Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Maia, Helio José Santos | - |
dc.contributor.author | Carlos, Giovanny de Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T17:04:04Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T17:04:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-24 | - |
dc.identifier.citation | CARLOS, Giovanny de Menezes. A formação do técnico de enfermagem na Escola Técnica do Guará: um estudo sobre a relação da matemática no processo formativo. 2024. 149 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50368 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo compreender se, e como, a ausência de matemática,
disciplina da educação básica, no plano de curso de formação profissional do técnico em
enfermagem, oferecido pelo Centro de Educação Profissional Escola Técnica do Guará
Professora Teresa Ondina Maltese (CEP-ETG), da rede pública de ensino do Distrito
Federal, na modalidade subsequente ao ensino médio, pode interferir no processo
formativo dos alunos. Trata-se de um estudo com abordagem qualiquantitativa. A coleta
de dados ocorreu em novembro e dezembro de 2023, por meio da aplicação presencial
de um questionário e um teste avaliativo para 39 alunos ingressos e de um teste
avaliativo para 78 alunos que cursavam o último módulo teórico-prático do curso à
época. A análise dos dados foi feita com base nas regras da estatística descritiva. O
resultado revelou que os estudantes da ETG são, em sua maioria, do sexo feminino, com
idade entre 21 e 25 anos, solteiro(a), residente no próprio Guará/DF, com renda de até 1
salário mínimo, tendo concluído o ensino médio de 3 a 5 anos atrás, todo em escola
pública. Contudo, cada turno possui suas características específicas em relação ao
público-alvo do curso. Os resultados apontaram que os alunos ingressos entram com
proficiência insuficiente em saberes da matemática que são necessários para o
aprendizado de alguns saberes de enfermagem. Também demonstrou que os alunos em
fase de conclusão do último módulo apresentam proficiência insuficiente em saberes de
enfermagem que envolvam saberes de matemática. Logo, a ausência da matemática no
plano de curso interfere na formação desses alunos no que se refere ao aprendizado de
alguns saberes de enfermagem específicos e imprescindíveis para atuação no mercado
de trabalho. Como produto técnico, elaborou-se dois instrumentos de coletas de dados,
os testes avaliativos, que passaram por um processo de validação e, assim, poderão ser
usados em outros estudos semelhantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A formação do técnico de enfermagem na Escola Técnica do Guará : um estudo sobre a relação da matemática no processo formativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Guará (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to understand if, and how, the absence of mathematics, a basic
education subject, in the professional training course plan for nursing technicians,
offered by the Centro de Educação Profissional Escola Técnica do Guará Professor
Teresa Ondina Maltese (CEP- ETG), from the public education network of the Federal
District, in the modality subsequent to high school, can interfere in the students' training
process. This is a study with a qualitative and quantitative approach. Data collection
took place in November and December 2023, through the in-person application of a
questionnaire and an assessment test for 39 incoming students and an assessment test
for 78 students who were taking the last theoretical-practical module of the course at the
time. Data analysis was carried out based on the rules of descriptive statistics. The result
revealed that ETG students are, for the most part, female, aged between 21 and 25 years
old, single, resident in Guará/DF, with an income of up to 1 minimum wage, having
completed education middle school from 3 to 5 years ago, all in public school.
However, each shift has its specific characteristics in relation to the course’s target
audience. The results showed that incoming students enter with insufficient proficiency
in mathematics knowledge that is necessary for learning some nursing knowledge. It
also demonstrated that students completing the last module have insufficient proficiency
in nursing knowledge that involves mathematical knowledge. Therefore, the absence of
mathematics in the course plan interferes with the training of these students in terms of
learning some specific nursing knowledge that is essential for working in the job
market. As a technical product, two data collection instruments were created, the
evaluative tests, which went through a validation process and, therefore, can be used in
other similar studies. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación tiene como objetivo comprender si, y cómo, la ausencia de la
matemática, materia de educación básica, en el plan de cursos de formación profesional
de técnicos de enfermería, ofrecidos por el Centro de Educação Profissional Escola
Técnica do Guará Profesora Teresa Ondina Maltesa (CEP-ETG), de la red de educación
pública del Distrito Federal, en la modalidad posterior a la secundaria, puede interferir
en el proceso de formación de los estudiantes. Se trata de un estudio con un enfoque
cualitativo y cuantitativo. La recolección de datos se realizó en noviembre y diciembre
de 2023, mediante la aplicación presencial de un cuestionario y una prueba de
evaluación a 39 estudiantes ingresantes y una prueba de evaluación a 78 estudiantes que
en ese momento cursaban el último módulo teórico-práctico de la carrera. El análisis de
los datos se realizó con base en las reglas de la estadística descriptiva. El resultado
reveló que los estudiantes de la ETG son en su mayoría mujeres, con edades entre 21 y
25 años, solteros, residentes en Guará/DF, con ingresos de hasta 1 salario mínimo, con
educación media completa de 3 a 5 Hace años, todos en la escuela pública. Sin
embargo, cada turno tiene sus características específicas en relación al público objetivo
del curso. Los resultados mostraron que los estudiantes entrantes ingresan con un
dominio insuficiente de los conocimientos matemáticos necesarios para aprender
algunos conocimientos de enfermería. También demostró que los estudiantes que
completaron el último módulo tienen un dominio insuficiente en conocimientos de
enfermería que involucran conocimientos matemáticos. Por tanto, la ausencia de
matemáticas en el plan docente interfiere en la formación de estos estudiantes en cuanto
al aprendizaje de algunos conocimientos específicos de enfermería imprescindibles para
desempeñarse en el mercado laboral. Como producto técnico, se crearon dos
instrumentos de recolección de datos, las pruebas evaluativas, las cuales pasaron por un
proceso de validación y, por tanto, pueden ser utilizadas en otros estudios similares. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|