Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Portugal, Agnaldo Cuoco | - |
dc.contributor.author | Cavalcanti, Paulo Estevão Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T18:40:06Z | - |
dc.date.available | 2024-08-20T18:40:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-21 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Paulo Estevão Tavares. Percepção mística e diversidade religiosa: um problema para a epistemologia da crença em Deus de William Alston. 2023. 143 f. Tese (Doutorado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50033 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | William Alston1
defende a tese de que as experiências místicas reforçam a crença em Deus nas
religiões teístas e que as crenças religiosas são formadas a partir de práticas doxásticas místicas,
isto é, práticas formadoras de crenças religiosas, tais como a tradição, a leitura das escrituras, o
testemunho de importantes protagonistas da história das religiões e relatos de experiências
místicas de interação com Deus, entre outras práticas. Nesse sentido, a existência de religiões
diversas, socialmente estabelecidas, com suas práticas doxásticas e crenças diversas colocam
desafios para a ideia de uma realidade última e verdadeira, porque sempre se referem a
características da entidade sagrada na forma como é descrita na tradição religiosa em que se
insere o praticante.
Quando observamos no mundo uma pluralidade de religiões inseridas em contextos culturais e
religiosos diversos, com caracterizações variadas de objetos de culto e adoração, a tese de
Alston encontra um problema: como é possível que crenças religiosas formadas a partir de
práticas doxásticas e conceitos da realidade última incompatíveis nas diversas comunidades
religiosas socialmente estabelecidas sejam mantidas pelos seus respectivos crentes como prima
facie justificadas, apesar de conflitantes com aquelas acreditadas pelos crentes das demais
matizes religiosas; e mais, em que grau esse problema comprometeria a tese de que a crença
religiosa encontra reforço na experiência mística. Alston enumera algumas soluções possíveis
para o problema da diversidade religiosa, entre as quais destacamos:
i. Manter uma atitude de conservadorismo epistêmico com relação às práticas
formadores de crenças pelas diversas comunidades religiosas;
ii. Aceitar a hipótese de inspiração kantiana com conteúdo cultural proposta por (Hick,
2018);
iii. Aderir a hipótese radical naturalista
O objetivo da presente tese é analisar a relevância de cada uma das alternativas referidas por
Alston para a lidar com o problema em questão. 1 Essa tese é defendida em seu livro “Perceiving God” publicado no ano de 1991 e traduzida para o
português pela editora Carisma em 2020 com o título Percebendo Deus. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percepção mística e diversidade religiosa : um problema para a epistemologia da crença em Deus de William Alston | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alston, William Payne, 1921-2009 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade religiosa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Misticismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Naturalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Percepção | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | William Alston2
defends the idea that mystical experiences reinforce the belief in God in theistic
religions and that religious beliefs are formed from mystical doxastic practices, that is, practices
that form religious beliefs, such as tradition, the reading of scriptures, the testimony of
important protagonists in the history of religions and accounts of mystical interaction
experiences with God, among other practices. In this sense, the existence of diverse, socially
established religions, with their doxastic practices and diverse beliefs pose challenges to the
idea of an ultimate and true reality, since they always refer to characteristics of the sacred entity
in the way it is described in the religious tradition in which the believer is inserted.
The existence in the world of a plurality of religions inserted in diverse cultural and religious
contexts, with varied characterizations of objects of worship, poses a problem for Alston's
thesis: how is it possible that religious beliefs formed from doxastic practices and concepts of
ultimate reality incompatible in the various socially established religious communities are
maintained by their respective believers as prima facie justified, although conflicting with those
believed by believers of other religious hues; and further, to what degree this problem would
compromise the thesis that religious belief finds reinforcement in mystical experience.
Alston lists some possible solutions to the problem of religious diversity, among which we
highlight:
1. Maintain the attitude of epistemic conservatism toward the belief-forming practices of
the various religious communities.
2. Accept the hypothesis of Kantian inspiration with cultural content proposed by (Hick,
2018).
3. Adhering to the radical naturalistic hypothesis.
The objective of this thesis is to analyze the relevance of each of the alternatives referred by
Alston to deal with the problem in question. 2 This thesis is defended in his book "Perceiving God" published in 1991 and translated into Portuguese
by the publisher Carisma in 2020 with the title Percebendo Deus. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Filosofia (ICH FIL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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