Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Flávio Santos | - |
dc.contributor.author | Silva, Thanise Barbosa Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T12:06:59Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T12:06:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thanise Barbosa Pinto. O que há de harmônico na melodia? Três harmonizações de uma canção. 2023. 197 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49846 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa é resultado da busca de respostas à pergunta “o que há de harmônico na
melodia?”. Explora o processo criativo da harmonização no âmbito da música popular produzida no
Brasil, dividindo este processo nas modalidades de harmonia primária, que consiste no
reconhecimento do que há de intrinsecamente harmônico na melodia, e harmonia secundária, que
consiste na escolha e criação de uma harmonia. Para nos aparelharmos para o trabalho de análise,
foram abordadas três melodias do repertório de música popular produzida no Brasil a fim de
reconhecer o que havia de intrinsecamente harmônico em cada uma delas e como essa harmonia
intrínseca, primária, relaciona-se com a harmonia secundária, concebida pelas(os) compositoras(es).
Com o propósito de compreender o processo criativo da harmonização, foi realizada uma
experimentação criativa com as compositoras-arranjadoras Célia Vaz, Débora Gurgel, Letícia Fialho e
a autora deste trabalho, que consistiu na harmonização da melodia da música Todas as manhãs,
composta por esta autora, com letra de Letícia Fialho. Essa experimentação criativa é uma
contribuição única deste trabalho. A abordagem da experimentação criativa foi ampliada por meio de
entrevistas não-dirigidas e da consulta às gravações do processo criativo de harmonização feitas pelas
próprias compositoras-arranjadoras. A partir das harmonizações primárias e secundárias originadas
dessa experimentação, realizaram-se análises comparativas com o intuito de compreender os
fundamentos das decisões harmônicas em comum, elucidar a diversidade das soluções onde esta
ocorreu, e respectivas motivações. As análises musicais deste trabalho foram fundamentadas nos
princípios de Nicholas Cook (1987). As perspectivas de Leonard Meyer (1956), Philip Tagg (1982)
Fayga Ostrower (1987), John Blacking (2007) e Sérgio de Freitas (2010) foram incorporadas ao
trabalho para expandir a análise musical e aprofundar a investigação do processo criativo. Os
resultados obtidos consistiram na identificação de aspectos que propiciam o reconhecimento das
implicações harmônicas das melodias e motivações que guiam o processo criativo. O trabalho de
pesquisa demonstrou que, por apresentar possibilidades e alternativas que variam de acordo com a(o)
compositora(or)-arranjadora(or), o processo de reconhecimento da harmonia inerente a uma melodia
não impõe como solução uma única progressão harmônica. Tal reconhecimento encontra legitimidade
no grupo social que compartilha, conscientemente ou não, a vivência de peças compostas a partir de
uma mesma sintaxe, as mesmas regras a envolver expectativa e competência no contexto em que se dá
esse processo de reconhecimento. Demonstrou-se que a harmonia secundária, possui espectro amplo o
suficiente para ser completamente desvinculada da harmonia inerente ou primária. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O que há de harmônico na melodia? Três harmonizações de uma canção | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Harmonização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música popular - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo criativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - análise, apreciação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research work is the result of the search for answers to the question “what is harmonic in
melody?”. It explores the creative process of harmonization within the scope of popular music
produced in Brazil, dividing this process into the modalities of primary harmony, which consists of
recognizing what is intrinsically harmonic in the melody, and secondary harmony, which consists of
choosing and creating a harmony. In order to prepare ourselves for the work of analysis, three
melodies from the repertoire of popular music produced in Brazil were approached to the extent of
recognizing what was intrinsically harmonic in each of them and how this intrinsic, primary harmony
is related to the secondary harmony, conceived by the composer. With the purpose of understanding
the creative process of harmonization, a creative experiment was carried out with the composerarrangers Célia Vaz, Débora Gurgel, Letícia Fialho and the author of this work, which consisted of
harmonizing the melody of the song Todas as manhãs, composed by this author, with lyrics by Letícia
Fialho. This creative experimentation is a unique contribution of this work. The approach to creative
experimentation was expanded through non-directed interviews and consulting of recordings of the
creative process of harmonization made by the composer-arrangers themselves. Based on the primary
and secondary harmonies arising from this experimentation, comparative analyzes were carried out
with the aim of understanding the fundamentals of harmonic decisions in common, elucidating the
diversity of solutions where this occurred, and respective motivations. The musical analyzes of this
work were based on the principles of Nicholas Cook (1987). The perspectives of Leonard Meyer
(1956), Philip Tagg (1982) Fayga Ostrower (1987), John Blacking (2007) and Sérgio de Freitas (2010)
were incorporated into the work to expand the musical analysis and deepen the investigation of the
creative process. The obtained results consisted in the identification of aspects that propitiate the
recognition of the harmonic implications of the melodies and motivations that guide the creative
process. The research work demonstrated that, as it presents possibilities and alternatives that vary
according to the composer-arranger, the process of recognizing the harmony inherent in a melody does
not impose a single harmonic progression as a solution. Such recognition finds legitimacy in the social
group that shares, consciously or not, the experience of pieces composed from the same syntax, the
same rules involving expectation and competence in the context in which this recognition process
takes place. It has been shown that secondary harmony has a wide enough spectrum to be completely
detached from inherent or primary harmony. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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