Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50436
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
GuilhermeBoseDaSilva_DISSERT.pdf11,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire, Ricardo José Douradopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Guilherme Bose dapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T21:00:16Z-
dc.date.available2024-09-24T21:00:16Z-
dc.date.issued2024-09-24-
dc.date.submitted2024-04-25-
dc.identifier.citationSILVA, Guilherme Bose da. A construção do timbre do clarinetista: um estudo da produção sonora com base nos princípios da psicoacústica. 2024. 87 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50436-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2024.pt_BR
dc.description.abstractBuscou-se investigar, nesta dissertação, de caráter qualitativo e exploratório, o timbre do clarinetista com base nos princípios advindos da psicoacústica, bem como as mudanças deste, com base na execução de exercícios propostos, sem a modificação de materiais que compõem os instrumentos. Observaram-se, em relação à revisão de literatura, dois pilares fundamentais para o embasamento da pesquisa apresentada neste trabalho: as definições de acústica e de psicoacústica propostas por Roederer (2022), Beranek (1986), Helmholtz (1895), juntamente a outros teóricos. Como estratégia metodológica, utilizou-se o estudo de caso com a triangulação dos dados obtidos para as análises, com base em diferentes óticas: objetiva, subjetiva e bibliográfica, cruzando dados descritivos em entrevistas semiestruturadas com os dados resultantes das gravações realizadas por oito clarinetistas profissionais. Os resultados indicam que os ajustes realizados pelos instrumentistas para a execução dos exercícios possibilitaram uma mudança significativa nas intensidades de diferentes harmônicos que compõem os timbres particulares. As análises partiram das comparações das gravações dos exercícios, das entrevistas e das definições teóricas. A utilização de ferramentas advindas da psicoacústica permite que clarinetistas possam fazer seus ajustes individuais, com base em suas escutas, permitindo a alteração tanto das afinações quanto das intensidades de frequências que compõem seus sons complexos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA construção do timbre do clarinetista : um estudo da produção sonora com base nos princípios da psicoacústicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordClarinetistapt_BR
dc.subject.keywordPsicoacústicapt_BR
dc.subject.keywordAcústicapt_BR
dc.subject.keywordPerformance musicalpt_BR
dc.subject.keywordClarinetept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This exploratory qualitative research aimed to investigate the clarinetist's timbre based on principles arising from psychoacoustics. The objective was to investigate changes in timbre through the execution of proposed exercises without modifying the materials that make up the instruments. The literature review observed two fundamental pillars for the basis of the research, namely, the definitions of acoustics and psychoacoustics brought by Roederer (2022), Beranek (1986), Helmholtz (1895), together with other theorists. As a methodological strategy, a case study was used with the triangulation of data obtained for analyzes from different perspectives: objective, subjective and bibliographic, crossing descriptive data in semistructured interviews with data resulting from recordings made by eight professional clarinetists. The results indicate that the adjustments made by the instrumentalists when performing the exercises enabled a significant change in the intensities of different harmonics that make up the particular timbres. The analyzes were based on comparisons of exercise recordings, interviews and theoretical definitions. The use of tools derived from psychoacoustics allows clarinetists to make individual adjustments based on their listening, allowing them to change both the tunings and the frequency intensities that make up their complex sounds.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.