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2024_GizeleRamosMotaFernandes_DISSERT.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorKipnis, Bernardo-
dc.contributor.authorFernandes, Gizele Ramos Mota-
dc.date.accessioned2024-09-17T17:16:20Z-
dc.date.available2024-09-17T17:16:20Z-
dc.date.issued2024-09-17-
dc.date.submitted2024-06-28-
dc.identifier.citationFERNANDES, Gizele Ramos Mota. A escolarização de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida no Distrito Federal: desafios e implicações. 2024. 175 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50370-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a compreender o fenômeno de rompimento escolar vivenciado por adolescentes que cumprem medida socioeducativa em Meio Aberto em uma unidade socioeducativa do Distrito Federal. Ele tem como objetivo geral: Compreender a relação do adolescente em cumprimento de medida de Liberdade Assistida (LA) com a escola e suas consequências. A hipótese é que o desinteresse dos adolescentes pela escola está associado à sua trajetória escolar. Para tanto, lança-se mão de abordagem quantitativa e qualitativa exploratória e descritiva com a utilização dos seguintes instrumentos: coleta de dados nos bancos de dados e documentos do programa socioeducativo e Secretaria de Educação, aplicação de questionários, entrevista semiestruturada e análise documental. A coleta de dados foi realizada junto aos adolescentes, suas famílias, a equipe socioeducativa e as escolas que estão ou estiveram vinculados. Os resultados do estudo estão organizados no formato multipaper, disposto em três artigos. O primeiro artigo buscou descrever o perfil dos adolescentes em cumprimento de medida de meio aberto no DF. O segundo artigo, teve como objetivo analisar a trajetória escolar de 6 adolescentes vinculados à Gerência de Atendimento em Meio Aberto (GEAMA) de Samambaia. No que tange ao terceiro artigo, pretendeu-se compreender que tipo de educação tem sido ofertada aos alunos do Distrito Federal, a partir das escolas frequentadas por esses adolescentes. Os resultados sugerem que os adolescentes vinculados ao sistema socioeducativo do DF são, em sua maioria, Homens Cis1 , negros, na faixa etária de 16 a 18 anos, moradores da periferia, de baixa renda e que estão vinculados em família monoparentais, onde a mãe é a responsável e provedora do lar. Esses adolescentes vivenciam situações diversas de violência e violação de direitos. Entre os direitos violados tem-se o destaque para o direito à educação, onde os dados demonstram que mais de 98% desses adolescentes possuem distorção idade-série e a maioria encontra-se desvinculada da escola. Ao adentrar à trajetória escolar de 6 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de LA, é possível compreender o que está por trás desse desinteresse pela escola. Por meio do contato com as escolas que esses adolescentes estiveram vinculados foi possível constatar que estão permeadas por fatores que contribuem para entrega de uma educação de má qualidade, situação que impacta no processo de ensino aprendizagem desses alunos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA escolarização de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida no Distrito Federal : desafios e implicaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativas em meio abertopt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF)pt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEscolarizaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to understand the phenomenon of school disruption experienced by adolescents who comply with socio-educational measures in the Open Environment in a socio-educational unit in the Federal District. Its general objective is to: Understand the relationship between adolescents serving an Assisted Release (LA) measure and school and its consequences. The hypothesis is that adolescents lack of interest in school is associated with their school trajectory. To this end, an exploratory and descriptive quantitative and qualitative approach is used using the following instruments: data collection in databases and documents from the socio-educational program and Department of Education, application of questionnaires, semi-structured interviews and document analysis. Data collection was carried out with adolescents, their families, the socio-educational team and the schools that are or were linked. The results of the study are organized in multipaper format, arranged in three articles. The first article sought to describe the profile of adolescents complying with an open environment measure in DF. The second article aimed to analyze the school trajectory of 6 teenagers linked to the Gerência de Atendimento em Meio Aberto (GEAMA) of Samambaia. Regarding the third article, the aim was to understand which school has been offered to students in the Federal District, based on the schools attended by these teenagers. The results suggest that adolescents linked to the DF socio-educational system are, for the most part, Cis Men, black, aged between 16 and 18, living on the outskirts, low-income and living in a single-parent family, where the mother She is responsible and provider of the home. These adolescents experience various situations of violence and violation of rights. Among the violated rights, the right to education stands out, where data shows that more than 98% of these adolescents have age-grade distortion and the majority are disconnected from school. By exploring the school trajectory of 6 teenagers complying with socio-educational measures in LA, it is possible to understand what is behind this lack of interest in school. Through contact with the schools these teenagers were linked to, it was possible to verify that they are permeated by factors that contribute to the delivery of poor quality education, a situation that impacts the teaching-learning process of these students.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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