Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50476
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_VisibilizandoProtagonismoIndígena.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSuzart, Elizabete Costa-
dc.contributor.authorCarneiro, Denize de Souza-
dc.date.accessioned2024-09-30T18:45:42Z-
dc.date.available2024-09-30T18:45:42Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.citationSUZART, Elizabete Costa; CARNEIRO, Denize de Souza. Visibilizando o protagonismo indígena: um esboço do trabalho de Cíntia Guajajara, Nhenety Kariri-Xocó, Nek’i Sateré-Mawé e Júlio Kamêr Apinajé. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8043. Acesso em: 30 set. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50476-
dc.description.abstractEste artigo pretende visibilizar o protagonismo de Cíntia Guajajara, Nhenety Kariri-Xocó, Nek'i Sateré-Mawé e Júlio Kamêr Apinajé no trabalho de fortalecimento de suas línguas e culturas. Trata-se de um relato das estratégias/ações adotadas frente aos desafios que impactam o fortalecimento etnolinguístico. Para sua elaboração tomamos por base as comunicações feitas no fórum Bilinguismo Indígena da Uneb (2022), os textos de autoria dos referidos protagonistas e as informações resultantes da nossa interação informal com eles. Essas trajetórias de trabalho reúnem elementos que nos possibilitam refletir sobre o potencial indígena na produção de conhecimentos sobre seus povos, nas inovações didáticas, ancoradas em suas cosmologias, além de fazer conhecer os problemas que mais impactam o seu modo de vida, o que justifica sua documentação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Pará - Centro de Ciências Sociais e Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleVisibilizando o protagonismo indígena : um esboço do trabalho de Cíntia Guajajara, Nhenety Kariri-Xocó, Nek'i Sateré-Mawé e Júlio Kamêr Apinajépt_BR
dc.title.alternativeMaking indigenous protagonism visible : an outline of the work of Cíntia Guajajara, Nhenety Kariri-Xocó, Nek'i Sateré-Mawé and Júlio Kamêr Apinajépt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordLínguas indígenaspt_BR
dc.subject.keywordCultura indígenapt_BR
dc.subject.keywordEducação indígenapt_BR
dc.rights.licenseA Revista COCAR esta Licenciada com Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. (CC BY) Fonte: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8043. Acesso em: 30 set. 2024.pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to highlight the leading role of Cíntia Guajajara, Nhenety Kariri-Xocó, Nek'i Sateré-Mawé and Júlio Kamêr Apinajé in the work of strengthening their languages and cultures. This is a report of the strategies/actions adopted in the face of challenges that impact ethnolinguistic strengthening. For its preparation, we based the work in the communications made during the Uneb Indigenous Bilingualism forum (2022), the texts authored by the aforementioned protagonists and the information resulting from our informal interaction with them. These work trajectories bring together elements that allow us to reflect on the indigenous potential in the production of knowledge about their people, in didactic innovations, anchored in their cosmologies, in addition to bringing awereness the problems that most impact their way of life, which justifies their documentation.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7354-8216pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0980-8359pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade do Estado da Bahiapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50476/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.