Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freire, Ricardo José Dourado | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Guilherme Bose da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T21:00:16Z | - |
dc.date.available | 2024-09-24T21:00:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Guilherme Bose da. A construção do timbre do clarinetista: um estudo da produção sonora com base nos princípios da psicoacústica. 2024. 87 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50436 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Buscou-se investigar, nesta dissertação, de caráter qualitativo e exploratório, o timbre do
clarinetista com base nos princípios advindos da psicoacústica, bem como as mudanças deste,
com base na execução de exercícios propostos, sem a modificação de materiais que compõem
os instrumentos. Observaram-se, em relação à revisão de literatura, dois pilares fundamentais
para o embasamento da pesquisa apresentada neste trabalho: as definições de acústica e de
psicoacústica propostas por Roederer (2022), Beranek (1986), Helmholtz (1895), juntamente a
outros teóricos. Como estratégia metodológica, utilizou-se o estudo de caso com a triangulação
dos dados obtidos para as análises, com base em diferentes óticas: objetiva, subjetiva e
bibliográfica, cruzando dados descritivos em entrevistas semiestruturadas com os dados
resultantes das gravações realizadas por oito clarinetistas profissionais. Os resultados indicam
que os ajustes realizados pelos instrumentistas para a execução dos exercícios possibilitaram
uma mudança significativa nas intensidades de diferentes harmônicos que compõem os timbres
particulares. As análises partiram das comparações das gravações dos exercícios, das
entrevistas e das definições teóricas. A utilização de ferramentas advindas da psicoacústica
permite que clarinetistas possam fazer seus ajustes individuais, com base em suas escutas,
permitindo a alteração tanto das afinações quanto das intensidades de frequências que compõem
seus sons complexos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A construção do timbre do clarinetista : um estudo da produção sonora com base nos princípios da psicoacústica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clarinetista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicoacústica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acústica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Performance musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clarinete | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This exploratory qualitative research aimed to investigate the clarinetist's timbre based on
principles arising from psychoacoustics. The objective was to investigate changes in timbre
through the execution of proposed exercises without modifying the materials that make up the
instruments. The literature review observed two fundamental pillars for the basis of the
research, namely, the definitions of acoustics and psychoacoustics brought by Roederer (2022),
Beranek (1986), Helmholtz (1895), together with other theorists. As a methodological strategy,
a case study was used with the triangulation of data obtained for analyzes from different
perspectives: objective, subjective and bibliographic, crossing descriptive data in semistructured interviews with data resulting from recordings made by eight professional
clarinetists. The results indicate that the adjustments made by the instrumentalists when
performing the exercises enabled a significant change in the intensities of different harmonics
that make up the particular timbres. The analyzes were based on comparisons of exercise
recordings, interviews and theoretical definitions. The use of tools derived from
psychoacoustics allows clarinetists to make individual adjustments based on their listening,
allowing them to change both the tunings and the frequency intensities that make up their
complex sounds. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|