Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cappellaro, Mauro Guilherme Maidana | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Thaís Evangelista | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T12:59:08Z | - |
dc.date.available | 2024-08-22T12:59:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-21 | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, Thaís Evangelista. Instituições de pesca no Brasil: trajetórias, mudanças e grupos de interesse entre 1962 e 2022. 2023. 347 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50117 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesca marinha, interior e a aquicultura desempenham um papel crucial na segurança
alimentar, na cultura e nos meios de subsistência de milhões de pessoas que dependem da
pesca para obter rendimentos e nutrição essencial. No Brasil, embora a pesca ocupe uma parte
insignificante do PIB nacional, ela tem importância social, econômica e cultural,
principalmente para os pescadores artesanais e populações vulneráveis. O Brasil tem um
histórico de negligência na gestão pesqueira, representado pela instabilidade política
institucional, pela má implementação de políticas públicas e pela falta de dados oficiais sobre
o estado dos estoques pesqueiros. Partindo do pressuposto de que o cenário atual da pesca
nacional é resultado de décadas de políticas públicas falhas, realizei uma análise histórica para
compreender como os grupos de interesse da pesca industrial e a instabilidade das instituições
formais de pesca estão relacionados com o cenário atual da pesca nacional na qual o pilar
ambiental da sustentabilidade não está presente. Divide essa pesquisa em duas partes. Na
primeira, conduzi uma investigação histórica sobre como os grupos de interesse da pesca
industrial se tornaram mais ativos e influentes e as estratégias que utilizaram para direcionar
as políticas públicas para a pesca. Na segunda parte, proponho duas causas potenciais que
poderiam explicar a insustentabilidade ambiental da pesca: (C₁) grupos de interesse
organizados da pesca industrial e (C₂) instabilidade institucional. O C₁ baseou-se na teoria dos
grupos de interesse e na evidência empírica de que as políticas públicas estabelecidas para a
pesca industrial nas décadas de 1960, 1970 e 1980 promoveram o fortalecimento e a
organização de grupos de interesse que passaram a atuar para influenciar as políticas públicas
em favor da pesca industrial. O C₂ propõe que a instabilidade das instituições governamentais
pesqueiras, observada desde a segunda metade da década de 1990, interferiu na
implementação das políticas públicas para a pesca. A pesquisa tem um recorte temporal entre
1962 e 2022, que começa com a criação da Sudepe autarquia federal que foi responsável pelas
políticas para a pesca por mais de duas décadas e termina no último ano do governo de
extrema direita eleito em 2018. Os conceitos e os modelos teóricos que nortearam a análise
desta pesquisa são da tradição do Institucionalismo Histórico. Apliquei a metodologia de
pesquisa histórica na primeira fase e, na segunda, utilizei a metodologia da congruência como
modelo de investigação de estudo de caso que permitiu fazer inferências sobre relações
causais. As evidências analisadas indicam que as ideias que existiam sobre o potencial de
produção pesqueira no Brasil e os seus possíveis benefícios socioeconômicos foram os motivadores para a implementação de políticas voltadas ao desenvolvimento da indústria de pesca. Essas forneceram incentivos para a organização e fortalecimentos dos grupos de
interesse da pesca industrial que passaram a atuar de maneira contundente para influenciar o
desenvolvimento de políticas que servissem aos seus interesses. Após o fim da Sudepe e a
criação do Ibama, já no começo da década de 1990 esses grupos agiram contra as políticas
destinadas a recuperação de estoques pesqueiros sobre-explorados. As evidências indicam que
a instabilidade institucional observada a partir da década de 1990 está possivelmente
relacionada com as ações dos grupos de interesse da pesca industrial para combater as
políticas ambientais implementadas. O governo de extrema direita eleito em 2018 retirou os
órgãos ambientais federais da gestão da pesca e nomeou um representante da pesca industrial
como chefe do novo departamento responsável pelo setor pesqueiro. Compreender como
essas causas contribuíram para a construção do cenário atual da pesca nacional brasileira pode
ajudar a planejar um caminho para uma pesca sustentável no médio e longo prazo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Instituições de pesca no Brasil : trajetórias, mudanças e grupos de interesse entre 1962 e 2022 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesca | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Torres, Leandra Regina Gonçalves | - |
dc.description.abstract1 | Marine and inland fisheries and aquaculture have a crucial role in the food security, culture,
and livelihoods of millions of people who depend on fisheries for income and essential
nutrition. In Brazil, although fishing occupies an insignificant part of the national GDP, it has
social, economic, and cultural importance, mainly for artisanal fishermen and vulnerable
populations. Brazil has a history of negligence in fisheries management, represented by
institutional political instability, the poor implementation of public policies, and the lack of
official data on the state of fish stocks. Assuming that the current scenario of national fishing
is the result of decades of flawed public policies, we propose to conduct a historical analysis
to understand how interest groups linked to industrial fishing and the instability of formal
fishing institutions are related to the current scenario of the Brazilian fishing sector, in which
the environmental pillar of sustainability is not present. In this research, I split it into two
parts. In the first phase, I conducted a historical investigation on how organized industrial
fisheries interest groups became more active and influential and the strategies they used to
influence fisheries policies. In the second part, I propose two potential causes that could
explain the outcome: (C₁) organized industrial fisheries interest groups and (C₂) institutional
instability. The C₁ was based on the theory of interest groups and empirical evidence that
public policies established for industrial fishing in the 1960s, 1970s, and 1980s promoted the
strengthening and organization of interest groups that began to act to influence public policies
in favor of industrial fishing. The C₂ proposes that the instability of government fisheries
institutions, observed since the second half of the 1990s, interfered in the implementation of
fisheries public policies. The research has a time frame between 1962 and 2022, which begins
with the creation of a federal autarchy that was exclusively responsible for fisheries policies
for more than two decades and ends with the last year of the far-right government elected in
2018. The concepts and theoretical models that guided the analysis in this research come from
the tradition of Historical Institutionalism. I applied historical research methodology in the
first phase, and in the second, I used congruence methodology as a case study investigation
model that enabled us to make inferences about causal relationships. The results show
evidence that the ideas that existed about the potential for fisheries production and socioeconomic benefits in Brazil were the motivators for the implementation of fishery policies
that provided incentives for the action of industrial fisheries interest groups and their role in
influencing the development of policies that serve their interests. These groups acted against
policies aimed at restricting the fishing of overexploited fish stocks, which began in the early
1990s. Evidence shows that the institutional instability observed since the mid-1990s is possibly related to the actions of these interest groups to reduce policies focused on the
conservation and recovery of overfished stocks. The far-right government elected in 2018
withdrew the federal environmental agencies from fishing management and appointed a
representative of industrial fishing as the head of the new department responsible for the
fisheries sector. Understanding how these causes have contributed to the construction of the
current scenario of Brazilian national fisheries can help plan a path for sustainable fisheries in
the medium and long term. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|