024. 218 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50541 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Definido como racionalidade contemporânea predominante, o neoliberalismo tem nos meios de
comunicação um de seus mais importantes dispositivos de homogeneização e consumo cultural.
No caso de Cuba, que permanece parcialmente fora de tal racionalidade, o processo em questão
é experienciado através do Pacote Semanal, meio de comunicação informal, que distribui
conteúdos digitais, incluindo bens culturais estrangeiros que escapam ao controle do governo
cubano. Entre os conteúdos digitais disseminados pelo Pacote Semanal, os gêneros ficcionais
são particularmente destacados como uma das mais refinadas estratégias de introdução do
neoliberalismo por meio de sua dimensão simbólica. O objetivo da pesquisa é analisar como tal
dimensão é introduzida em Cuba através do consumo da série sul-coreana, Squid Game. Tratase de uma série de suspense, criada por Hwang Dong-hyuk e transmitida pela Netflix, que pode
ser interpretada como verdadeira alusão aos valores neoliberais. Desde a perspectiva que orienta
os estudos de recepção, o intuito da tese é analisar como tais valores são reapropriados nas
relações cotidianas dos moradores dos bairros Centro e Los Sirios na cidade de Santa Clara.
Para isso, utiliza metodologia qualitativa, baseada no método etnográfico e na aplicação de
instrumentos como observação participante, entrevistas em profundidade e grupos de discussão,
por meio dos quais são explorados os acercamentos e distâncias entre o imaginário global
gerado pela série sul-coreana e a localidade estudada centrada no regime socialista. O trabalho
mostra como ocorrem os usos e apropriações desses produtos culturais, bem como as diferentes
leituras que os receptores fazem dos mesmos, de acordo com suas determinações históricas,
geográficas, econômicas e culturais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O pacote semanal e os gêneros ficcionais como dispositivos de poder : um estudo sobre a série sul-coreana Round 6 na cidade de Santa Clara, Cuba | pt_BR |
dc.title | El paquete semanal y los géneros ficcionales como dispositivos de poder : un estudio sobre la serie surcoreana El juego del calamar en la ciudad de Santa Clara, Cuba | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Percepção social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação informal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros cinematográficos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cuba | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Defined as the predominant contemporary rationality, neoliberalism has in the media one of its
most important devices for homogenization and cultural consumption. In Cuba's case, which
remains partially outside of this rationality, the process in question is experienced through the
Weekly Package, an informal media that distributes digital content, including foreign cultural
goods that escape the control of Cuban's government. Among the digital contents disseminated
by the Weekly Package, fictional genres are particularly highlighted as one of the most refined
strategies for introducing neoliberalism through its symbolic dimension. The objective of the
research is to analyze how this dimension is introduced in Cuba through the consumption of the
South Korean series, Squid Game. This is a suspense series created by Hwang Dong-hyuk and
streamed by Netflix, which can be interpreted as a true allusion to neoliberal values. From the
perspective that guides reception studies, the thesis aims to analyze how these values are
reappropriated in the daily relationships of the residents of the Centro and Los Sirios
neighborhoods in the city of Santa Clara. For such analysis, a qualitative methodology is used,
based on the ethnographic method and the application of instruments such as participant
observation, in-depth interviews, and discussion groups, through which approaches and
distances between the global imagery generated by the South Korean series and the studied
locality centered on the socialist regime are explored. The work results show how the usage and
the appropriations of these cultural products occur, as well as the different readings that
recipients make of them, according to their historical, geographical, economic, and cultural
determinations. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Definido como la racionalidad contemporánea predominante, el neoliberalismo tiene en los
medios de comunicación uno de sus dispositivos más importantes de homogeneización y
consumo cultural. En el caso de Cuba, que permanece parcialmente fuera de esa racionalidad,
el proceso en cuestión se experimenta a través del Paquete Semanal, un medio de comunicación
informal que distribuye contenidos digitales, incluyendo bienes culturales extranjeros que
escapan al control del gobierno cubano. Entre los contenidos digitales difundidos por el Paquete
Semanal, los géneros ficcionales son particularmente destacados como una de las estrategias
más refinadas de introducción del neoliberalismo a través de su dimensión simbólica. El
objetivo de la investigación es analizar cómo dicha dimensión se introduce en Cuba a través del
consumo de la serie surcoreana, El juego del calamar. Se trata de una serie de suspenso, creada
por Hwang Dong-hyuk y transmitida por Netflix, que puede ser interpretada como una
verdadera alusión a los valores neoliberales. Desde la perspectiva que orienta los estudios de
recepción, el propósito de la tesis es analizar cómo dichos valores son reapropiados en las
relaciones cotidianas de los habitantes de los barrios Centro y Los Sirios en la ciudad de Santa
Clara. Para ello, se utiliza una metodología cualitativa basada en el método etnográfico y en la
aplicación de instrumentos como observación participante, entrevistas en profundidad y grupos
de discusión, a través de los cuales se exploran los acercamientos y distancias entre el
imaginario global engendrado por la serie surcoreana y la localidad estudiada centrada en el
régimen socialista. El trabajo muestra cómo ocurren los usos y apropiaciones de estos productos
culturales, así como las diferentes lecturas que los receptores hacen de los mismos, de acuerdo
con sus determinaciones históricas, geográficas, económicas y culturales. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|