Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gandolfi, Lenora | pt_BR |
dc.contributor.author | Villar, Michelle Procópio De Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T21:00:35Z | - |
dc.date.available | 2024-08-22T21:00:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-08 | - |
dc.identifier.citation | VILLAR, Michelle Procópio de Oliveira. Eficácia de um programa de remediação fonológica coletiva para escolares com dificuldade de aprendizagem do 3º e 4º ano do ensino fundamental. 2023. 79 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50139 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Estudos mostram a ineficiência na formação de leitores no Brasil e a
necessidade de se questionar a respeito das atuais estratégias de ensino adotadas
no sistema escolar público, principalmente em comunidade com nível socioeconômico
baixo. É necessário o entendimento do que funciona na educação, e para esse
conhecimento, é necessária a implementação de práticas baseadas em evidências.
Objetivo: Desenvolver um programa de remediação fonológica coletivo e verificar a
eficácia desse programa em crianças expostas à situação de vulnerabilidade social.
Métodos: Este trabalho foi dividido em dois estudos. O estudo I trata do programa de
intervenção coletivo que foi desenvolvido em 17 sessões com duração de 120
minutos, sendo realizado 2 vezes por semana e estruturado com atividades de caráter
visual e auditivo. Já o estudo II trata-se de um estudo experimental e longitudinal,
realizado em ambiente escolar, cuja amostra foi composta por 40 escolares do terceiro
e quarto ano do ensino fundamental com dificuldades escolares. Os escolares foram
selecionados mediante indicação do professor regente, avaliação do nível cognitivo
(Raven) e das habilidades cognitivo-linguísticas, além de serem divididos em grupo
experimental e controle. O grupo experimental foi submetido à intervenção em
remediação fonológica e ambos os grupos foram reavaliados após a intervenção por
meio do mesmo protocolo (habilidades cognitivo-linguísticas) utilizado na avaliação
inicial. Para a análise da pré e pós-intervenção, foi utilizado o Teste dos Postos
Sinalizados de Wilcoxon. Resultados: Observou-se que os escolares do grupo de
intervenção melhoraram o desempenho nas habilidades pertinentes à leitura e escrita
na pós-testagem. Entretanto, vale ressaltar que não foi observada diferença
estatisticamente significativa na prova de conhecimento do alfabeto na pós-testagem.
Conclusão: O programa de remediação fonológica demonstrou ter efeitos positivos
em escolares com dificuldade escolar. Dessa forma, faz-se necessária uma amostra
mais representativa para que se consiga obter melhores parâmetros e aprimoramento
do programa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Eficácia de um programa de remediação fonológica coletiva para escolares com dificuldade de aprendizagem do 3º e 4º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: Studies show the inefficiency in the formation of readers in Brazil and
the need to question the current teaching strategies adopted in the public school
system, especially in communities with low socioeconomic status. It is necessary
to know what works in education, and for this knowledge, the implementation of
evidence-based practices is required. Objective: To develop a collective
phonological remediation program and to verify the effectiveness of this program
in children exposed to a situation of social vulnerability. Methods: This work was
divided into two studies. Study I: The collective intervention program was
developed in 17 sessions lasting 120 minutes, held twice a week and structured
with visual and auditory activities. Study II: This was an experimental and
longitudinal study, carried out in a school environment, whose sample was
composed of 40 students in the third and fourth grades of elementary school with
school difficulties. The students were selected by the teacher's indication, cognitive
level evaluation (Raven) and cognitive-linguistic abilities and were divided into
experimental and control groups. The experimental group was submitted to
phonological remediation intervention, and both groups were re-evaluated after the
intervention using the same protocol (cognitive-linguistic skills) used in the initial
evaluation. Wilcoxon's Signaled Positions Test was used for the pre- and postintervention analysis. Results: It was observed that the schoolchildren in the
intervention group improved their performance in skills pertinent to reading and
writing in the post-testing. However, it is worth noting that no statistically significant
difference was observed in the alphabet knowledge test at post-testing.
Conclusion: The phonological remediation program has shown to have positive
effects in school-age children with learning difficulties. Thus, a more representative
sample is needed in order to obtain better parameters and improve the program. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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