Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barreto, Cristiane Gomes | - |
dc.contributor.author | Jordão, Georgia Moutella | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-21T20:14:25Z | - |
dc.date.available | 2024-08-21T20:14:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-24 | - |
dc.identifier.citation | JORDÃO, Georgia Moutella. A Política Nacional de Agroecologia e produção orgânica sob a perspectiva do nexus água-energia-alimento: uma proposta para analisar e (re)integrar a política no Governo Federal. 2023. 208 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50098 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) foi instituída pelo
Decreto n° 7.794 em 2012, com o objetivo de integrar, articular e adequar políticas,
programas e ações indutoras da transição agroecológica e da produção orgânica e de base
agroecológica (BRASIL, 2012). Em que pese a existência de trabalhos que abordaram a
análise da concepção, dos resultados, dos impactos e, mais recentemente, o desmonte desta
política pública, depois de 10 anos da publicação da PNAPO, ainda restam lacunas de
conhecimento sobre (i) quais impactos as mudanças institucionais recentes (2016-2020)
provocaram na estrutura de governança da política no âmbito do Governo Federal; e,
ii) meios de alavancagem da PNAPO enquanto um arranjo institucional coordenado.
Considerando a convergência entre os objetivos da PNAPO e o potencial integrador inerente
à abordagem conceitual WEF (water-energy-food) Nexus, operacionalizou-se esta
racionalidade em orientações e ferramentas analíticas. Para explorar as lacunas de
conhecimento identificadas conduziu-se uma revisão da literatura científica acerca da
abordagem WEF Nexus. Propôs-se a categorização dos principais enfoques WEF Nexus em
um conjunto de perspectivas analíticas e combinando-as com ferramentas de redes sociais,
elas foram utilizadas como orientação para analisar os impactos das mudanças
institucionais recentes (2016-2020) na estrutura de governança da PNAPO no Governo
Federal. Os resultados da pesquisa evidenciam que a rede interministerial responsável pela
governança da agenda de segurança socioambiental da PNAPO está, em 2021, enfraquecida,
formalmente desarticulada e que 80% das iniciativas relacionadas à agenda de segurança
socioambiental estão contraditoriamente setorializadas no MAPA e em entidades vinculadas
ao órgão, nomeadamente a Anater, o Incra e a Embrapa. Para identificar formas de
alavancar a execução do PNAPO no Governo enquanto um arranjo coordenado, três
ferramentas inspiradas no WEF Nexus foram desenvolvidas e aplicadas com gestores e ex gerentes da PNAPO no setor público: a Matriz de Sinergias e Trade offs, a MSTO; as
medidas sínteses de precedência, dependência e co-dependência; e as redes de cooperação
intersetorial. A partir da triangulação dos insumos da seção de análise com os feedbacks das
ferramentas, a pesquisa conclui que o MMA, INCRA, Anater e Embrapa, setores centrais da
rede de governança da agenda de segurança socioambiental da PNAPO, não possuem, na
conjuntura política e econômica do governo federal vigente (2019-2022), capacidade
institucional para coordenar a manutenção da política no governo central. Por fim,
recomenda-se, mediante ajustes estruturais, que a governança informal em prática pela
Coordenação de Produção Orgânica do MAPA deva ser a principal inspiração para
gerenciar a manutenção da política no governo vigente. No modelo de governança proposto
para gerenciar a PNAPO no Governo Federal, identifica-se a necessidade de criação de um
painel técnico presidido pelo MMA e com atribuições e funções de controle e de apoio à
tomada de decisão. A tese discute a construção de um arranjo institucional interministerial
que serve tanto para minimizar perdas em contextos políticos antagônicos ao
impulsionamento da agricultura familiar sustentável, quanto para impulsionar uma retomada
mais eficaz em uma eventual guinada de política que traga movimentos mais alinhados aos
objetivos da política. Complementarmente, a pesquisa de tese propõe um roteiro de
aplicação da abordagem WEF Nexus para análise e coordenação de políticas intersetoriais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A Política Nacional de Agroecologia e produção orgânica sob a perspectiva do nexus água-energia-alimento : uma proposta para analisar e (re)integrar a política no Governo Federal | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rede de ação pública e Política de Agroecologia | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Távora, Renata Souza | - |
dc.description.abstract1 | The National Policy on Agroecology and Organic Production (PNAPO) was established by
Decree No. 7,794 in 2012, with the aim of integrating, articulating and adapting policies,
programs and actions that induce the agroecological transition and organic and
agroecological-based production (BRAZIL, 2012). Despite the existence of works that
addressed the analysis of the conception, results, impacts and, more recently, the dismantling
of this public policy, after 10 years of its publication, there are still gaps about (i) what
impacts the recent institutional changes (2016-2020) provoked in the governance structure of
the policy within the scope of the Federal Government; and, ii) means of leveraging the
PNAPO as a coordinated institutional arrangement. Considering the convergence between
PNAPO's objectives and the integrating potential inherent in the Nexus WEF (water-energy food) conceptual approach, this rationale was operationalized in guidelines and analytical
tools. To explore the identified knowledge gaps, a review of the scientific literature on the
WEF Nexus approach was conducted. It was proposed to categorize the main WEF Nexus
approaches into a set of analysis perspectives and combining them with social networking
tools, they were used as a guide to analyze the impacts of recent institutional changes (2016-
2020) on the governance structure of the PNAPO in the Federal Government. The research
results show that the interministerial network responsible for the governance of PNAPO's
socio-environmental security agenda is weakened, formally disjointed and that 80% of
initiatives related to the socio-environmental security agenda are contradictorily sectoralized
in MAPA and in related entities, namely, Anater, Incra and Embrapa. In order to identify
ways to leverage the execution of PNAPO in the Government as a coordinated arrangement,
three tools inspired by WEF Nexus were developed and applied with managers and former
managers of PNAPO in the public sector: the Matrix of Synergies and Trade offs, the MSTO;
the summary measures of precedence, dependence and codependency; and the intersectoral
cooperation networks. From the triangulation of the inputs of the analysis section with the
feedbacks of the tools, the research concludes that the MMA, INCRA, Anater and Embrapa,
central sectors of the governance network of the socio-environmental security agenda of
PNAPO, do not have, in the political and current federal government (2019-2022),
institutional capacity to coordinate the maintenance of the policy in the central government.
Finally, it is recommended, through structural adjustments, that the informal governance in
practice by MAPA's Organic Production Coordination should be the main inspiration for
managing the maintenance of the policy in government. In the governance model proposed to
manage the PNAPO in the Federal Government, it is identified the need to create a technical
panel chaired by the MMA and with attributions and functions of control and support for
decision-making. The thesis discusses the construction of an interministerial institutional
arrangement that serves both to minimize losses in antagonistic political contexts to the
promotion of sustainable family farming, and to promote a more effective resumption in an
eventual policy shift that brings movements more aligned with the policy objectives.
Complementarily, the thesis research proposes a roadmap for applying the WEF Nexus
approach for analysis and coordination of intersectoral policies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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