Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50188
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ContribuicoesVadimAndreevich.pdf370,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_VadimAndreevichKrutetskii.pdf340,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Weberson Campos-
dc.contributor.authorMoreira, Geraldo Eustáquio-
dc.date.accessioned2024-08-27T13:35:17Z-
dc.date.available2024-08-27T13:35:17Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.citationFERREIRA, Weberson Campos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. As contribuições de Vadim Andreevich Krutetskii para o campo das altas habilidades/superdotação em matemática. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 7, n. 3, p. 1–24, 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-69584. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/69584. Acesso em: 27 ago. 2024.pt_BR
dc.identifier.citation_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Weberson Campos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Vadim Andreevich Krutetskii's contributions to the field of high abilities/giftedness in mathematics. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 7, n. 3, p. 1–24, 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-69584. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/69584/37602. Acesso em: 27 ago. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50188-
dc.descriptionEste artigo é uma versão revista e ampliada da comunicação científica intitulada “A atualidade da teoria de Krutetskii e as perspectivas de investigação das altas habilidades/superdotação em matemática” apresentada no IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática (CIBEM), realizado em dezembro de 2022, ver (FERREIRA; MOREIRA, 2023).pt_BR
dc.description.abstractCom a afirmação da Educação Matemática como área de investigação e, mais recentemente, com a emergência da Educação Matemática Inclusiva, as pesquisas sobre a superdotação matemática suscitam discussões sobre a sua definição. Ainda que diferentes autores se refiram à teoria de Krutetskii como a mais completa tentativa de explicação do fenômeno, sua obra é frequentemente citada pelo fato de ser considerada pioneira, mas, raramente, destacam as potencialidades de análise que sua concepção de superdotação matemática apresenta. Este artigo é um estudo teórico, bibliográfico e tem como objetivo discutir a relevância da teoria krutetskiiana para os estudos sobre a superdotação matemática na atualidade. Foi possível identificar convergência com teorias de superdotação contemporâneas e que, do ponto de vista da pesquisa científica, a teoria krutetskiiana nos apresenta ricos elementos que podem nos ajudar a refletir sobre os aspectos teórico-metodológicos de nossas investigações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs contribuições de Vadim Andreevich Krutetskii para o campo das altas habilidades/superdotação em matemáticapt_BR
dc.title.alternativeVadim Andreevich Krutetskii's contributions to the field of high abilities/giftedness in mathematicspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordKrutetskii, Vadim Andreevichpt_BR
dc.subject.keywordSuperdotaçãopt_BR
dc.subject.keywordHabilidades matemáticaspt_BR
dc.subject.keywordPesquisapt_BR
dc.subject.keywordTeoriapt_BR
dc.rights.license(CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. fONTE: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/69584. Acesso em: 27 ago. 2024..pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-69584pt_BR
dc.description.abstract1With the affirmation of Mathematics Education as a research fieldand, more recently, with the emergence of Inclusive Mathematics Education, research on mathematical giftedness raises discussions about its definition. Although different authors refer to Krutetskii's theory as the most complete attempt to explain the phenomenon, his work is often cited for being considered a pioneer, but rarely highlight the potential for analysisthat his conception of mathematical giftedness presents. This article is a theoretical and bibliographical study and aims to discuss the relevance of Krutetskii's theory for studies on mathematical giftednessnowadays. It was possible to identify convergence with the contemporary theories and that, from the point of view of scientific research, Krutetskiiantheory presents us with rich elements that can nosapresenta ricos elementos que podem nos ajudar a refletir sobre os aspectos teórico-metodológicos de nossas investigações.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3077-1004pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1455-6646pt_BR
dc.contributor.affiliationSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federalpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.