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2023_ThaisEvangelistaCoutinho_DISSERT.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCappellaro, Mauro Guilherme Maidana-
dc.contributor.authorCoutinho, Thaís Evangelista-
dc.date.accessioned2024-08-22T12:59:08Z-
dc.date.available2024-08-22T12:59:08Z-
dc.date.issued2024-08-22-
dc.date.submitted2023-09-21-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Thaís Evangelista. Instituições de pesca no Brasil: trajetórias, mudanças e grupos de interesse entre 1962 e 2022. 2023. 347 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50117-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pesca marinha, interior e a aquicultura desempenham um papel crucial na segurança alimentar, na cultura e nos meios de subsistência de milhões de pessoas que dependem da pesca para obter rendimentos e nutrição essencial. No Brasil, embora a pesca ocupe uma parte insignificante do PIB nacional, ela tem importância social, econômica e cultural, principalmente para os pescadores artesanais e populações vulneráveis. O Brasil tem um histórico de negligência na gestão pesqueira, representado pela instabilidade política institucional, pela má implementação de políticas públicas e pela falta de dados oficiais sobre o estado dos estoques pesqueiros. Partindo do pressuposto de que o cenário atual da pesca nacional é resultado de décadas de políticas públicas falhas, realizei uma análise histórica para compreender como os grupos de interesse da pesca industrial e a instabilidade das instituições formais de pesca estão relacionados com o cenário atual da pesca nacional na qual o pilar ambiental da sustentabilidade não está presente. Divide essa pesquisa em duas partes. Na primeira, conduzi uma investigação histórica sobre como os grupos de interesse da pesca industrial se tornaram mais ativos e influentes e as estratégias que utilizaram para direcionar as políticas públicas para a pesca. Na segunda parte, proponho duas causas potenciais que poderiam explicar a insustentabilidade ambiental da pesca: (C₁) grupos de interesse organizados da pesca industrial e (C₂) instabilidade institucional. O C₁ baseou-se na teoria dos grupos de interesse e na evidência empírica de que as políticas públicas estabelecidas para a pesca industrial nas décadas de 1960, 1970 e 1980 promoveram o fortalecimento e a organização de grupos de interesse que passaram a atuar para influenciar as políticas públicas em favor da pesca industrial. O C₂ propõe que a instabilidade das instituições governamentais pesqueiras, observada desde a segunda metade da década de 1990, interferiu na implementação das políticas públicas para a pesca. A pesquisa tem um recorte temporal entre 1962 e 2022, que começa com a criação da Sudepe autarquia federal que foi responsável pelas políticas para a pesca por mais de duas décadas e termina no último ano do governo de extrema direita eleito em 2018. Os conceitos e os modelos teóricos que nortearam a análise desta pesquisa são da tradição do Institucionalismo Histórico. Apliquei a metodologia de pesquisa histórica na primeira fase e, na segunda, utilizei a metodologia da congruência como modelo de investigação de estudo de caso que permitiu fazer inferências sobre relações causais. As evidências analisadas indicam que as ideias que existiam sobre o potencial de produção pesqueira no Brasil e os seus possíveis benefícios socioeconômicos foram os motivadores para a implementação de políticas voltadas ao desenvolvimento da indústria de pesca. Essas forneceram incentivos para a organização e fortalecimentos dos grupos de interesse da pesca industrial que passaram a atuar de maneira contundente para influenciar o desenvolvimento de políticas que servissem aos seus interesses. Após o fim da Sudepe e a criação do Ibama, já no começo da década de 1990 esses grupos agiram contra as políticas destinadas a recuperação de estoques pesqueiros sobre-explorados. As evidências indicam que a instabilidade institucional observada a partir da década de 1990 está possivelmente relacionada com as ações dos grupos de interesse da pesca industrial para combater as políticas ambientais implementadas. O governo de extrema direita eleito em 2018 retirou os órgãos ambientais federais da gestão da pesca e nomeou um representante da pesca industrial como chefe do novo departamento responsável pelo setor pesqueiro. Compreender como essas causas contribuíram para a construção do cenário atual da pesca nacional brasileira pode ajudar a planejar um caminho para uma pesca sustentável no médio e longo prazo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInstituições de pesca no Brasil : trajetórias, mudanças e grupos de interesse entre 1962 e 2022pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPescapt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordBrasilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoTorres, Leandra Regina Gonçalves-
dc.description.abstract1Marine and inland fisheries and aquaculture have a crucial role in the food security, culture, and livelihoods of millions of people who depend on fisheries for income and essential nutrition. In Brazil, although fishing occupies an insignificant part of the national GDP, it has social, economic, and cultural importance, mainly for artisanal fishermen and vulnerable populations. Brazil has a history of negligence in fisheries management, represented by institutional political instability, the poor implementation of public policies, and the lack of official data on the state of fish stocks. Assuming that the current scenario of national fishing is the result of decades of flawed public policies, we propose to conduct a historical analysis to understand how interest groups linked to industrial fishing and the instability of formal fishing institutions are related to the current scenario of the Brazilian fishing sector, in which the environmental pillar of sustainability is not present. In this research, I split it into two parts. In the first phase, I conducted a historical investigation on how organized industrial fisheries interest groups became more active and influential and the strategies they used to influence fisheries policies. In the second part, I propose two potential causes that could explain the outcome: (C₁) organized industrial fisheries interest groups and (C₂) institutional instability. The C₁ was based on the theory of interest groups and empirical evidence that public policies established for industrial fishing in the 1960s, 1970s, and 1980s promoted the strengthening and organization of interest groups that began to act to influence public policies in favor of industrial fishing. The C₂ proposes that the instability of government fisheries institutions, observed since the second half of the 1990s, interfered in the implementation of fisheries public policies. The research has a time frame between 1962 and 2022, which begins with the creation of a federal autarchy that was exclusively responsible for fisheries policies for more than two decades and ends with the last year of the far-right government elected in 2018. The concepts and theoretical models that guided the analysis in this research come from the tradition of Historical Institutionalism. I applied historical research methodology in the first phase, and in the second, I used congruence methodology as a case study investigation model that enabled us to make inferences about causal relationships. The results show evidence that the ideas that existed about the potential for fisheries production and socioeconomic benefits in Brazil were the motivators for the implementation of fishery policies that provided incentives for the action of industrial fisheries interest groups and their role in influencing the development of policies that serve their interests. These groups acted against policies aimed at restricting the fishing of overexploited fish stocks, which began in the early 1990s. Evidence shows that the institutional instability observed since the mid-1990s is possibly related to the actions of these interest groups to reduce policies focused on the conservation and recovery of overfished stocks. The far-right government elected in 2018 withdrew the federal environmental agencies from fishing management and appointed a representative of industrial fishing as the head of the new department responsible for the fisheries sector. Understanding how these causes have contributed to the construction of the current scenario of Brazilian national fisheries can help plan a path for sustainable fisheries in the medium and long term.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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