Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Elimar Pinheiro do | - |
dc.contributor.author | Souza, Juliana Ramos Parreira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-21T20:35:33Z | - |
dc.date.available | 2024-08-21T20:35:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-13 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Juliana Ramos Parreira de. O consumo sustentável de roupas é uma utopia? Estudo sobre o consumo de pessoas com conhecimento dos impactos socioambientais da indústria de vestuário. 2023. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50100 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A indústria da moda tem sido apontada por diversos estudos acadêmicos e por
movimentos sociais e políticos como geradora de sérios impactos sociais e ambientais
relacionados à rapidez com que a produção, o consumo e o descarte de roupas
acontecem, produzindo poluição e trabalho precário em desacordo com os Objetivos
do Desenvolvimento Sustentável. Esta pesquisa se propõe a analisar o consumo
sustentável na área de moda, partindo das seguintes perguntas: o consumo
sustentável é resultado do acesso a informações sobre sustentabilidade? O que é
necessário para que mais consumidores mudem seu comportamento de consumo,
tornando-o mais sustentável? A partir destas perguntas norteadoras, a pesquisa foi
dividida em duas etapas. Na primeira, foram avaliados, por meio de um survey com
178 participantes, o nível de conhecimento (bom, médio, fraco) a respeito dos
impactos ambientais e sociais da indústria da moda e o nível de comportamento de
consumo (degradador, potencial, insustentável, quase perfeito, ideal). A segunda
etapa, por meio de entrevistas semiestruturadas, foram entrevistados 20 participantes
da primeira etapa que atingiram o “nível quase perfeito” de comportamento de
consumo sustentável, com a finalidade de identificar o que os levou a desenvolver um
comportamento de consumo sustentável. Como principais resultados, identificou-se
que conhecer os impactos sociais e ambientais é uma das motivações que influencia
os consumidores a adotarem comportamentos de consumo sustentáveis de roupas.
Além dela surgiram questões como melhor custo-benefício no consumo sustentável,
autoconhecimento, influência do meio, facilidade no acesso e consumo com propósito
social. Quando analisado o comportamento de consumo sustentável constatou-se que
a fase de descarte apresentou o melhor desempenho dentre os participantes. Já com
relação ao comportamento de consumo de roupas usadas e de manutenção na fase
de uso foram as com menor desempenho. Outro resultado que chama atenção é o
perfil dos entrevistados que em sua maioria são de renda média ou média baixa.
Sugere-se que futuras pesquisas aprofundem sobre os desafios ao longo das fases
do comportamento de consumo e o consumo sustentável entre pessoas de renda
familiar média-baixa, até 7 mil reais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O consumo sustentável de roupas é uma utopia? Estudo sobre o consumo de pessoas com conhecimento dos impactos socioambientais da indústria de vestuário | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumo sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria da moda | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The fashion industry has been pointed out by several academic studies and by social
and political movements as a generator of serious social and environmental problems
related to the speed with which the production, consumption and disposal of clothes
take place, producing precarious work in disagreement with the Objectives of
Sustainable Development. This research proposes to analyze sustainable
consumption in the fashion area, based on the following questions: is sustainable
consumption the result of access to information on sustainability? What is needed for
more consumers to change their consumption behavior, making it more sustainable?
Based on these guiding questions, the research was divided into two stages. In the
first one, through a survey with 178 participants, the level of knowledge (good, medium,
weak) regarding the environmental and social impacts of the fashion industry and the
level of consumption behavior (degrading, potential, unsustainable, almost perfect,
ideal). In the second stage, through semi-structured interviews, 20 participants from
the first stage who reached the “almost perfect level” of sustainable consumption
behavior were encouraged, in order to identify what led them to develop a sustainable
consumption behavior. As main results, it was identified that knowing the social and
environmental impacts is one of the motivations that influence consumers to adopt
clothing consumption habits. In addition, there were issues such as better cost effectiveness in sustainable consumption, self-knowledge, influence of the
environment, ease of access and consumption with a social purpose. When analyzing
the behavior of sustainable consumption, it was found that the disposal phase
presented the best performance among the participants. Regarding the behavior of
consumption of used clothes and maintenance in the use phase, they were the ones
with the lowest performance. Another result that draws attention is the profile of the
preparations, which are mostly of medium or low-middle income. It is suggested that
future research deepen the challenges throughout the stages of consumption behavior
and sustainable consumption among people with medium-low family income, up to 7
thousand reais. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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