Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mello, Ana de Oliveira Frazão Vieira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima Filho, Antônio Francisco Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T20:30:16Z | - |
dc.date.available | 2024-09-10T20:30:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-25 | - |
dc.identifier.citation | FILHO, Antônio Francisco Pereira Lima. A publicidade de vigilância frente ao arcabouço normativo brasileiro de proteção do consumidor. 2024. 153 f. Dissertação (Mestrado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50323 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto tem como objeto de pesquisa investigar a publicidade de vigilância e seu
enquadramento regulatório no arcabouço normativo brasileiro. Com base nisso, o texto é
norteado pela seguinte pergunta de pesquisa: "A publicidade de vigilância precisa de
regulação específica no Brasil, ou a legislação atual é suficiente para proteger o
consumidor ante a publicidade de vigilância?" Com isso, foram elaboradas duas hipóteses
de respostas à pergunta realizada. A primeira é a de que a publicidade de vigilância deve
ser regulada com uma nova regulação específica que coíba a sua prática; já a outra
hipótese é a de que é possível proteger o consumidor por meio de uma interpretação
atualizada da legislação vigente. Tendo escolhido o método hipotético dedutivo, o texto
faz uso de pesquisa bibliográfica com o apoio de livros, artigos, sites jornalísticos
especializados e entidades governamentais, além de julgados de tribunais brasileiros e
estrangeiros. Por fim, concluiu-se que a publicidade de vigilância gera um agravamento
da vulnerabilidade informacional do consumidor, que ela pode ser considerada como
abusiva e que o arcabouço jurídico atual é capaz de proteger o consumidor, desde que
seja realizada uma interpretação atualizada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A publicidade de vigilância frente ao arcabouço normativo brasileiro de proteção do consumidor | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Publicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This text focuses on the research subject of surveillance advertising and its regulatory
framework within the Brazilian normative framework. Based on this, the text is guided
by the following research question: "Does surveillance advertising require specific
regulation in Brazil, or is the current legislation sufficient to protect the consumer against
surveillance advertising?" Consequently, two hypotheses were formulated in response to
the posed question. The first suggests that surveillance advertising should be regulated
with a new specific regulation to curb its practice, while the other hypothesis proposes
that it is possible to protect the consumer through an updated interpretation of existing
legislation. Having chosen the hypothetical deductive method, the text relies on
bibliographic research supported by books, articles, specialized news websites, and
government entities, in addition to judgments from brazilian and foreign courts. In
conclusion, it was found that surveillance advertising exacerbates the informational
vulnerability of the consumer, can be considered abusive, and that the current legal
framework is capable of protecting the consumer, provided an updated interpretation is
applied. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Direito (FD) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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