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Título: Liderança, práticas de gestão de pessoas e qualidade de vida no teletrabalho : proposta de um modelo de mediação no contexto do serviço público
Autor(es): Melo, Tatiane Alves de
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Liderança
Gestão de pessoas - prática
Qualidade de vida no trabalho
Teletrabalho
Data de publicação: 21-Ago-2024
Referência: MELO, Tatiane Alves de. Liderança, práticas de gestão de pessoas e qualidade de vida no teletrabalho : proposta de um modelo de mediação no contexto do serviço público. 2024. 211 f. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade De Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O delineamento abrupto de um cenário (pós)pandêmico mundial, que tem se apresentado ciclicamente, marcou o (re)pensar da dinâmica das organizações e modos de trabalhar. O trabalho remoto no contexto de pandemia tornou-se alternativa estratégica para as organizações, impactando, sobretudo, a saúde mental e o bem-estar dos teletrabalhadores. Neste sentido, as contribuições dos Estudos Organizacionais Positivos, orientados à busca por melhorias nos ambientes organizacionais, com foco nas virtudes e nas emoções positivas como fatores impulsionadores das potencialidades das pessoas e das organizações, provocou a reflexão sobre a qualidade de vida no teletrabalho. Por conseguinte, a liderança assumiu papel singular no desenvolvimento de atitudes positivas, articulando estratégias, políticas e práticas para alcançar resultados organizacionais efetivos. Não obstante o aumento da quantidade de organizações que têm adotado o teletrabalho, ainda são escassos os estudos que investigam antecedentes e consequentes da qualidade de vida no teletrabalho (QVTe), notadamente no contexto do serviço público, constituindo uma importante lacuna na literatura que este estudo pretendeu preencher. Assim, a partir de lentes multiparadigmáticas, o presente estudo, de natureza multimétodo, teve como objetivo precípuo propor um modelo para analisar as relações entre liderança, práticas de gestão de pessoas (GP) e qualidade de vida no contexto do teletrabalho de servidores públicos, ainda inexplorado na literatura científica. O lócus da pesquisa foi a Reitoria e os Campi de uma Instituição Federal, aqui denominada Instituição Federal de Ensino. Trata-se de uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação, que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A amostra foi composta por servidores públicos (técnicos administrativos em educação – TAEs – e gestores dos servidores TAEs) em teletrabalho. No intuito de alcançar os objetivos propostos, esta tese está estruturada em oito capítulos, sendo o primeiro a introdução e o último a conclusão. Os demais capítulos estão estruturados no formato de artigos científicos, interdependentes e complementares. Em primeiro lugar, os capítulos 2, 3 e 4, com abordagem qualitativa, por meio de revisões sistemática da literatura, desenharam o estado da arte das três variáveis estudadas, quais sejam, liderança, práticas de gestão de pessoas e QVTe, para traçar os itinerários de pesquisa e propor agendas para estudos ulteriores. Realizou-se um levantamento de artigos científicos, sem recorte temporal, utilizando as bases de dados Scopus e Web of Science. No capítulo 5, a proposta de natureza quantitativa, foi identificar as percepções dos servidores públicos com relação às variáveis investigadas. Tais percepções foram percebidas pela amostra e indicaram a efetividade da atuação da liderança, a urgência em (re)visitar e (re)desenhar as práticas de GP, bem como os impactos delas na QVTe dos teletrabalhadores. O capítulo 6, com abordagem quantitativa, objetivou identificar a relação entre as variáveis de pesquisa. Desse modo, as relações supostas nas análises do modelo de mediação testado foram significativas, além da confirmação de todas as quatro hipóteses pesquisadas. O ineditismo do modelo de mediação testado afirmou-se como a maior contribuição, demonstrando o papel crucial que as práticas de GP desempenham na relação entre liderança e QVTe, ou seja, práticas de GP medeiam parcialmente a relação entre liderança e QVTe. O capítulo 7, com natureza qualitativa, apoiou-se na realização de 43 entrevistas semiestruturadas com gestores dos servidores técnicos administrativos em educação (TAEs) em teletrabalho, identificando 8 categorias temáticas a posteriori. As percepções dos gestores indicaram a importância do papel da liderança e atuação das práticas de GP em prol da QVTe. Neste sentido, faz-se necessário (re)visitar as tradicionais práticas de GP e promover a valorização da carreira dos servidores TAEs, rumo a uma gestão organizacional cada vez mais estratégica, efetiva, humanizada e baseada em evidências. Como contribuição teórica, esta tese avançou nas pesquisas que focam o comportamento organizacional positivo, sobretudo no modelo ainda inexplorado na literatura científica, particularmente no contexto do teletrabalho no serviço público. Enquanto implicações práticas, esta pesquisa produziu um diagnóstico, a partir de métodos quantitativos e qualitativos, que permitiram uma maior compreensão dos fenômenos estudados, para os gestores públicos da organização pesquisada em relação às percepções da liderança, das práticas de gestão de pessoas e, especialmente, como elas influenciam a qualidade de vida no contexto do teletrabalho. Vislumbrou-se, também, uma contribuição de cunho social, uma vez que a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos, onde o bem-estar e a qualidade de vida assumem protagonismo, pode resultar em uma maior qualidade no atendimento e na prestação de serviços aos clientes, cidadãos e à sociedade em geral.
