Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Camila Potyara | pt_BR |
dc.contributor.author | Soares, Raí Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T17:33:52Z | - |
dc.date.available | 2024-08-15T17:33:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-15 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Raí Vieira. Nova direita e educação superior no Brasil: incidências, desafios e resistências contemporâneas. 2024. 230 f., il. Tese (Doutorado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49910 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo trata sobre os desafios impostos pela ideologia da nova direita para a política
de educação superior brasileira a partir do período pós-golpe de 2016, em particular, nos
governos de Michel Temer (2016-2018) e de Jair Bolsonaro (2019-2022). Partiu-se da
apreensão dos vínculos entre ideologia e educação e do entendimento da nova direita como o
amálgama entre neoliberalismo e neoconservadorismo como base para identificar os desafios e
as incidências sobre a educação superior na dinâmica do capitalismo dependente brasileiro.
Orientado por uma perspectiva materialista histórico-dialética, a tese teve como objetivos
específicos: situar a política de educação superior no contexto de transformações
contemporâneas do capital e nas particularidades da formação econômico-social brasileira;
problematizar como o avanço da nova direita incide na política de educação superior na
realidade brasileira; e apontar as resistências coletivas de enfrentamento ao projeto neodireitista
na educação e universidade públicas. Para isso, a pesquisa de natureza qualitativa se debruçou
sobre pesquisa bibliográfica e documental, sendo que para a primeira foram selecionados
artigos científicos publicados no período 2016-2023 e na pesquisa documental foram analisados
documentos institucionais, organizacionais, oficiais e documentos produzidos por sindicatos.
A partir disso, constatou-se a existência de uma ofensiva do projeto neodireitista sobre a
educação superior na qual as universidades públicas estiveram na “mira” da chamada “guerra
cultural” empreendida pelos governos Temer e Bolsonaro, de forma mais explícita nesse último.
O referido projeto teve três principais eixos de ação: o aprofundamento do privatismo
educacional, no qual o Projeto Future-se é a principal iniciativa; o controle ideológico e
intervencionismo nas universidades e institutos federais; e o ajuste fiscal e desfinanciamento da
educação superior. Porém, ainda com os vários desafios, não se eliminou as resistências e lutas
de sujeitos coletivos que têm como bandeiras de lutas a defesa da educação e universidades
públicas com função social, presenciais, gratuitas e com financiamento estatal. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Nova direita e educação superior no Brasil : incidências, desafios e resistências contemporâneas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ideologia política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nova direita - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study deals with the challenges posed by the ideology of the new right to Brazilian higher
education policy from the post-2016 coup period onwards, in particular, in the governments of
Michel Temer (2016-2018) and Jair Bolsonaro (2019- 2022). The starting point was the
understanding of the links between ideology and education and the understanding of the new
right as the amalgam between neoliberalism and neoconservatism as a basis for identifying the
challenges and impacts on higher education in the dynamics of Brazilian dependent capitalism.
Guided by a historical-dialectic materialist perspective, the thesis had the following specific
objectives: to situate higher education policy in the context of contemporary transformations of
capital and in the particularities of Brazilian economic-social formation; problematize how the
advance of the new right affects higher education policy in the Brazilian reality; and point out
the collective resistance to confront the neo-rightist project in public education and universities.
For this, the qualitative research focused on bibliographic and documentary research, for the
first, scientific articles published in the period 2016-2023 were selected and in the documentary
research, institutional, organizational, official documents and documents produced by unions
were analyzed. From this, it was verified the existence of an offensive by the neo-rightist project
on higher education in which public universities were in the “targets” of the so-called “cultural
war” undertaken by the Temer and Bolsonaro governments, more explicitly in the latter. This
project had three main axes of action: the deepening of educational privatism, in which the
Future-se Project is the main initiative; in ideological control and interventionism in universities
and federal institutes; and in fiscal adjustment and defunding of higher education. However,
even with the various challenges, the resistance and struggles of collective subjects whose flags
of struggle are the defense of education and public universities with a social function, in-person,
free and with state funding, have not been eliminated. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este estudio aborda los desafíos planteados por la ideología de la nueva derecha a la política
brasileña de educación superior a partir del período posterior al golpe de 2016, en particular, en
los gobiernos de Michel Temer (2016-2018) y Jair Bolsonaro (2019-2022). El punto de partida
fue la comprensión de los vínculos entre ideología y educación y la comprensión de la nueva
derecha como la amalgama entre neoliberalismo y neoconservadurismo como base para
identificar los desafíos e impactos sobre la educación superior en la dinámica del capitalismo
dependiente brasileño. Guiada por una perspectiva materialista histórico-dialéctica, la tesis tuvo
los siguientes objetivos específicos: situar la política de educación superior en el contexto de
las transformaciones contemporáneas del capital y en las particularidades de la formación
económico-social brasileña; problematizar cómo el avance de la nueva derecha afecta la política
de educación superior en la realidad brasileña; y señalar la resistencia colectiva para enfrentar
el proyecto neoderechista en la educación pública y las universidades. Para ello, la investigación
cualitativa se centró en la investigación bibliográfica y documental, para la primera se
seleccionaron artículos científicos publicados en el período 2016-2023 y en la investigación
documental se analizaron documentos institucionales, organizacionales, oficiales y producidos
por gremios. A partir de esto, se constató la existencia de una ofensiva del proyecto
neoderechista sobre la educación superior en la que las universidades públicas estaban en los
“blancos” de la llamada “guerra cultural” emprendida por los gobiernos de Temer y Bolsonaro,
más explícitamente en este último. Este proyecto tuvo tres ejes principales de acción: la
profundización del privatismo educativo, en el que el Proyecto Futuro-se es la principal
iniciativa; en control ideológico e intervencionismo en universidades e institutos federales; y
en el ajuste fiscal y la desfinanciación de la educación superior. Sin embargo, aún con los
diversos desafíos, no se han eliminado las resistencias y luchas de sujetos colectivos cuyas
banderas de lucha son la defensa de la educación y de las universidades públicas con función
social, presenciales, gratuitas y con financiamiento estatal. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|