http://repositorio.unb.br/handle/10482/50502
Título : | Mobilidade urbana e gênero : questões para o planejamento urbano pós-pandêmico : o ponto de vista da mulher latino-americana |
Autor : | Santos, Daniela Braga Silva, Carolina Pescatori Candido da |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Assunto:: | Covid-19 Planejamento urbano Mobilidade urbana Gênero América Latina |
Fecha de publicación : | 2024 |
Editorial : | Academia de Escola de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa |
Citación : | SANTOS, Daniela Braga; SILVA, Carolina Pescatori Candido da. Mobilidade urbana e gênero: questões para o planejamento urbano pós-pandêmico: o ponto de vista da mulher latino-americana. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AEAULP, 5., 2023, Brasília - DF, Brasil. Anais [...]. Lisboa: Academia de Escola de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa, 2024. p. 162-174. Tema: Proximidades Distantes, v. 1. Disponível em: https://cloud.fa.ulisboa.pt/index.php/s/cqN3uhsM8BEq5UV. Acesso em: 02 out. 2024. |
Resumen : | Este trabalho visa compreender o espaço urbano sob a perspectiva de gênero da mulher, identificando e analisando as suas vulnerabilidades e necessidades negligenciadas na cidade e que se tornaram ainda mais evidentes no processo da pandemia de COVID-19. O intuito do trabalho é refletir sobre o impacto que a malha urbana e a distribuição de equipamentos urbanos impõem sobre a mobilidade da mulher, tanto pela sua dinâmica social, quanto pela sua participação efetiva e ativa na cidade. Para isso, toma-se como ponto de diálogo três cidades-capitais latino-americanas: Cidade do México, Brasília e Buenos Aires por possuírem características semelhantes tanto na economia, importância no cenário Latino-Americano, quanto pelas medidas político-sociais semelhantes de mitigação da COVID-19. Como objetivos, o trabalho se divide em três partes: 1) debater como a mobilidade urbana exclui e subjuga a mulher aos seus papéis sociais patriarcais; 2) explicitar a dinâmica social e urbana das mulheres na sociedade, identificando a sua vulnerabilidade e necessidades em relação à mobilidade urbana; 3) apresentar dados gerais de mobilidade das mulheres e ações de planejamento voltadas para melhorar a mobilidade delas. Os resultados encontrados foram que o Estado necessita aplicar o planejamento urbano sob a perspectiva de gênero, que vise a desconstrução da subjugação do feminino no ambiente urbano. Além de ações que proporcionem a inserção de mulheres no mundo da política para que as ações urbanas e sociais sejam condizentes com as necessidades encontradas por elas. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
metadata.dc.relation.publisherversion: | https://cloud.fa.ulisboa.pt/index.php/s/cqN3uhsM8BEq5UV |
Aparece en las colecciones: | Trabalhos apresentados em evento |
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