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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWeigang, Lipt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Cristiano Perezpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-13T17:16:35Z-
dc.date.available2024-08-13T17:16:35Z-
dc.date.issued2024-08-13-
dc.date.submitted2023-06-15-
dc.identifier.citationGARCIA, Cristiano Perez. Uma solução de segurança operacional para a mobilidade aérea urbana com aprendizado de reforço profundo. 2023. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Informática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49791-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAeronaves com propulsão elétrica e com capacidade de efetuar pousos e decolagens na vertical, também conhecidos como eVTOL estão em desenvolvimento por uma série de fabricantes e tem o potencial de revolucionar a mobilidade aérea urbana nos próximos anos. A adoção tende a ser gradual, porém uma vez que um certo nível de maturidade desse tipo de transporte seja atingido, a grande quantidade esperada de aeronaves em voos simultâneos trará desafios para os sistemas de controle de tráfego aéreo. Além disso, estas aeronaves poderão operar sem piloto a bordo. A proposta é de que as aeronaves executem voos em rotas diretas, realizando desvios apenas quando necessário. Portanto é necessário que uma série de sistemas de detecção e resolução de conflitos atuem de forma redundante. Entre eles, está a resolução de tática de conflitos. Isso exige o desenvolvimento de ferramentas específicas para atender o novo cenário, constituído por aeronaves com características de desempenho até então inexistentes. Este trabalho investiga a possibilidade de utilização de modelos de aprendizado de reforço profundo para a solução deste problema. A detecção dos conflitos pode ser efetuada de modo independente, a partir de sistemas embarcados como o ADS-B. Após a fase de treinamento, modelos de aprendizado de reforço profundo são capazes de sugerir ações que permitam alcançar o objetivo desejado mesmo em configurações de conflitos que não tenham sido observadas previamente. Isso faz com que estes modelos sejam adequados à resolução do problema de resolução de conflitos, visto que é inviável executar um treinamento com todos os conflitos possíveis. Um sistema baseado nos modelos Deep Q Network foi utilizado para gerenciamento das trajetórias em caso de detecção de conflito, realizando desvios de rota com o objetivo de solucionar o conflito bem como afastar as aeronaves envolvidas o mínimo necessário de suas trajetórias ideais. Foi implementado um simulador customizado para a realização de testes utilizando diversos agentes de aprendizado de reforço profundo, bem como a comparação com estratégias alternativas. Os resultados indicam que os modelos utilizados são capazes de oferecer manobras capazes de reduzir o número de conflitos sem que as manobras realizadas para os desvios afetem de forma significativa o tempo de deslocamento ou consumo de combustível.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma solução de segurança operacional para a mobilidade aérea urbana com aprendizado de reforço profundopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMobilidade aérea urbanapt_BR
dc.subject.keywordAprendizado por reforço profundopt_BR
dc.subject.keywordResolução de conflitospt_BR
dc.subject.keywordTráfego aéreo - gerenciamentopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Aircraft with electric propulsion and capable of performing vertical takeoff and landings, also known as eVTOL, are under development by several manufacturers and have the potential to revolutionize urban air mobility in the coming years. Adoption tends to be gradual, but once a certain level of maturity of this type of transport is reached, the expected large number of simultaneous flights will pose challenges for air traffic control systems. In addition, these aircraft are expected to be able to operate without a pilot on board. Furthermore, aircraft are supposed to fly on direct routes, making detours only when necessary. Therefore, a set of conflict detection and resolution systems is desired to act redundantly. One of those systems is the one responsible for the tactic conflict resolution. This requires developing specific tools to meet the new scenario, consisting of aircraft with performance characteristics that are not yet existent. This work investigates the possibility of using deep reinforcement learning models to solve this problem. Conflict detection can be performed independently using embedded systems as sensors, such as ADS-B. After the training phase, deep reinforcement learning models can suggest actions to achieve the desired goal even in scenarios that have not been previously observed. This capability makes these models suitable for solving the problem of conflict resolution since it is impracticable to train a system with all possible conflict configurations. A system based on Deep Q Network models was used to manage the trajectories in case of conflict detection. It carried out route deviations to resolve the conflict and deviated the aircraft involved the minimum necessary from their ideal trajectories. A customized simulator was implemented to perform tests using several deep reinforcement learning agents and compare them with alternative strategies. The obtained results indicate that the models can suggest maneuvers capable of reducing the number of conflicts without significantly affecting displacement or fuel consumption.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciência da Computação (IE CIC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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