Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende | - |
dc.contributor.author | Santos, Marcello José Barbosa dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-30T15:39:38Z | - |
dc.date.available | 2024-08-30T15:39:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-15 | - |
dc.identifier.citation | ALVARES, Lillian Maria Araujo de Rezende; SANTOS, Marcello José Barbosa dos. Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino. Inclusão Social, Brasília, v. 17, n. 2, 2024. DOI: https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/6454. Acesso em: 30 ago. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50242 | - |
dc.description.abstract | Explora os complexos desafios, problemas persistentes e contratempos inesperados, contidos no ecossistema educacional e que inevitavelmente levam às lacunas de ensino e aprendizagem. Analisa toda a extensão de sua cadeia de ocorrências, passando por saber o que causa tais fragilidades e que medidas podem ser tomadas para evitar que aconteçam. Apresenta sucintamente as teorias de aprendizagem, seguido das contribuições dos grandes pensadores da educação, com destaque para David Paul Ausubel (1918-2008), com sua aprendizagem significativa e alguns modelos de ensino e aprendizagem, com destaque para o modelo A systems framework of the teaching/learning process de William G. Huitt (1995). De outro lado, traz os constructos do ensino, ressaltando que o processo se refere ao fluxo de conhecimento do professor ao aluno, ou em amplo entendimento, do ensinante ao aprendente, do educador ao educando. Traz John Dewey (1859-1952), o educador que defendeu a necessidade de um ensino contextualizado e orientado aos interesses individuais dos alunos. O trabalho finaliza considerando os principais propulsores da educação do século 21 e encerra propondo algumas iniciativas de mitigação dos problemas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Ibict | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino | pt_BR |
dc.type | Anais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY SA) | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.unidade | Curso de Museologia (FCI-Museologia) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|