Abstract: The abrupt outlining of a global (post)pandemic scenario, which has cyclically emerged, has marked the (re)thinking of organizational dynamics and ways of working. Remote work in the context of the pandemic has become a strategic alternative for organizations, impacting, above all, the mental health and well-being of teleworkers. In this sense, the contributions of Positive Organizational Studies, aimed at seeking improvements in organizational environments, with a focus on virtues and positive emotions as drives of people and organizations’ potential, have prompted reflection on the quality of life in teleworking. Consequently, leadership has taken on a unique role in developing positive attitudes, articulating strategies, policies and practices to achieve effective organizational results. Despite the increase in the number of organizations that have adopted teleworking, there are still few studies investigating the antecedents and consequences of quality of life in teleworking (QoLT), especially in the context of the public service, constituting an important gap in the literature that this study sought to fill. Thus, using a multi-paradigmatic lens, the primary objective of this multi-method study was to propose a model for analyzing the relationships between leadership, people management (PM) practices and quality of life for civil servants in the context of teleworking, which has not yet been explored in the scientific literature. The locus of the research was the Rectorate and Campuses of a Federal Educational Institution. It is an autarchy linked to the Ministry of Education, which is part of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. The sample was made up of public servants (administrative technicians in education - TAEs - and managers of TAEs) working remotely. In order to achieve the proposed objectives, this thesis is structured in eight chapters, the first being the introduction and the last the conclusion. The other chapters are structured in the form of scientific articles, which are interdependent and complementary. Firstly, chapters 2, 3 and 4, using a qualitative approach and systematic reviews of the literature, outline the state of the art of the three studied variables, namely leadership, people management practices and QoLT, in order to map out research itineraries and propose agendas for further studies. A survey of scientific articles was carried out, with no time frame, using Scopus and Web of Science databases. In Chapter 5, the quantitative proposal was to identify the perceptions of civil servants in relation to the investigated variables. These perceptions were perceived by the sample and indicated the effectiveness of leadership, the urgency of (re)visiting and (re)designing PM practices, as well as their impact on teleworkers' QoLT. Chapter 6, with a quantitative approach, aimed to identify the relationship between the research variables. In this way, the presumed relationships in the analysed mediation model were significant, confirming all four researched hypotheses. The novelty of the tested mediation model was the greatest contribution, demonstrating the crucial role that people management practices play in the relationship between leadership and QoLT, i.e. people management practices partially mediate the relationship between leadership and QoLT. Chapter 7, which is qualitative in nature, was based on 43 semi-structured interviews with managers of administrative technicians in education (TAEs) in teleworking, identifying 8 thematic categories a posteriori. The managers' perceptions indicated the importance of the role of leadership and the role of PM practices in promoting QoLT. In this sense, it is necessary to (re)visit traditional people management practices and promote the career development of TAEs, towards an increasingly strategic, effective, humanized and evidence-based organizational management. As a theoretical contribution, this thesis has advanced on researches focusing on positive organizational behavior, especially in the yet unexplored model in the scientific literature, particularly within the context of teleworking in the public service. In terms of practical implications, this research produced a diagnosis through quantitative and qualitative methods, enabling a greater understanding of the studied phenomena, for public managers within the researched organization in relation to perceptions of leadership, people management practices and, especially, how they influence quality of life in the context of teleworking. A social contribution was also envisioned, since the promotion of healthier and more productive working environments, where well-being and quality of life play a leading role, can result in a higher quality of care and the provision of services to clients, citizens and society in general.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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